Narrativa poética em Christine de Pizan: A inserção da poesia na prosa de autoria feminina do século XV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pintar, Karla Cristiane
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215225
Resumo: Le livre de la Cité des Dames, escrito entre os anos de 1404 e 1405 pela autora ítalo-francesa Christine de Pizan, propõe a ressignificação das visões que constituíam a Idade Média acerca da posição das mulheres, seus estudos e funções sociais. Para isso, a autora serve-se de histórias, tanto de damas pagãs quanto das cristãs, com o objetivo de edificar uma Cidade idealizada, chamada de Cité des Dames, capitaneada por Notre-Dame, a Vierge Marie. É o lugar que somente as mulheres virtuosas, previamente selecionadas, poderiam frequentar, evidenciando, inclusive, a presença das três Damas Celestiais – Raison, Droiture e Justice – que auxiliarão a protagonista Christine nessa missão. Diante disso, este trabalho analisará a maneira como Pizan se utiliza das palavras para construir o que nomeamos atualmente uma narrativa poética, levando em consideração o espaço, as adversativas, a moral cristã e, principalmente, como esses elementos elaboram a alegoria intrinsecamente presente no texto. Para isso, também consideramos a maneira como a escritora transfere sua imagem e vivência para a protagonista e narradora, que leva o mesmo nome daquela que escreve a obra, como forma de aproximar o leitor da situação descrita na narrativa, ainda que seja idealizada a formatação da Cidade. Essa edificação do espaço será respaldada, sobretudo, pela apresentação das virtuosas histórias femininas tanto passadas quanto contemporâneas à autora e, portanto, próximas a ela e aos seus leitores. Ademais, trataremos aqui da desconstrução das teses já pré-estabelecidas, respaldadas por renomados autores daquela época e pela interpretação bíblica feita pela sociedade, mas que desconsideravam a fortaleza de uma dama. Essa ruptura é elaborada por intermédio da estruturação de adversativas, as quais apresentam o fato e o contradizem com argumentos. Relacionada a isso, nesta pesquisa também estará presente a análise da moralidade que a concepção da obra de Pizan leva à Cidade idealizada, tal qual a Sagrada Bíblia leva aos homens terrenos, ou seja, Le Livre de la Cité des Dames tem a função de metaforizar a Bíblia, porém agora tão somente para algumas mulheres.
id UNSP_1bdb9ef7109291279dcfaa5a2c2d84c8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/215225
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Narrativa poética em Christine de Pizan: A inserção da poesia na prosa de autoria feminina do século XVLe récit poétique chez Christine de Pizan: l'insertion de la poésie dans la prose d'écrit féminin du XVème siècledamasnarrativa poéticaIdade MédiaadversativasalegoriasLe livre de la Cité des Dames, escrito entre os anos de 1404 e 1405 pela autora ítalo-francesa Christine de Pizan, propõe a ressignificação das visões que constituíam a Idade Média acerca da posição das mulheres, seus estudos e funções sociais. Para isso, a autora serve-se de histórias, tanto de damas pagãs quanto das cristãs, com o objetivo de edificar uma Cidade idealizada, chamada de Cité des Dames, capitaneada por Notre-Dame, a Vierge Marie. É o lugar que somente as mulheres virtuosas, previamente selecionadas, poderiam frequentar, evidenciando, inclusive, a presença das três Damas Celestiais – Raison, Droiture e Justice – que auxiliarão a protagonista Christine nessa missão. Diante disso, este trabalho analisará a maneira como Pizan se utiliza das palavras para construir o que nomeamos atualmente uma narrativa poética, levando em consideração o espaço, as adversativas, a moral cristã e, principalmente, como esses elementos elaboram a alegoria intrinsecamente presente no texto. Para isso, também consideramos a maneira como a escritora transfere sua imagem e vivência para a protagonista e narradora, que leva o mesmo nome daquela que escreve a obra, como forma de aproximar o leitor da situação descrita na narrativa, ainda que seja idealizada a formatação da Cidade. Essa edificação do espaço será respaldada, sobretudo, pela apresentação das virtuosas histórias femininas tanto passadas quanto contemporâneas à autora e, portanto, próximas a ela e aos seus leitores. Ademais, trataremos aqui da desconstrução das teses já pré-estabelecidas, respaldadas por renomados autores daquela época e pela interpretação bíblica feita pela sociedade, mas que desconsideravam a fortaleza de uma dama. Essa ruptura é elaborada por intermédio da estruturação de adversativas, as quais apresentam o fato e o contradizem com argumentos. Relacionada a isso, nesta pesquisa também estará presente a análise da moralidade que a concepção da obra de Pizan leva à Cidade idealizada, tal qual a Sagrada Bíblia leva aos homens terrenos, ou seja, Le Livre de la Cité des Dames tem a função de metaforizar a Bíblia, porém agora tão somente para algumas mulheres.Le Livre de la Cité des Dames, écrit entre les années 1404 et 1405 par l’écrivaine italienne-française Christine de Pizan, propose la réinterprétation des vues constituées par le Moyen Âge sur la position des femmes, leurs études et fonctions sociales. Donc, l’auteur se sert des histoires, tout aussi des dames payennes que de celles chrétiennes, avec l’objectif d’édifier une Cité idéale, nomée Cité des Dames, gouvernée par Notre-Dame, la Vierge Marie, lieu où seulement les femmes les plus vertueuses, auparavant sélectionnées, pourraient fréquenter. Elle met en évidence, aussi, la présence des trois Dames Célestes – Raison, Droiture et Justice – qui aideront la protagoniste Christine dans cette mission. À partir de cela, ce travail analysera la manière dont Pizan utilise les mots pour construire un récit poétique, tel qu’on le connaît aujourd’hui, considérant l’espace, les phrases adversatives, la morale chrétienne et, principalement, la manière dont ces éléments-là bâtissent l’allégorie intrinsèque au texte. De même, on considère la manière dont l’écrivaine transfère son image et sa vie à la narratrice et à la protagoniste, qui ont aussi son nom, avec l’intention de rapprocher le lecteur de la situation que décrit le récit, même si la forme de la Cité est idéalisée. La construction de l’espace sera soutenue surtout par la présentation des histoires féminines vertueuses tout aussi dans le passé que dans la contemporanéité de l’auteure et, ainsi, tout près d’elle et de ses lecteurs. D’ailleurs, il sera question ici de la déconstruction des thèses déjà consacrées, appuyées sur des célèbres auteurs de cette époque et sur l’interprétation biblique faite par la société, mais qui ne tenaient pas en compte la forteresse d’une dame. Cette rupture est élaborée par la structuration des adversatives, qui présentent le fait et le contredisent avec des arguments. De plus, dans ce travail de recherche il sera question aussi de l’analyse de la moralité que la conception de l’oeuvre de Pizan transmet à la Cité idéale, telle que les Écritures accordent aux habitants de la Terre, c’est-à-dire Le Livre de la Cité des Dames veut être une métaphore de la Bible, mais particulièment pour certaines femmes.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Guacira Marcondes Machado [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pintar, Karla Cristiane2021-11-25T15:05:17Z2021-11-25T15:05:17Z2021-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21522533004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T19:21:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215225Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:06:49.141985Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativa poética em Christine de Pizan: A inserção da poesia na prosa de autoria feminina do século XV
Le récit poétique chez Christine de Pizan: l'insertion de la poésie dans la prose d'écrit féminin du XVème siècle
title Narrativa poética em Christine de Pizan: A inserção da poesia na prosa de autoria feminina do século XV
spellingShingle Narrativa poética em Christine de Pizan: A inserção da poesia na prosa de autoria feminina do século XV
Pintar, Karla Cristiane
damas
narrativa poética
Idade Média
adversativas
alegorias
title_short Narrativa poética em Christine de Pizan: A inserção da poesia na prosa de autoria feminina do século XV
title_full Narrativa poética em Christine de Pizan: A inserção da poesia na prosa de autoria feminina do século XV
title_fullStr Narrativa poética em Christine de Pizan: A inserção da poesia na prosa de autoria feminina do século XV
title_full_unstemmed Narrativa poética em Christine de Pizan: A inserção da poesia na prosa de autoria feminina do século XV
title_sort Narrativa poética em Christine de Pizan: A inserção da poesia na prosa de autoria feminina do século XV
author Pintar, Karla Cristiane
author_facet Pintar, Karla Cristiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Guacira Marcondes Machado [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pintar, Karla Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv damas
narrativa poética
Idade Média
adversativas
alegorias
topic damas
narrativa poética
Idade Média
adversativas
alegorias
description Le livre de la Cité des Dames, escrito entre os anos de 1404 e 1405 pela autora ítalo-francesa Christine de Pizan, propõe a ressignificação das visões que constituíam a Idade Média acerca da posição das mulheres, seus estudos e funções sociais. Para isso, a autora serve-se de histórias, tanto de damas pagãs quanto das cristãs, com o objetivo de edificar uma Cidade idealizada, chamada de Cité des Dames, capitaneada por Notre-Dame, a Vierge Marie. É o lugar que somente as mulheres virtuosas, previamente selecionadas, poderiam frequentar, evidenciando, inclusive, a presença das três Damas Celestiais – Raison, Droiture e Justice – que auxiliarão a protagonista Christine nessa missão. Diante disso, este trabalho analisará a maneira como Pizan se utiliza das palavras para construir o que nomeamos atualmente uma narrativa poética, levando em consideração o espaço, as adversativas, a moral cristã e, principalmente, como esses elementos elaboram a alegoria intrinsecamente presente no texto. Para isso, também consideramos a maneira como a escritora transfere sua imagem e vivência para a protagonista e narradora, que leva o mesmo nome daquela que escreve a obra, como forma de aproximar o leitor da situação descrita na narrativa, ainda que seja idealizada a formatação da Cidade. Essa edificação do espaço será respaldada, sobretudo, pela apresentação das virtuosas histórias femininas tanto passadas quanto contemporâneas à autora e, portanto, próximas a ela e aos seus leitores. Ademais, trataremos aqui da desconstrução das teses já pré-estabelecidas, respaldadas por renomados autores daquela época e pela interpretação bíblica feita pela sociedade, mas que desconsideravam a fortaleza de uma dama. Essa ruptura é elaborada por intermédio da estruturação de adversativas, as quais apresentam o fato e o contradizem com argumentos. Relacionada a isso, nesta pesquisa também estará presente a análise da moralidade que a concepção da obra de Pizan leva à Cidade idealizada, tal qual a Sagrada Bíblia leva aos homens terrenos, ou seja, Le Livre de la Cité des Dames tem a função de metaforizar a Bíblia, porém agora tão somente para algumas mulheres.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-25T15:05:17Z
2021-11-25T15:05:17Z
2021-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/215225
33004030016P0
url http://hdl.handle.net/11449/215225
identifier_str_mv 33004030016P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128317203677184