A contribuição do estágio no processo de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassão, Pamela Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118596
Resumo: Este trabalho foi escrito com intuito de apontar a importância do estágio docente na formação do futuro educador. Partindo de uma perspectiva metodológica autobiográfica, apresento ao leitor deste trabalho, o processo de minha constituição formativa desde o momento em que ingressei no curso de Licenciatura em Pedagogia pela UNESP – campus Rio Claro, até a conclusão da última etapa dos meus estágios docentes. Os dados contidos nos diferentes registros apresentados são analisados a partir do paradigma indiciário, onde procuro encontrar detalhes que contribuíram significativamente para o meu processo de constituição docente. Aponto os aprendizados adquiridos durante a realização das quatro etapas do meu estágio docente no contexto da escola e trago uma reflexão crítica acerca das experiências tidas nesse percurso. Sinalizo a importância do estágio docente na formação do futuro professor e quais as contribuições que o mesmo traz para o curso de licenciatura, para as instituições escolares onde o estágio foi realizado e para constituição formativa do futuro educador.
id UNSP_1c4424e6df7ace28b7c33a5b5bef6194
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118596
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A contribuição do estágio no processo de formação docenteProfessores - FormaçãoFormação inicialParceria intergeracionalFormación inicialEscuelaAlianza intergeracionalEste trabalho foi escrito com intuito de apontar a importância do estágio docente na formação do futuro educador. Partindo de uma perspectiva metodológica autobiográfica, apresento ao leitor deste trabalho, o processo de minha constituição formativa desde o momento em que ingressei no curso de Licenciatura em Pedagogia pela UNESP – campus Rio Claro, até a conclusão da última etapa dos meus estágios docentes. Os dados contidos nos diferentes registros apresentados são analisados a partir do paradigma indiciário, onde procuro encontrar detalhes que contribuíram significativamente para o meu processo de constituição docente. Aponto os aprendizados adquiridos durante a realização das quatro etapas do meu estágio docente no contexto da escola e trago uma reflexão crítica acerca das experiências tidas nesse percurso. Sinalizo a importância do estágio docente na formação do futuro professor e quais as contribuições que o mesmo traz para o curso de licenciatura, para as instituições escolares onde o estágio foi realizado e para constituição formativa do futuro educador.Este trabajo fue escrito con la intención de mostrar la importancia de la residencia docente en la formación del futuro educador. A partir de una perspectiva metodológica autobiográfica presento, al lector de este trabajo, el proceso de constitución de mi formación desde el momento en que ingresé en el curso de Licenciatura en Pedagogía en la UNESP – campus Río Claro, hasta la finalización de la última etapa de la residencia docente. Los datos contenidos en los diferentes registros presentados son analizados a partir del paradigma indiciario, busco encontrar detalles que van a contribuir de forma significativa para mi proceso de formación docente. Indico los aprendizajes adquiridos durante la realización de los cuatro momentos de la residencia en el contexto de la escuela e traigo una reflexión crítica acerca de las experiencias vividas en ese transcurso. Destaco la importancia de la residencia docente en la formación del futuro profesor y las contribuciones de ésta al curso de licenciatura, a las instituciones escolares donde la residencia es realizada y a la formación del futuro educador.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cassão, Pamela Aparecida [UNESP]2015-03-23T15:11:41Z2015-03-23T15:11:41Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis151 f.application/pdfCASSÃO, Pamela Aparecida. A contribuição do estágio no processo de formação docente. 2010. 151 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/118596000629625cassao_pa_tcc_rcla.pdf5879357007917808Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-30T06:14:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118596Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-30T06:14:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do estágio no processo de formação docente
title A contribuição do estágio no processo de formação docente
spellingShingle A contribuição do estágio no processo de formação docente
Cassão, Pamela Aparecida [UNESP]
Professores - Formação
Formação inicial
Parceria intergeracional
Formación inicial
Escuela
Alianza intergeracional
title_short A contribuição do estágio no processo de formação docente
title_full A contribuição do estágio no processo de formação docente
title_fullStr A contribuição do estágio no processo de formação docente
title_full_unstemmed A contribuição do estágio no processo de formação docente
title_sort A contribuição do estágio no processo de formação docente
author Cassão, Pamela Aparecida [UNESP]
author_facet Cassão, Pamela Aparecida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassão, Pamela Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Formação inicial
Parceria intergeracional
Formación inicial
Escuela
Alianza intergeracional
topic Professores - Formação
Formação inicial
Parceria intergeracional
Formación inicial
Escuela
Alianza intergeracional
description Este trabalho foi escrito com intuito de apontar a importância do estágio docente na formação do futuro educador. Partindo de uma perspectiva metodológica autobiográfica, apresento ao leitor deste trabalho, o processo de minha constituição formativa desde o momento em que ingressei no curso de Licenciatura em Pedagogia pela UNESP – campus Rio Claro, até a conclusão da última etapa dos meus estágios docentes. Os dados contidos nos diferentes registros apresentados são analisados a partir do paradigma indiciário, onde procuro encontrar detalhes que contribuíram significativamente para o meu processo de constituição docente. Aponto os aprendizados adquiridos durante a realização das quatro etapas do meu estágio docente no contexto da escola e trago uma reflexão crítica acerca das experiências tidas nesse percurso. Sinalizo a importância do estágio docente na formação do futuro professor e quais as contribuições que o mesmo traz para o curso de licenciatura, para as instituições escolares onde o estágio foi realizado e para constituição formativa do futuro educador.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-03-23T15:11:41Z
2015-03-23T15:11:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASSÃO, Pamela Aparecida. A contribuição do estágio no processo de formação docente. 2010. 151 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/118596
000629625
cassao_pa_tcc_rcla.pdf
5879357007917808
identifier_str_mv CASSÃO, Pamela Aparecida. A contribuição do estágio no processo de formação docente. 2010. 151 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
000629625
cassao_pa_tcc_rcla.pdf
5879357007917808
url http://hdl.handle.net/11449/118596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 151 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650119441055744