Áreas verdes urbanas e estudantes do ensino médio: sentidos construídos em atividades de educação ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/156433 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000897754.pdf |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo explorar o processo de construção de sentidos relacionados à áreas verdes de ambientes urbanos a partir de atividades de educação ambiental com estudantes do ensino médio no ambiente escolar e no parque municipal de Rio Claro/SP, Lago Azul. Partindo da análise do histórico da relação problemática do ser humano da civilização ocidental e natureza, abordamos o processo histórico de urbanização e as consequentes condições de insalubridade do ambiente urbano, considerando a importância de áreas verdes presentes nesses ambientes, como praças e parques, que proporcionam serviços ambientais como regulação da umidade e temperatura, manutenção de permeabilidade, fertilidade e umidade do solo, proteção contra erosão e amortecimento barulhos e ruídos. O processo de produção, análise e interpretação dos dados foi orientado pela abordagem qualitativa e perspectiva histórico-cultural. Do processo de sistematização, análise e interpretação dos dados, emergiram quatro indicadores temáticos (funções estéticas e sociais de áreas verdes; áreas verdes como mitigadoras de problemas ambientais; urbanização versos natureza e efeitos da urbanização na qualidade de vida da população) |
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