A contribuição do estágio no processo de formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/118596 |
Resumo: | Este trabalho foi escrito com intuito de apontar a importância do estágio docente na formação do futuro educador. Partindo de uma perspectiva metodológica autobiográfica, apresento ao leitor deste trabalho, o processo de minha constituição formativa desde o momento em que ingressei no curso de Licenciatura em Pedagogia pela UNESP – campus Rio Claro, até a conclusão da última etapa dos meus estágios docentes. Os dados contidos nos diferentes registros apresentados são analisados a partir do paradigma indiciário, onde procuro encontrar detalhes que contribuíram significativamente para o meu processo de constituição docente. Aponto os aprendizados adquiridos durante a realização das quatro etapas do meu estágio docente no contexto da escola e trago uma reflexão crítica acerca das experiências tidas nesse percurso. Sinalizo a importância do estágio docente na formação do futuro professor e quais as contribuições que o mesmo traz para o curso de licenciatura, para as instituições escolares onde o estágio foi realizado e para constituição formativa do futuro educador. |
id |
UNSP_1c4424e6df7ace28b7c33a5b5bef6194 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/118596 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A contribuição do estágio no processo de formação docenteProfessores - FormaçãoFormação inicialParceria intergeracionalFormación inicialEscuelaAlianza intergeracionalEste trabalho foi escrito com intuito de apontar a importância do estágio docente na formação do futuro educador. Partindo de uma perspectiva metodológica autobiográfica, apresento ao leitor deste trabalho, o processo de minha constituição formativa desde o momento em que ingressei no curso de Licenciatura em Pedagogia pela UNESP – campus Rio Claro, até a conclusão da última etapa dos meus estágios docentes. Os dados contidos nos diferentes registros apresentados são analisados a partir do paradigma indiciário, onde procuro encontrar detalhes que contribuíram significativamente para o meu processo de constituição docente. Aponto os aprendizados adquiridos durante a realização das quatro etapas do meu estágio docente no contexto da escola e trago uma reflexão crítica acerca das experiências tidas nesse percurso. Sinalizo a importância do estágio docente na formação do futuro professor e quais as contribuições que o mesmo traz para o curso de licenciatura, para as instituições escolares onde o estágio foi realizado e para constituição formativa do futuro educador.Este trabajo fue escrito con la intención de mostrar la importancia de la residencia docente en la formación del futuro educador. A partir de una perspectiva metodológica autobiográfica presento, al lector de este trabajo, el proceso de constitución de mi formación desde el momento en que ingresé en el curso de Licenciatura en Pedagogía en la UNESP – campus Río Claro, hasta la finalización de la última etapa de la residencia docente. Los datos contenidos en los diferentes registros presentados son analizados a partir del paradigma indiciario, busco encontrar detalles que van a contribuir de forma significativa para mi proceso de formación docente. Indico los aprendizajes adquiridos durante la realización de los cuatro momentos de la residencia en el contexto de la escuela e traigo una reflexión crítica acerca de las experiencias vividas en ese transcurso. Destaco la importancia de la residencia docente en la formación del futuro profesor y las contribuciones de ésta al curso de licenciatura, a las instituciones escolares donde la residencia es realizada y a la formación del futuro educador.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cassão, Pamela Aparecida [UNESP]2015-03-23T15:11:41Z2015-03-23T15:11:41Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis151 f.application/pdfCASSÃO, Pamela Aparecida. A contribuição do estágio no processo de formação docente. 2010. 151 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/118596000629625cassao_pa_tcc_rcla.pdf5879357007917808Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-30T06:14:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118596Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:38:39.447433Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição do estágio no processo de formação docente |
title |
A contribuição do estágio no processo de formação docente |
spellingShingle |
A contribuição do estágio no processo de formação docente Cassão, Pamela Aparecida [UNESP] Professores - Formação Formação inicial Parceria intergeracional Formación inicial Escuela Alianza intergeracional |
title_short |
A contribuição do estágio no processo de formação docente |
title_full |
A contribuição do estágio no processo de formação docente |
title_fullStr |
A contribuição do estágio no processo de formação docente |
title_full_unstemmed |
A contribuição do estágio no processo de formação docente |
title_sort |
A contribuição do estágio no processo de formação docente |
author |
Cassão, Pamela Aparecida [UNESP] |
author_facet |
Cassão, Pamela Aparecida [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chaluh, Laura Noemi [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cassão, Pamela Aparecida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Formação inicial Parceria intergeracional Formación inicial Escuela Alianza intergeracional |
topic |
Professores - Formação Formação inicial Parceria intergeracional Formación inicial Escuela Alianza intergeracional |
description |
Este trabalho foi escrito com intuito de apontar a importância do estágio docente na formação do futuro educador. Partindo de uma perspectiva metodológica autobiográfica, apresento ao leitor deste trabalho, o processo de minha constituição formativa desde o momento em que ingressei no curso de Licenciatura em Pedagogia pela UNESP – campus Rio Claro, até a conclusão da última etapa dos meus estágios docentes. Os dados contidos nos diferentes registros apresentados são analisados a partir do paradigma indiciário, onde procuro encontrar detalhes que contribuíram significativamente para o meu processo de constituição docente. Aponto os aprendizados adquiridos durante a realização das quatro etapas do meu estágio docente no contexto da escola e trago uma reflexão crítica acerca das experiências tidas nesse percurso. Sinalizo a importância do estágio docente na formação do futuro professor e quais as contribuições que o mesmo traz para o curso de licenciatura, para as instituições escolares onde o estágio foi realizado e para constituição formativa do futuro educador. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-03-23T15:11:41Z 2015-03-23T15:11:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASSÃO, Pamela Aparecida. A contribuição do estágio no processo de formação docente. 2010. 151 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. http://hdl.handle.net/11449/118596 000629625 cassao_pa_tcc_rcla.pdf 5879357007917808 |
identifier_str_mv |
CASSÃO, Pamela Aparecida. A contribuição do estágio no processo de formação docente. 2010. 151 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. 000629625 cassao_pa_tcc_rcla.pdf 5879357007917808 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/118596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
151 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129343356928000 |