Proposta de um software para apoio ao aprendizado do planejamento de experimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Karol de Almeida [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151170
Resumo: A Engenharia apresenta como uma de suas características, a necessidade de investigação de sistemas, para se obter o máximo de resultado destes. E Planejamento de Experimento é um método, que pode suportar esta necessidade, porém a complexidade intrínseca ao método cria barreiras no entendimento, e consequentemente no uso, podendo se considerar a estatística um dos agentes mais significativos, portanto faz-se necessário utilizar abordagens mais eficientes, para o ensino deste método. As tradicionais abordagens pedagógicas não se mostram suficientes para favorecer a assimilação da essência do Planejamento de Experimento, pois ou seu foco se direciona quase que totalmente a estatística ou, quando se usa recursos tecnológicos, a ferramenta se torna protagonista, por se tratar de softwares complexos para análises, e adequado ao uso por especialistas. Assim essa dissertação vem com o objetivo de propor um software com características essencialmente didáticas, que venha a preencher esta lacuna, o qual foi denominado “The Cake”, metáfora que faz alusão à variabilidade total de um experimento, e que tem suas partes tomadas pelos efeitos controláveis e incontroláveis. Desta forma, este software foi desenvolvido, buscando interfaces amigáveis e similares aos livros texto, para ser de fácil uso e proporcionar interação com o usuário, e apresentar as análises de maneira gradativa.
id UNSP_1c82b29a21435b1766fea62892296401
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151170
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Proposta de um software para apoio ao aprendizado do planejamento de experimentoProposal of software to support the learning of Design of ExperimentPlanejamento de experimentosSoftware de ensinoSoftware de planejamento de experimentoEstatísticaExperiment planningTeaching softwareExperiment planning softwareStatisticA Engenharia apresenta como uma de suas características, a necessidade de investigação de sistemas, para se obter o máximo de resultado destes. E Planejamento de Experimento é um método, que pode suportar esta necessidade, porém a complexidade intrínseca ao método cria barreiras no entendimento, e consequentemente no uso, podendo se considerar a estatística um dos agentes mais significativos, portanto faz-se necessário utilizar abordagens mais eficientes, para o ensino deste método. As tradicionais abordagens pedagógicas não se mostram suficientes para favorecer a assimilação da essência do Planejamento de Experimento, pois ou seu foco se direciona quase que totalmente a estatística ou, quando se usa recursos tecnológicos, a ferramenta se torna protagonista, por se tratar de softwares complexos para análises, e adequado ao uso por especialistas. Assim essa dissertação vem com o objetivo de propor um software com características essencialmente didáticas, que venha a preencher esta lacuna, o qual foi denominado “The Cake”, metáfora que faz alusão à variabilidade total de um experimento, e que tem suas partes tomadas pelos efeitos controláveis e incontroláveis. Desta forma, este software foi desenvolvido, buscando interfaces amigáveis e similares aos livros texto, para ser de fácil uso e proporcionar interação com o usuário, e apresentar as análises de maneira gradativa.The Engineering presents as one of its characteristics, the need of investigation of systems, in order to obtain the maximum result of these. Design of Experiments is a method that can support this need, but the intrinsic complexity of the method creates barriers in its understanding, and consequently on the use and statistic can be considered one of the most significant agents, therefore it is necessary to use more efficient approaches, for the teaching of this method. The traditional pedagogical approaches are not sufficient enough to favor the assimilation of the essence of Design of Experiments, since its focus is almost entirely on statistics or, when using technological resources, the tool becomes a protagonist because it is software complex for analysis, and suitable for use by specialists. So this dissertation comes with the objective of proposing software with characteristics essentially didactic that will fill this gap, which was denominated "The Cake", metaphor that alludes to the total variability of an experiment, and that has its parts taken by the controllable and uncontrollable effects. In this way, this software was developed, searching for friendly interfaces and similar to text books, to be easy to use and provide user interaction, and present the analyses in a gradual way.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Antônio Fernando Branco [UNESP]Faria Neto, Antônio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Karol de Almeida [UNESP]2017-07-20T17:55:09Z2017-07-20T17:55:09Z2017-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15117000088932233004080052P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T12:53:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151170Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:32:26.038731Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um software para apoio ao aprendizado do planejamento de experimento
Proposal of software to support the learning of Design of Experiment
title Proposta de um software para apoio ao aprendizado do planejamento de experimento
spellingShingle Proposta de um software para apoio ao aprendizado do planejamento de experimento
Santos, Karol de Almeida [UNESP]
Planejamento de experimentos
Software de ensino
Software de planejamento de experimento
Estatística
Experiment planning
Teaching software
Experiment planning software
Statistic
title_short Proposta de um software para apoio ao aprendizado do planejamento de experimento
title_full Proposta de um software para apoio ao aprendizado do planejamento de experimento
title_fullStr Proposta de um software para apoio ao aprendizado do planejamento de experimento
title_full_unstemmed Proposta de um software para apoio ao aprendizado do planejamento de experimento
title_sort Proposta de um software para apoio ao aprendizado do planejamento de experimento
author Santos, Karol de Almeida [UNESP]
author_facet Santos, Karol de Almeida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Antônio Fernando Branco [UNESP]
Faria Neto, Antônio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Karol de Almeida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento de experimentos
Software de ensino
Software de planejamento de experimento
Estatística
Experiment planning
Teaching software
Experiment planning software
Statistic
topic Planejamento de experimentos
Software de ensino
Software de planejamento de experimento
Estatística
Experiment planning
Teaching software
Experiment planning software
Statistic
description A Engenharia apresenta como uma de suas características, a necessidade de investigação de sistemas, para se obter o máximo de resultado destes. E Planejamento de Experimento é um método, que pode suportar esta necessidade, porém a complexidade intrínseca ao método cria barreiras no entendimento, e consequentemente no uso, podendo se considerar a estatística um dos agentes mais significativos, portanto faz-se necessário utilizar abordagens mais eficientes, para o ensino deste método. As tradicionais abordagens pedagógicas não se mostram suficientes para favorecer a assimilação da essência do Planejamento de Experimento, pois ou seu foco se direciona quase que totalmente a estatística ou, quando se usa recursos tecnológicos, a ferramenta se torna protagonista, por se tratar de softwares complexos para análises, e adequado ao uso por especialistas. Assim essa dissertação vem com o objetivo de propor um software com características essencialmente didáticas, que venha a preencher esta lacuna, o qual foi denominado “The Cake”, metáfora que faz alusão à variabilidade total de um experimento, e que tem suas partes tomadas pelos efeitos controláveis e incontroláveis. Desta forma, este software foi desenvolvido, buscando interfaces amigáveis e similares aos livros texto, para ser de fácil uso e proporcionar interação com o usuário, e apresentar as análises de maneira gradativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-20T17:55:09Z
2017-07-20T17:55:09Z
2017-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151170
000889322
33004080052P0
url http://hdl.handle.net/11449/151170
identifier_str_mv 000889322
33004080052P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129434795900928