Implicações das estratégias de uso do território de Araquari (SC) pela BMW

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beiler, Ruhan Rodys
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202811
Resumo: Este estudo se propõe compreender os fatores que contribuíram para a implantação de uma unidade produtiva da BMW em Araquari (SC), assim como as implicações territoriais da ação da empresa no município. São avaliadas configuração do bloco no poder no primeiro governo de Dilma Rousseff e as políticas econômicas nacionais, estaduais (sua aderência à política federal e incentivos fiscais), e municipais (sobretudo a partir dos incentivos fiscais), para esclarecer as imbricações que tornaram possível o acolhimento desse objeto técnico em Araquari. As implicações são avaliadas a partir de alterações na organização urbana do município, da alteração na balança comercial e das disputas entre capital e trabalho. O trabalho conclui que os agentes envolvidos no processo conduziram ao uso corporativo do território araquariense pela BMW e à alienação do território, não trazendo, até o momento, ganhos efetivos para a maior parte daquela população.
id UNSP_1c8fb357bc9c587ffdcd4826f5e0325b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202811
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Implicações das estratégias de uso do território de Araquari (SC) pela BMWImplications of the strategies for the use of territory by BMW in Araquari (SC)AraquariBMWAlienação do territórioAlienation of the territoryEste estudo se propõe compreender os fatores que contribuíram para a implantação de uma unidade produtiva da BMW em Araquari (SC), assim como as implicações territoriais da ação da empresa no município. São avaliadas configuração do bloco no poder no primeiro governo de Dilma Rousseff e as políticas econômicas nacionais, estaduais (sua aderência à política federal e incentivos fiscais), e municipais (sobretudo a partir dos incentivos fiscais), para esclarecer as imbricações que tornaram possível o acolhimento desse objeto técnico em Araquari. As implicações são avaliadas a partir de alterações na organização urbana do município, da alteração na balança comercial e das disputas entre capital e trabalho. O trabalho conclui que os agentes envolvidos no processo conduziram ao uso corporativo do território araquariense pela BMW e à alienação do território, não trazendo, até o momento, ganhos efetivos para a maior parte daquela população.This study aims to understand the factors that contributed to the implementation of a BMW production unit in Araquari (SC), as well as the territorial implications of the company's action in the municipality. The configuration of power bloc in the Dilma Rousseff’s first government and national, state (its adherence to federal policy and tax incentives), and municipal (especially from tax and financial incentives) economic policy are evaluated, to clarify the imbrications that made possible the reception of this technical object in Araquari. The implications are assessed based on changes in the municipality's urban organization, changes in the trade balance and disputes between capital and labor. The work concludes that the agents involved in the process, led (conducted) to the corporate use and alienation of the territory by BMW in Araquari, not bringing, until now, effective gains for most of that population.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Angelita Matos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Beiler, Ruhan Rodys2021-03-01T19:52:39Z2021-03-01T19:52:39Z2021-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20281133004137004P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-15T06:17:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202811Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:23:41.767227Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implicações das estratégias de uso do território de Araquari (SC) pela BMW
Implications of the strategies for the use of territory by BMW in Araquari (SC)
title Implicações das estratégias de uso do território de Araquari (SC) pela BMW
spellingShingle Implicações das estratégias de uso do território de Araquari (SC) pela BMW
Beiler, Ruhan Rodys
Araquari
BMW
Alienação do território
Alienation of the territory
title_short Implicações das estratégias de uso do território de Araquari (SC) pela BMW
title_full Implicações das estratégias de uso do território de Araquari (SC) pela BMW
title_fullStr Implicações das estratégias de uso do território de Araquari (SC) pela BMW
title_full_unstemmed Implicações das estratégias de uso do território de Araquari (SC) pela BMW
title_sort Implicações das estratégias de uso do território de Araquari (SC) pela BMW
author Beiler, Ruhan Rodys
author_facet Beiler, Ruhan Rodys
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Angelita Matos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Beiler, Ruhan Rodys
dc.subject.por.fl_str_mv Araquari
BMW
Alienação do território
Alienation of the territory
topic Araquari
BMW
Alienação do território
Alienation of the territory
description Este estudo se propõe compreender os fatores que contribuíram para a implantação de uma unidade produtiva da BMW em Araquari (SC), assim como as implicações territoriais da ação da empresa no município. São avaliadas configuração do bloco no poder no primeiro governo de Dilma Rousseff e as políticas econômicas nacionais, estaduais (sua aderência à política federal e incentivos fiscais), e municipais (sobretudo a partir dos incentivos fiscais), para esclarecer as imbricações que tornaram possível o acolhimento desse objeto técnico em Araquari. As implicações são avaliadas a partir de alterações na organização urbana do município, da alteração na balança comercial e das disputas entre capital e trabalho. O trabalho conclui que os agentes envolvidos no processo conduziram ao uso corporativo do território araquariense pela BMW e à alienação do território, não trazendo, até o momento, ganhos efetivos para a maior parte daquela população.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-01T19:52:39Z
2021-03-01T19:52:39Z
2021-01-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202811
33004137004P0
url http://hdl.handle.net/11449/202811
identifier_str_mv 33004137004P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129197298679808