Análise histórica e crítica do potencial estético formativo da pintura na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Navarro, Érica Zavanella
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251564
Resumo: O estudo que aqui se apresenta concebe o ensino de artes visuais na educação infantil a partir de um referencial teórico histórico-crítico que entende que as instituições escolares devam constituir-se como espaços privilegiados para a socialização sistematizada dos conteúdos e formas artísticas historicamente produzidas pela cultura universal. Diante de tal concepção, a educação escolar pode vir a contribuir para o enfrentamento e superação dos limites formativos impostos por uma sociedade de classes regida pelo modo de produção capitalista. Tendo em vista auxiliar na conquista desse objetivo mais amplo, o texto que aqui se apresenta consiste nos resultados de uma investigação de mestrado, de natureza teórico-conceitual e documental que estabelece como objeto de estudo a análise histórica e crítica do ensino de artes visuais na educação infantil, com destaque para compreender o papel da pintura na educação das crianças de 3 a 6 anos de idade, à luz dos pressupostos teóricos e filosóficos do marxismo. Define-se, por sua vez, como objetivo central desta pesquisa compreender quais as contribuições da história social da arte para o trabalho pedagógico do professor no ensino de conteúdos artísticos da pintura, como possibilidade de desenvolver o potencial estético formativo das crianças na educação. Ademais, elencam-se como pano de fundo os seguintes objetivos específicos: 1º) compreender a função que a arte desempenha no processo de humanização; 2º) entender como as artes visuais, em geral, e a pintura, em particular, se apresentam nos documentos normativos que amparam o currículo das escolas públicas de educação infantil no município de Araraquara (SP); e 3º) destacar a importância da história social da arte como pressuposto teórico metodológico do trabalho pedagógico do professor no ensino de conteúdos da pintura na educação infantil. Para que o potencial estético formativo da pintura alcance as novas gerações se faz necessário um trabalho educativo orientado histórica e sociologicamente, visto que é desse processo que se deve organizar o trabalho pedagógico do professor que pretende ensinar a arte pictórica na educação infantil. É sob os pressupostos de uma história social da arte que se pode fazer a identificação e seleção de conteúdos em unidade com as formas de ensino que permitem o desenvolvimento do potencial estético e artístico com crianças de 3 a 6 anos de idade, sendo esta síntese, a defesa a que se pretende realizar ao longo do desenvolvimento desta investigação.
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Tendo em vista auxiliar na conquista desse objetivo mais amplo, o texto que aqui se apresenta consiste nos resultados de uma investigação de mestrado, de natureza teórico-conceitual e documental que estabelece como objeto de estudo a análise histórica e crítica do ensino de artes visuais na educação infantil, com destaque para compreender o papel da pintura na educação das crianças de 3 a 6 anos de idade, à luz dos pressupostos teóricos e filosóficos do marxismo. Define-se, por sua vez, como objetivo central desta pesquisa compreender quais as contribuições da história social da arte para o trabalho pedagógico do professor no ensino de conteúdos artísticos da pintura, como possibilidade de desenvolver o potencial estético formativo das crianças na educação. Ademais, elencam-se como pano de fundo os seguintes objetivos específicos: 1º) compreender a função que a arte desempenha no processo de humanização; 2º) entender como as artes visuais, em geral, e a pintura, em particular, se apresentam nos documentos normativos que amparam o currículo das escolas públicas de educação infantil no município de Araraquara (SP); e 3º) destacar a importância da história social da arte como pressuposto teórico metodológico do trabalho pedagógico do professor no ensino de conteúdos da pintura na educação infantil. Para que o potencial estético formativo da pintura alcance as novas gerações se faz necessário um trabalho educativo orientado histórica e sociologicamente, visto que é desse processo que se deve organizar o trabalho pedagógico do professor que pretende ensinar a arte pictórica na educação infantil. É sob os pressupostos de uma história social da arte que se pode fazer a identificação e seleção de conteúdos em unidade com as formas de ensino que permitem o desenvolvimento do potencial estético e artístico com crianças de 3 a 6 anos de idade, sendo esta síntese, a defesa a que se pretende realizar ao longo do desenvolvimento desta investigação.The study presented here conceives the teaching of visual arts in preschool education based on a historical-critical theoretical framework that understands that school institutions should constitute privileged spaces for the systematized socialization of content and artistic forms historically produced by universal culture. Given this conception, school education can contribute to confronting and overcoming the training limits imposed by a class society governed by the capitalist mode of production. In order to assist in achieving this broader objective, the text presented here consists of the results of a master's degree investigation, of a theoretical-conceptual and documentary nature that establishes as an object of study the historical and critical analysis of visual arts teaching in the preschool education, with emphasis on understanding the role of painting in the education of children aged 3 to 6 years old, in light of the theoretical and philosophical assumptions of Marxism. The central objective of this research, in turn, is defined as understanding the contributions of the social history of art to the teacher's pedagogical work in teaching artistic content of painting, as a possibility of developing the formative aesthetic potential of children in education. Furthermore, the following specific objectives are listed as a background: 1º) understand the role that art plays in the humanization process; 2º) understand how visual arts, in general, and painting, in particular, are presented in the normative documents that support the curriculum of public early childhood education schools in the city of Araraquara (SP); and 3º) highlight the importance of the social history of art as a theoretical and methodological assumption of the teacher's pedagogical work in teaching painting content in preschool education. For the formative aesthetic potential of painting to reach new generations, historically and sociologically oriented educational work is necessary, since it is this process that must organize the pedagogical work of the teacher who intends to teach pictorial art in preschool education. It is under the assumptions of a social history of art that the identification and selection of content can be carried out in unity with the forms of teaching that allow the development of aesthetic and artistic potential with children from 3 to 6 years of age, this synthesis being, the defense that is intended to be carried out throughout the development of this investigation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Lucas André [UNESP]Navarro, Érica Zavanella2023-11-30T00:20:32Z2023-11-30T00:20:32Z2023-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNAVARRO, Érica Zavanella. Análise histórica e crítica do potencial estético formativo da pintura na educação infantil. 2023. 169 f. 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