Sonho que se sonha só, é só um sonho...: os desafios da profissão docente nos tempos atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande, Ana Lara [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP], Bueno, Michelle [UNESP], Stering, Silvia Maria dos Santos [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141632
Resumo: Neste artigo objetivamos refletir sobre as articulações políticas na constituição da profissionalidade docente. Para fazê-lo, discutiremos a fragmentação da carreira docente (em categorias) no Estado de São Paulo, e suas implicações na legitimidade da ocupação de ensinar como profissão, bem como o quanto a ausência do espaço coletivo torna essa ocupação frágil para constituir elementos que deem suporte para sua consideração como tal. As reflexões estabelecidas apontam que no Estado de São Paulo estabeleceu-se uma distinção dos docentes em categorias que, além de promover uma diferenciação de direitos, ajuda a tornar mais difícil a legitimidade da profissionalidade docente, a ser construída em torno de uma coletividade. Olhar para a docência como uma profissão requer que pensemos em alguns elementos que determinaram, ao longo do tempo, que algumas ocupações fossem consideradas como profissões, são eles: a expertise (treinamento e prática necessários à ocupação), o credencialismo (indicações dadas pelos próprios pares que pertencem à determinada ocupação) e a autonomia (garantida pelos elementos anteriores, na qual os profissionais regulam a sua atividade). Por fim, estabelecemos a importância de a profissão ser constituída pela unidade entre os seus membros, por isso, reiteramos a ideia de que a coletividade é o mecanismo que possibilita não só o fortalecimento da categoria docente, mas a construção de sua própria profissionalidade.
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