Áreas verdes urbanas e estudantes do ensino médio: sentidos construídos em atividades de educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Marília Manuppella [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156433
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000897754.pdf
Resumo: A pesquisa teve como objetivo explorar o processo de construção de sentidos relacionados à áreas verdes de ambientes urbanos a partir de atividades de educação ambiental com estudantes do ensino médio no ambiente escolar e no parque municipal de Rio Claro/SP, Lago Azul. Partindo da análise do histórico da relação problemática do ser humano da civilização ocidental e natureza, abordamos o processo histórico de urbanização e as consequentes condições de insalubridade do ambiente urbano, considerando a importância de áreas verdes presentes nesses ambientes, como praças e parques, que proporcionam serviços ambientais como regulação da umidade e temperatura, manutenção de permeabilidade, fertilidade e umidade do solo, proteção contra erosão e amortecimento barulhos e ruídos. O processo de produção, análise e interpretação dos dados foi orientado pela abordagem qualitativa e perspectiva histórico-cultural. Do processo de sistematização, análise e interpretação dos dados, emergiram quatro indicadores temáticos (funções estéticas e sociais de áreas verdes; áreas verdes como mitigadoras de problemas ambientais; urbanização versos natureza e efeitos da urbanização na qualidade de vida da população)
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