Tocante Tocantins: o discurso dos compositores e a criação da identidade regional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Storniolo, Liliane Scarpin da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191376
Resumo: O tema dessa tese é a criação da identidade regional do estado mais jovem da Federação, o Tocantins, por meio da análise das letras de canções dos compositores Genésio Tocantins, Juraildes da Cruz e Dorivã. Para que esse tema fosse desenvolvido, tivemos como objetivos: analisar as razões pelas quais os compositores selecionados consideram-se regionais e/ou pioneiros do Tocantins; identificar se há a presença de um discurso pautado no regionalismo e se existe uma representação (identificação) do povo tocantinense nessas canções. Acredita-se que a construção dessa identidade esteja pautada no resgate de tradições e costumes advindos da sociedade agropastoril desenvolvida no Brasil, nas regiões litorâneas que migraram para os sertões e hoje é a base econômica do estado do Tocantins. Para que pudéssemos conhecer a história da criação do estado do Tocantins, inicialmente, foi necessário que se fizesse uma pesquisa considerando-se o espaço maior, o Brasil, a partir de sua invasão pelos portugueses no século XVI. Dessa forma, esses estudos foram pautados pelas artes que trabalham de modo imprescindível para a constituição da identidade nacional, ou seja, a literatura e as canções aqui difundidas que traçaram um percurso que marca a historicidade do Brasil e, posteriormente, do Tocantins. Os tipos de pesquisa utilizados foram: bibliográfica de acordo com os preceitos de Eva Maria Lakatos e Maria de Andrade Marconi (2003) e de campo de acordo com Milliam Soares dos Santos (2013) e, com entrevistas estruturadas para os compositores e diretores de emissoras de rádio regionais (enunciadores) e interpretação de textos por enunciatários, que são alunos de um curso de pós-graduação da Unitins. Para tanto, a pesquisa foi qualitativa realizada por meio das teorias da Estética da recepção e Análise dialógica do discurso, ambas desenvolvidas pelo denominado Círculo de Bakhtin que era formado pelos teóricos da linguagem russos Mikhail Bahkthin, Valentim Voloshinov, Pável Medvedev e outros (2006). Dessa forma, defende-se nessa pesquisa a tese de que em meio a turbilhões de acontecimentos históricos e políticos, a identidade regional do Tocantins também é construída pelos enunciatários, compositores pioneiros do estado, por meio da historicidade contida nas letras de suas canções e esses discursos estão representando o enunciatário, o povo tocantinense.
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Acredita-se que a construção dessa identidade esteja pautada no resgate de tradições e costumes advindos da sociedade agropastoril desenvolvida no Brasil, nas regiões litorâneas que migraram para os sertões e hoje é a base econômica do estado do Tocantins. Para que pudéssemos conhecer a história da criação do estado do Tocantins, inicialmente, foi necessário que se fizesse uma pesquisa considerando-se o espaço maior, o Brasil, a partir de sua invasão pelos portugueses no século XVI. Dessa forma, esses estudos foram pautados pelas artes que trabalham de modo imprescindível para a constituição da identidade nacional, ou seja, a literatura e as canções aqui difundidas que traçaram um percurso que marca a historicidade do Brasil e, posteriormente, do Tocantins. Os tipos de pesquisa utilizados foram: bibliográfica de acordo com os preceitos de Eva Maria Lakatos e Maria de Andrade Marconi (2003) e de campo de acordo com Milliam Soares dos Santos (2013) e, com entrevistas estruturadas para os compositores e diretores de emissoras de rádio regionais (enunciadores) e interpretação de textos por enunciatários, que são alunos de um curso de pós-graduação da Unitins. Para tanto, a pesquisa foi qualitativa realizada por meio das teorias da Estética da recepção e Análise dialógica do discurso, ambas desenvolvidas pelo denominado Círculo de Bakhtin que era formado pelos teóricos da linguagem russos Mikhail Bahkthin, Valentim Voloshinov, Pável Medvedev e outros (2006). Dessa forma, defende-se nessa pesquisa a tese de que em meio a turbilhões de acontecimentos históricos e políticos, a identidade regional do Tocantins também é construída pelos enunciatários, compositores pioneiros do estado, por meio da historicidade contida nas letras de suas canções e esses discursos estão representando o enunciatário, o povo tocantinense.This thesis’ theme is the creation of the regional identity of the youngest state of Brazilian Federation, Tocantins, through an analysis of song lyrics from the songwriters Genésio Tocantins, Juraildes da Cruz e Dorivã. In order to develop this theme, we had as objectives: to analyze the reasons why the selected songwriters consider themselves as regional and/ or, pioneers of Tocantins; identify whether there is the presence of a speech based on regionalism, and if there is a representation (identification) of Tocantins’ people in these songs. As the hypothesis, we believe the construction of this identity is based on the rescue of traditions and customs from agropastoral society developed in Brazil, in the coastal regions that migrated to the countryside and today it is the economic basis of Tocantins state. In order to know the history of the creation of Tocantins state, initially, it was necessary to conduct a research considering the major space, Brazil, since the Portuguese invasion in the XVI century. Thus, these studies were guided by arts which work in a crucial way to constitute the national identity, i.e., the literature and the songs propagated here traced a path that marks Brazil’s historicity and, afterward, Tocantins’. The research types used were: bibliographic, according to the definitions by Eva Maria Lakatos and Maria de Andrade Marconi (2003) and field study according to Milliam Soares dos Santos (2013) and, with structured interviews for the songwriters and for the regional radio station directors (enunciators) and text interpretation by enunciatees who are students of a Post-Graduation course at Unitins. Therefore, the qualitative research was carried out through the theories of Aesthetics Reception and Dialogic Speech Analysis, both developed by the so-called Bakhtin Circle which was formed by the Russian language theorists Mikhail Bakhtin, Valentim Voloshinov, Pável Medvedev, and others (2006). Thus, we advocate in this research the thesis that in a whirlwind of political and historical events, the regional identity of Tocantins is also built by the enunciatees, state pioneers songwriters, through the historicity presented in the lyrics of their songs and these speeches are representing the enunciator, the Tocantins’ people.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Karylleila dos SantosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Storniolo, Liliane Scarpin da Silva2020-01-20T18:50:43Z2020-01-20T18:50:43Z2019-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19137600092841233004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T20:12:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191376Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T20:12:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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