Arte, mídia e política: uma análise dialógica de "bolsominions" e "petralhas"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Natasha Ribeiro de [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/257367
Resumo: O estudo analisa, com base teórico-metodológica na filosofia da linguagem do Círculo Bakhtin, Medviédev, Volóchinov, os signos ideológicos “bolsominions” e “petralhas”, utilizados em páginas de cunho político da rede social Facebook, com articulação entre as esferas midiática e artística. O uso desses signos revela diferentes vozes sociais, compreendidas a partir do movimento dialético-dialógico, em um devir de sentidos que refletem e refratam os atos responsivos e responsáveis dos sujeitos. Desse modo, a análise proposta é uma forma de compreender o movimento de linguagem acerca de um embate de vozes: de um lado, sujeitos que criticam os “bolsominions” e suas atitudes, de outro, os que se afirmam como “bolsominions”, com os “petralhas”, ocorre o mesmo: há os que criticam e os que se afirmam como tal. Entender o corpus em sua relação com a arte e com a vida é uma forma de observar a ética e a estética bakhtiniana, a partir dos enunciados artísticos com os quais os signos ideológicos estabelecem relações dialógicas, como a franquia de filmes Meu Malvado Favorito (2010, 2013, 2015 e 2017), com os minions; e as histórias em quadrinhos Os Metralhas (1970-1980), com os irmãos Metralha. Há uma construção de sujeito, nos dois enunciados, pautada na alteridade, que, por sua vez, semiotizam sujeitos da vida por meio da/na linguagem. As esferas da arte, da mídia e da política se inter-relacionam e propiciam a criação e difusão desses signos ideológicos e de suas valorações constitutivas. “Bolsominions” e “petralhas” são vistos em interação online, como formas de ser, estar e se posicionar frente aos eventos históricos, e permitem compreender parte da política contemporânea brasileira em uma sociedade pautada na difusão da informação. Desse modo, os resultados mostram o diálogo constitutivo da multiacentuação de signos ideológicos em páginas de cunho político no Facebook, e comprovam nossa tese de que os posts funcionam não só para criticar e ofender, mas como fonte e meio de disseminação de informações.
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Desse modo, a análise proposta é uma forma de compreender o movimento de linguagem acerca de um embate de vozes: de um lado, sujeitos que criticam os “bolsominions” e suas atitudes, de outro, os que se afirmam como “bolsominions”, com os “petralhas”, ocorre o mesmo: há os que criticam e os que se afirmam como tal. Entender o corpus em sua relação com a arte e com a vida é uma forma de observar a ética e a estética bakhtiniana, a partir dos enunciados artísticos com os quais os signos ideológicos estabelecem relações dialógicas, como a franquia de filmes Meu Malvado Favorito (2010, 2013, 2015 e 2017), com os minions; e as histórias em quadrinhos Os Metralhas (1970-1980), com os irmãos Metralha. Há uma construção de sujeito, nos dois enunciados, pautada na alteridade, que, por sua vez, semiotizam sujeitos da vida por meio da/na linguagem. As esferas da arte, da mídia e da política se inter-relacionam e propiciam a criação e difusão desses signos ideológicos e de suas valorações constitutivas. “Bolsominions” e “petralhas” são vistos em interação online, como formas de ser, estar e se posicionar frente aos eventos históricos, e permitem compreender parte da política contemporânea brasileira em uma sociedade pautada na difusão da informação. Desse modo, os resultados mostram o diálogo constitutivo da multiacentuação de signos ideológicos em páginas de cunho político no Facebook, e comprovam nossa tese de que os posts funcionam não só para criticar e ofender, mas como fonte e meio de disseminação de informações.The study analyzes, based on the Bakhtin, Medviédev, Volóchinov Circle's philosophy of language, the ideological signs “bolsominions” and “petralhas”, used in Facebook social network pages, in a political context, with articulation between the media and artistic spheres. The use of these signs reveals different social voices, perceived from the dialectical-dialogical movement, in a becoming of meanings that reflect and refract the subjects' axiological acts. Thus, the proposed analysis is a way to understand the movement of language about a clash of voices: on the one hand, subjects who criticize the "bolsominions" and their attitudes, on the other hand, those who claim to be "bolsominions" with the “petralhas”, the same happens: there are those who criticize and those who affirm themselves as such. Understanding the corpus in its relationship to art and life is a way of observing Bakhtin's ethics and aesthetics, based on the artistic statements with which ideological signs establish dialogical relationships, in this case, the film franchise Despicable Me (2010, 2013, 2015 and 2017), with the subjects minions, and the comic books The Beagle Boys (1970-1980), with the subjects Metralha brothers. There is a construction of subject, in both statements, based on otherness, which, in turn, semiotizes the subjects of life through/in language. The spheres of art, media and politics are interrelated and facilitate the creation and dissemination of these ideological signs and their constitutive values. “Bolsominions” and “petralhas” are seen in online interaction, as ways of being, being and positioning oneself in the face of historical events, and allow us to understand part of contemporary Brazilian politics in a society based on the dissemination of information. In this way, the results show the dialogue constitutive of the multi-accentuation of ideological signs on political pages on Facebook, and prove our thesis that posts function not only to criticize and offend, but as a source and means of disseminating information.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 8887.497624/2020-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paula, Luciane de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Natasha Ribeiro de [UNESP]2024-09-10T17:22:54Z2024-09-10T17:22:54Z2024-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25736733004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-11T06:13:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/257367Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-11T06:13:50Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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