A história da ciência na formação do professor de física: subsídios para um curso sobre o tema atração gravitacional visando às mudanças de postura na ação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300012 http://hdl.handle.net/11449/26459 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi estudar como a evolução histórica dos modelos de atração entre corpos, tendo como pano de fundo a evolução dos modelos de mundo, pode auxiliar na formação inicial do docente de Física. Para tanto, sugerimos um planejamento de curso sobre o tema atração gravitacional, destinado principalmente a docentes de Física que atuam no ensino médio. O planejamento do curso foi baseado: em dados sobre a evolução dos modelos de mundo, buscando evidenciar como o conceito de atração gravitacional desenvolveu-se historicamente; nas concepções alternativas mais comuns encontradas na literatura, incluindo um breve esboço de noções diagnosticadas em uma amostra de docentes de Física de ensino médio; e em sugestões de leituras de resultados de pesquisas recentes sobre os processos de ensino e aprendizagem de ciências. Pretende-se fornecer aos docentes elementos de reflexão que lhes proporcionem mudanças de postura, através do questionamento da visão de ciência enquanto processo de construção e sobre sua própria prática de ensino. Partindo de resultados recentes da pesquisa em Ensino de Ciências, a metodologia sugerida privilegia o trabalho coletivo, com a realização de debates e sínteses. As atividades mencionadas são acompanhadas de justificativas sobre a escolha do tema e objetivos. |
id |
UNSP_1ad08210b42ff0c38bceaddaf6bfd2e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26459 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A história da ciência na formação do professor de física: subsídios para um curso sobre o tema atração gravitacional visando às mudanças de postura na ação docenteHistory of Science in teaching education: suggestions for a course plan on gravitational attraction aiming to change teachers' attitudesHistória da Ciênciaatração gravitacionalconcepções alternativasEnsino de Físicaformação inicial de docentesHistory of Sciencegravitational attractionalternative conceptionsPhysics Teachingprospective teachers' educationO objetivo desta pesquisa foi estudar como a evolução histórica dos modelos de atração entre corpos, tendo como pano de fundo a evolução dos modelos de mundo, pode auxiliar na formação inicial do docente de Física. Para tanto, sugerimos um planejamento de curso sobre o tema atração gravitacional, destinado principalmente a docentes de Física que atuam no ensino médio. O planejamento do curso foi baseado: em dados sobre a evolução dos modelos de mundo, buscando evidenciar como o conceito de atração gravitacional desenvolveu-se historicamente; nas concepções alternativas mais comuns encontradas na literatura, incluindo um breve esboço de noções diagnosticadas em uma amostra de docentes de Física de ensino médio; e em sugestões de leituras de resultados de pesquisas recentes sobre os processos de ensino e aprendizagem de ciências. Pretende-se fornecer aos docentes elementos de reflexão que lhes proporcionem mudanças de postura, através do questionamento da visão de ciência enquanto processo de construção e sobre sua própria prática de ensino. Partindo de resultados recentes da pesquisa em Ensino de Ciências, a metodologia sugerida privilegia o trabalho coletivo, com a realização de debates e sínteses. As atividades mencionadas são acompanhadas de justificativas sobre a escolha do tema e objetivos.The main purpose of this research was to study how the attraction among bodies, having as background the evolution of models of the world, can help prospective teachers' education. To reach this goal, we suggest a course plan on gravitational attraction, addressed mainly to High School Physics teachers. This course was based: on data about world models' evolution, searching to make clear how the concept of gravitational attraction was historically developed; on the most common alternative conceptions found in the literature, including a brief outline of notions found among in-service High School Physics teachers, and on suggestions from recent research about Science teaching and learning processes.. The sequence of activities aims to provide teachers with some reflections in order to change their attitudes, through an inquiry into their view of science as a constructive process, and their own teaching practice. The methodology proposed considers the collective work through f debates and synthesis.Unicamp Faculdade de Educação Programa de Pós-graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pósgraduação em Educação para a CiênciaUnicamp Faculdade de Educação Departamento de Metodologia de EnsinoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pósgraduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]Nardi, Roberto [UNESP]Silva, Dirceu da2014-05-20T15:07:19Z2014-05-20T15:07:19Z2004-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article491-500application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300012Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 3, p. 491-500, 2004.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2645910.1590/S1516-73132004000300012S1516-73132004000300012S1516-73132004000300012.pdf4449947783474945SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26459Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:38:15.910641Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história da ciência na formação do professor de física: subsídios para um curso sobre o tema atração gravitacional visando às mudanças de postura na ação docente History of Science in teaching education: suggestions for a course plan on gravitational attraction aiming to change teachers' attitudes |
title |
A história da ciência na formação do professor de física: subsídios para um curso sobre o tema atração gravitacional visando às mudanças de postura na ação docente |
spellingShingle |
A história da ciência na formação do professor de física: subsídios para um curso sobre o tema atração gravitacional visando às mudanças de postura na ação docente Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP] História da Ciência atração gravitacional concepções alternativas Ensino de Física formação inicial de docentes History of Science gravitational attraction alternative conceptions Physics Teaching prospective teachers' education |
title_short |
A história da ciência na formação do professor de física: subsídios para um curso sobre o tema atração gravitacional visando às mudanças de postura na ação docente |
title_full |
A história da ciência na formação do professor de física: subsídios para um curso sobre o tema atração gravitacional visando às mudanças de postura na ação docente |
title_fullStr |
A história da ciência na formação do professor de física: subsídios para um curso sobre o tema atração gravitacional visando às mudanças de postura na ação docente |
title_full_unstemmed |
A história da ciência na formação do professor de física: subsídios para um curso sobre o tema atração gravitacional visando às mudanças de postura na ação docente |
title_sort |
A história da ciência na formação do professor de física: subsídios para um curso sobre o tema atração gravitacional visando às mudanças de postura na ação docente |
author |
Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP] |
author_facet |
Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP] Nardi, Roberto [UNESP] Silva, Dirceu da |
author_role |
author |
author2 |
Nardi, Roberto [UNESP] Silva, Dirceu da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP] Nardi, Roberto [UNESP] Silva, Dirceu da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Ciência atração gravitacional concepções alternativas Ensino de Física formação inicial de docentes History of Science gravitational attraction alternative conceptions Physics Teaching prospective teachers' education |
topic |
História da Ciência atração gravitacional concepções alternativas Ensino de Física formação inicial de docentes History of Science gravitational attraction alternative conceptions Physics Teaching prospective teachers' education |
description |
O objetivo desta pesquisa foi estudar como a evolução histórica dos modelos de atração entre corpos, tendo como pano de fundo a evolução dos modelos de mundo, pode auxiliar na formação inicial do docente de Física. Para tanto, sugerimos um planejamento de curso sobre o tema atração gravitacional, destinado principalmente a docentes de Física que atuam no ensino médio. O planejamento do curso foi baseado: em dados sobre a evolução dos modelos de mundo, buscando evidenciar como o conceito de atração gravitacional desenvolveu-se historicamente; nas concepções alternativas mais comuns encontradas na literatura, incluindo um breve esboço de noções diagnosticadas em uma amostra de docentes de Física de ensino médio; e em sugestões de leituras de resultados de pesquisas recentes sobre os processos de ensino e aprendizagem de ciências. Pretende-se fornecer aos docentes elementos de reflexão que lhes proporcionem mudanças de postura, através do questionamento da visão de ciência enquanto processo de construção e sobre sua própria prática de ensino. Partindo de resultados recentes da pesquisa em Ensino de Ciências, a metodologia sugerida privilegia o trabalho coletivo, com a realização de debates e sínteses. As atividades mencionadas são acompanhadas de justificativas sobre a escolha do tema e objetivos. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 2014-05-20T15:07:19Z 2014-05-20T15:07:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300012 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 3, p. 491-500, 2004. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26459 10.1590/S1516-73132004000300012 S1516-73132004000300012 S1516-73132004000300012.pdf 4449947783474945 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300012 http://hdl.handle.net/11449/26459 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 3, p. 491-500, 2004. 1516-7313 10.1590/S1516-73132004000300012 S1516-73132004000300012 S1516-73132004000300012.pdf 4449947783474945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
491-500 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129098480877568 |