O diálogo acerca de conteúdos matemáticos no ciberespaço: uma análise fenomenológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Miliam Juliana Alves [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141670
Resumo: Neste artigo apresentamos compreensões acerca da comunicação no ciberespaço. A questão da comunicação, tal qual acontece no ciberespaço, percorre nosso caminho desde o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação, onde aparece de modo implícito. Porém, naquela ocasião os dados obtidos não permitiram analisar as potencialidades do espaço comunicativo. Isso nos fez investigar, na pesquisa de mestrado, a potencialidade do ciberespaço como espaço comunicativo. Nessa pesquisa de mestrado, descrita neste texto, foca-se o diálogo entre sujeitos acerca de conteúdos matemáticos. O lócus da pesquisa são comunidades virtuais das redes sociais: o Orkut e Facebook. Para a coleta de dados acompanhamos comunidades virtuais em que os sujeitos discutem Matemática. Interessa-nos os modos de expressão dos participantes para que seja possível entender como o diálogo se dá e o que nele se revela acerca da Matemática. Para o desenvolvimento da pesquisa assumimos uma postura fenomenológica e, pautando-nos nas ideias de Merleau-Ponty acerca da expressão e comunicação, interpretamos o obtido nos diálogos. Bicudo e Rosa também foram autores significativos para compreender a ideia de ciberespaço.
id UNSP_1ce55ec5ad692a58eae7f1f7bfeb1201
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141670
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O diálogo acerca de conteúdos matemáticos no ciberespaço: uma análise fenomenológicaNeste artigo apresentamos compreensões acerca da comunicação no ciberespaço. A questão da comunicação, tal qual acontece no ciberespaço, percorre nosso caminho desde o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação, onde aparece de modo implícito. Porém, naquela ocasião os dados obtidos não permitiram analisar as potencialidades do espaço comunicativo. Isso nos fez investigar, na pesquisa de mestrado, a potencialidade do ciberespaço como espaço comunicativo. Nessa pesquisa de mestrado, descrita neste texto, foca-se o diálogo entre sujeitos acerca de conteúdos matemáticos. O lócus da pesquisa são comunidades virtuais das redes sociais: o Orkut e Facebook. Para a coleta de dados acompanhamos comunidades virtuais em que os sujeitos discutem Matemática. Interessa-nos os modos de expressão dos participantes para que seja possível entender como o diálogo se dá e o que nele se revela acerca da Matemática. Para o desenvolvimento da pesquisa assumimos uma postura fenomenológica e, pautando-nos nas ideias de Merleau-Ponty acerca da expressão e comunicação, interpretamos o obtido nos diálogos. Bicudo e Rosa também foram autores significativos para compreender a ideia de ciberespaço.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Miliam Juliana Alves [UNESP]Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]2016-07-19T12:59:58Z2016-07-19T12:59:58Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11764-11776application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11764-117762357-7819http://hdl.handle.net/11449/141670ISSN2357-7819-2014-11764-11776.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-14T06:14:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141670Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:40:45.732790Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O diálogo acerca de conteúdos matemáticos no ciberespaço: uma análise fenomenológica
title O diálogo acerca de conteúdos matemáticos no ciberespaço: uma análise fenomenológica
spellingShingle O diálogo acerca de conteúdos matemáticos no ciberespaço: uma análise fenomenológica
Ferreira, Miliam Juliana Alves [UNESP]
title_short O diálogo acerca de conteúdos matemáticos no ciberespaço: uma análise fenomenológica
title_full O diálogo acerca de conteúdos matemáticos no ciberespaço: uma análise fenomenológica
title_fullStr O diálogo acerca de conteúdos matemáticos no ciberespaço: uma análise fenomenológica
title_full_unstemmed O diálogo acerca de conteúdos matemáticos no ciberespaço: uma análise fenomenológica
title_sort O diálogo acerca de conteúdos matemáticos no ciberespaço: uma análise fenomenológica
author Ferreira, Miliam Juliana Alves [UNESP]
author_facet Ferreira, Miliam Juliana Alves [UNESP]
Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
author_role author
author2 Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Miliam Juliana Alves [UNESP]
Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
description Neste artigo apresentamos compreensões acerca da comunicação no ciberespaço. A questão da comunicação, tal qual acontece no ciberespaço, percorre nosso caminho desde o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação, onde aparece de modo implícito. Porém, naquela ocasião os dados obtidos não permitiram analisar as potencialidades do espaço comunicativo. Isso nos fez investigar, na pesquisa de mestrado, a potencialidade do ciberespaço como espaço comunicativo. Nessa pesquisa de mestrado, descrita neste texto, foca-se o diálogo entre sujeitos acerca de conteúdos matemáticos. O lócus da pesquisa são comunidades virtuais das redes sociais: o Orkut e Facebook. Para a coleta de dados acompanhamos comunidades virtuais em que os sujeitos discutem Matemática. Interessa-nos os modos de expressão dos participantes para que seja possível entender como o diálogo se dá e o que nele se revela acerca da Matemática. Para o desenvolvimento da pesquisa assumimos uma postura fenomenológica e, pautando-nos nas ideias de Merleau-Ponty acerca da expressão e comunicação, interpretamos o obtido nos diálogos. Bicudo e Rosa também foram autores significativos para compreender a ideia de ciberespaço.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:58Z
2016-07-19T12:59:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11764-11776
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141670
ISSN2357-7819-2014-11764-11776.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141670
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11764-11776
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-11764-11776.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 11764-11776
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128843630772224