Avaliação de intervenção educativa sobre aleitamento materno dirigida a agentes comunitários de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Maria Cristina Heinzle da Silva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Oliveira, Juliana da Silva [UNESP], Parada, Cristina Maria Garcia de Lima [UNESP], Venâncio, Sonia Isoyama, Tonete, Vera Lúcia Pamplona [UNESP], Carvalhaes, Maria Antonieta de Barros Leite [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292010000400006
http://hdl.handle.net/11449/11315
Resumo: OBJETIVOS: avaliar ação educativa visando à capacitação de agentes comunitários de saúde em promoção e apoio ao aleitamento materno. MÉTODOS: estudo do processo e adequação de intervenção, com comparação de conhecimentos e práticas de 54 agentes, antes e dois meses após a ação. A intervenção, quatro oficinas teórico-práticas com oito horas cada, fundamentou-se em princípios da Educação Crítico-Reflexiva e em dois cursos de capacitação de equipes de maternidade. Os resultados foram expressos pelas diferenças dos escores médios de conhecimentos, práticas e total, adotando-se p<0,05 como nível crítico. RESULTADOS: houve aumento do escore médio de conhecimentos (21,0 para 26,6; p<0,001) e de escores de conhecimentos classificados como bons (37,0% para 88,8%, p<0,001). Não houve mudanças no escore de participação dos agentes em específicas ações de saúde, como grupos. O efeito da intervenção mais apontado pelos agentes foi sentir-se mais aceito e em melhores condições de participar da equipe multiprofissional em situações envolvendo cuidados com crianças. Mais da metade relatou melhora na qualidade e quantidade das orientações prestadas nas visitas domiciliarias. CONCLUSÕES: a intervenção tem efeitos positivos sobre conhecimentos e a prática dos agentes junto às famílias, mas não promove aumento da sua participação em específicas ações de saúde.
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RESULTADOS: houve aumento do escore médio de conhecimentos (21,0 para 26,6; p<0,001) e de escores de conhecimentos classificados como bons (37,0% para 88,8%, p<0,001). Não houve mudanças no escore de participação dos agentes em específicas ações de saúde, como grupos. O efeito da intervenção mais apontado pelos agentes foi sentir-se mais aceito e em melhores condições de participar da equipe multiprofissional em situações envolvendo cuidados com crianças. Mais da metade relatou melhora na qualidade e quantidade das orientações prestadas nas visitas domiciliarias. CONCLUSÕES: a intervenção tem efeitos positivos sobre conhecimentos e a prática dos agentes junto às famílias, mas não promove aumento da sua participação em específicas ações de saúde.OBJECTIVES: to evaluate the educational intervention aiming to train community health visitors to promote and support maternal breastfeeding. METHODS: a study of the process of improving the intervention, comparing the knowledge and practices of 54 agents, before and two months after the training. Four theoretical and practical workshops were carried out based on the principles of Critical-Reflective Education and two training courses were run for the maternity teams. The results were expressed in terms of the differences in mean scores for knowledge, practices and the total, with statistical significance set at p<0.05. RESULTS: there was an increase in the mean score for knowledge (from 21.0 to 26.6; p<0.001) and in the scores for particular items of knowledge classified as good (from 37.0% to 88.8%, p<0.001). There were no changes in the score for participation of health visitors as groups in specific health actions. The effect of the intervention most frequently cited by the health visitors themselves was feeling more accepted and better prepared to participate in the multiprofessional team in situations involving childcare. More than half reported an improvement in the quality and quantity of the advice they were able to dispense during home visits. CONCLUSIONS: the intervention has a positive effect on the knowledge and practices of health visitors dealing with families but does not give rise to an increase in their participation in specific health actions.Secretaria Municipal de Saúde de BotucatuUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina de Botucatu Hospital das ClínicasUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemSecretaria Estadual de Saúde de São Paulo Instituto da SaúdeUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina de Botucatu Hospital das ClínicasUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemInstituto de Medicina Integral Prof. Fernando FigueiraSecretaria Municipal de Saúde de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo Instituto da SaúdeMachado, Maria Cristina Heinzle da SilvaOliveira, Juliana da Silva [UNESP]Parada, Cristina Maria Garcia de Lima [UNESP]Venâncio, Sonia IsoyamaTonete, Vera Lúcia Pamplona [UNESP]Carvalhaes, Maria Antonieta de Barros Leite [UNESP]2014-05-20T13:33:06Z2014-05-20T13:33:06Z2010-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article459-468application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292010000400006Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil . 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