Sustentabilidade ambiental das universidades: avaliação de seis universidades sediadas no Estado de São Paulo à partir da análise das informações em seus websites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cóffani-Nunes, Klaudio [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93069
Resumo: Esta dissertação foi concebida visando analisar e produzir um panorama de como as maiores universidades do estado de São Paulo expuseram espontaneamente em seus websites oficiais, suas iniciativas e boas práticas sustentáveis, tanto em seu planejamento estratégico, como em suas operações e em sua comunicação via internet, ao longo de quase doze meses anteriores a Rio + 20 (Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável no Rio de Janeiro, Brasil). As universidades contribuem para produzir e disseminar para toda a sociedade relativos ao desenvolvimento sustentável e a gestão organizacional, mas não são reconhecidas por internalizar tais práticas na gestão de seus campi. Neste objetivo, realizou-se uma revisão da literatura sobre instituições de ensino, gestão ambiental e gestão ambiental universitária. Esta fundamentação teórica foi utilizada para solidificar a análise de conteúdo realizada nos websites destas universidades e identificar - através do instrumento adotado por Tauchen e Brandi (2006) - as iniciativas e boas práticas sustentáveis para gestão ambiental dos campi universitários. Um número crescente de pesquisas utiliza esta mídia, devida a imbatível importância da comunicação via internet. Assim, a fase empírica desta pesquisa realizou-se na forma de um estudo de documentos nos websites destas seis grandes universidades brasileira, sediadas no estado de São Paulo. Os resultados não atestam haver coerência entre o que se comunica e o efetivo desempenho ambiental de cada instituição, mas permitem posicionar cada uma das universidades segundo as diferentes classificações, propostas por Harrington e knight (2002); por González-Benito (2005), Herremans e Allwright (2000). Constatou-se que a comunicação das universidades públicas sugere que elas estão mais amadurecidas na gestão ambiental de seus campi do que a universidades privadas...
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As universidades contribuem para produzir e disseminar para toda a sociedade relativos ao desenvolvimento sustentável e a gestão organizacional, mas não são reconhecidas por internalizar tais práticas na gestão de seus campi. Neste objetivo, realizou-se uma revisão da literatura sobre instituições de ensino, gestão ambiental e gestão ambiental universitária. Esta fundamentação teórica foi utilizada para solidificar a análise de conteúdo realizada nos websites destas universidades e identificar - através do instrumento adotado por Tauchen e Brandi (2006) - as iniciativas e boas práticas sustentáveis para gestão ambiental dos campi universitários. Um número crescente de pesquisas utiliza esta mídia, devida a imbatível importância da comunicação via internet. Assim, a fase empírica desta pesquisa realizou-se na forma de um estudo de documentos nos websites destas seis grandes universidades brasileira, sediadas no estado de São Paulo. Os resultados não atestam haver coerência entre o que se comunica e o efetivo desempenho ambiental de cada instituição, mas permitem posicionar cada uma das universidades segundo as diferentes classificações, propostas por Harrington e knight (2002); por González-Benito (2005), Herremans e Allwright (2000). Constatou-se que a comunicação das universidades públicas sugere que elas estão mais amadurecidas na gestão ambiental de seus campi do que a universidades privadas...This thesis was conceived aiming to analyze and produce a wide picture of how the biggest universities of São Paulo state are spontaneously exposing in their official websites their sustainable initiatives and good practices, not only in their strategic planning but also in their operations and communication via internet, along almost the twelve months preceeding the Rio + 20 (U.N Conference on Sustainable Development in June, 2012, in Rio de Janeiro, Brazil). In this objective there has been carried out a literature review on higher education institutions, sustainable development and organizational managment. This theoretical foundations was used to strenghten the content analysis of the websites of these universities and identify - through the instrument used by Tauchen and Brandli (2006) 0 the initiatives and good sustainable practices for environmental management of university campi. A growing number of researches evaluate this media, due the unbeatable importance of the web communication. So the stage of empirical research was made on the form of a multiple case study of the six biggest universities of São Paulo State websites. The results do not testify that there may be any coherence between what these HEI communicate and their effective environmental performance, but it allows to rank the companies adopting the diferent classification patterns, like those proposed by Harrington & Knight (2002); by González-Benito & González-Benito (2005) and by Harremans & Allwright (2000). It was found that the public universities websites suggest that they have a more mature environmental management; that the private ones almost do not communicate about it, except the only one with open capital at stocks exchangeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Manfrinato, Jair Wagner [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cóffani-Nunes, Klaudio [UNESP]2014-06-11T19:26:18Z2014-06-11T19:26:18Z2012-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 f. : il.application/pdfCÓFFANI-NUNES, Klaudio. 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