O transporte ferroviário na Alta Paulista: elementos históricos e potencialidades no agronegócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Francielli Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253163
Resumo: O tema relacionado ao transporte ferroviário se constitui em um campo bastante complexo de estudos, devendo circunscrever-se em olhares e recortes mais amplos e contextualizados, aos tempos sociais, econômicos e políticos para assim se ter um melhor entendimento deste modal. Nesta trilha, o transporte ferroviário se estrutura dentro da área de de logística e modais de transporte, mas suas interações sociais, ambientais, econômicas, culturais e históricas são muito mais amplas que seus objetivos primários de transportar cargas e pessoas. Diante disso, para se estudar e buscar a compreensão dos impactos da ferrovia sobre uma determinada região de modo geral e sobre sua população e cadeias produtivas em específico, deve-se resgatar elementos históricos, destacando-se a relevância da memória coletiva e da memória histórica,categorias distintas que permitem uma maior compreensão das relações socioeconômicas de modo geral e do agronegócio em específico dentro do recorte deste estudo. A presente pesquisa, tem como principal objetivo descrever como se estrutura a relação entre a sociedade de modo geral e do agronegócio em específico com a ferrovia em sua história e potencialidades, buscando-se resgatar a história deste modal de transporte na região da Alta Paulista por meio da memória coletiva e da memória histórica para melhor compreensão das relações sociais e econômicas, visando o bem-estar social e o aumento da competitividade no agronegócio. A metodologia adotada parte de uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo da história das ferrovias de modo geral, com aproximação do trecho da Alta Paulista em específico, utilizou-se das técnicas da exploração bibliográfica e documental. Por fim, a técnica da descrição historiográfica com convergências aos debates atuais foi utilizada para a produção das respostas aos problemas preliminarmente dispostos na pesquisa.
id UNSP_1d1e81fe0b98485360e698b55e25766e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253163
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O transporte ferroviário na Alta Paulista: elementos históricos e potencialidades no agronegócioThe rail transport in Alta Paulista: historical elements and agribusiness potentialitiesFerroviaAgronegócioAlta PaulistaRail transportAgribusinessAlta PaulistaO tema relacionado ao transporte ferroviário se constitui em um campo bastante complexo de estudos, devendo circunscrever-se em olhares e recortes mais amplos e contextualizados, aos tempos sociais, econômicos e políticos para assim se ter um melhor entendimento deste modal. Nesta trilha, o transporte ferroviário se estrutura dentro da área de de logística e modais de transporte, mas suas interações sociais, ambientais, econômicas, culturais e históricas são muito mais amplas que seus objetivos primários de transportar cargas e pessoas. Diante disso, para se estudar e buscar a compreensão dos impactos da ferrovia sobre uma determinada região de modo geral e sobre sua população e cadeias produtivas em específico, deve-se resgatar elementos históricos, destacando-se a relevância da memória coletiva e da memória histórica,categorias distintas que permitem uma maior compreensão das relações socioeconômicas de modo geral e do agronegócio em específico dentro do recorte deste estudo. A presente pesquisa, tem como principal objetivo descrever como se estrutura a relação entre a sociedade de modo geral e do agronegócio em específico com a ferrovia em sua história e potencialidades, buscando-se resgatar a história deste modal de transporte na região da Alta Paulista por meio da memória coletiva e da memória histórica para melhor compreensão das relações sociais e econômicas, visando o bem-estar social e o aumento da competitividade no agronegócio. A metodologia adotada parte de uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo da história das ferrovias de modo geral, com aproximação do trecho da Alta Paulista em específico, utilizou-se das técnicas da exploração bibliográfica e documental. Por fim, a técnica da descrição historiográfica com convergências aos debates atuais foi utilizada para a produção das respostas aos problemas preliminarmente dispostos na pesquisa.The subject related to rail transport constitutes a very complex field of studies, and should be circumscribed in broader and contextualized views and cuts, to social, economic and political times, in order to have a better understanding of this modal. On this track, rail transport is structured within the area of logistics and transport modes, but its social, environmental, economic, cultural and historical interactions are much broader than its primary objectives of transporting cargo and people. In view of this, in order to study and seek to understand the impacts of the railroad on a given region in general and on its population and production chains in particular, historical elements must be rescued, highlighting the relevance of collective memory and historical memory., distinct categories that allow a greater understanding of socioeconomic relations in general and agribusiness in particular within the scope of this study. The main objective of this research is to describe how the relationship between society in general and agribusiness in particular with the railroad in its history and potentialities is structured, seeking to rescue the history of this mode of transport in the Alta Paulista region through through collective memory and historical memory for a better understanding of social and economic relations, aiming at social well-being and increasing competitiveness in agribusiness. The adopted methodology starts from a qualitative approach, with a descriptive character of the history of the railways in general, with an approximation of the Alta Paulista section in particular, using the techniques of bibliographical and documental exploration. Finally, the technique of historiographic description with convergences to current debates was used to produce answers to the problems preliminarily arranged in the research.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Nelson Russo deLourenzani, Wagner LuizGil, Izabel CastanhaRodrigues, Francielli Gonçalves2024-02-02T20:06:16Z2024-02-02T20:06:16Z2023-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/253163porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-27T11:31:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253163Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-02-27T11:31:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O transporte ferroviário na Alta Paulista: elementos históricos e potencialidades no agronegócio
The rail transport in Alta Paulista: historical elements and agribusiness potentialities
title O transporte ferroviário na Alta Paulista: elementos históricos e potencialidades no agronegócio
spellingShingle O transporte ferroviário na Alta Paulista: elementos históricos e potencialidades no agronegócio
Rodrigues, Francielli Gonçalves
Ferrovia
Agronegócio
Alta Paulista
Rail transport
Agribusiness
Alta Paulista
title_short O transporte ferroviário na Alta Paulista: elementos históricos e potencialidades no agronegócio
title_full O transporte ferroviário na Alta Paulista: elementos históricos e potencialidades no agronegócio
title_fullStr O transporte ferroviário na Alta Paulista: elementos históricos e potencialidades no agronegócio
title_full_unstemmed O transporte ferroviário na Alta Paulista: elementos históricos e potencialidades no agronegócio
title_sort O transporte ferroviário na Alta Paulista: elementos históricos e potencialidades no agronegócio
author Rodrigues, Francielli Gonçalves
author_facet Rodrigues, Francielli Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Nelson Russo de
Lourenzani, Wagner Luiz
Gil, Izabel Castanha
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Francielli Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ferrovia
Agronegócio
Alta Paulista
Rail transport
Agribusiness
Alta Paulista
topic Ferrovia
Agronegócio
Alta Paulista
Rail transport
Agribusiness
Alta Paulista
description O tema relacionado ao transporte ferroviário se constitui em um campo bastante complexo de estudos, devendo circunscrever-se em olhares e recortes mais amplos e contextualizados, aos tempos sociais, econômicos e políticos para assim se ter um melhor entendimento deste modal. Nesta trilha, o transporte ferroviário se estrutura dentro da área de de logística e modais de transporte, mas suas interações sociais, ambientais, econômicas, culturais e históricas são muito mais amplas que seus objetivos primários de transportar cargas e pessoas. Diante disso, para se estudar e buscar a compreensão dos impactos da ferrovia sobre uma determinada região de modo geral e sobre sua população e cadeias produtivas em específico, deve-se resgatar elementos históricos, destacando-se a relevância da memória coletiva e da memória histórica,categorias distintas que permitem uma maior compreensão das relações socioeconômicas de modo geral e do agronegócio em específico dentro do recorte deste estudo. A presente pesquisa, tem como principal objetivo descrever como se estrutura a relação entre a sociedade de modo geral e do agronegócio em específico com a ferrovia em sua história e potencialidades, buscando-se resgatar a história deste modal de transporte na região da Alta Paulista por meio da memória coletiva e da memória histórica para melhor compreensão das relações sociais e econômicas, visando o bem-estar social e o aumento da competitividade no agronegócio. A metodologia adotada parte de uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo da história das ferrovias de modo geral, com aproximação do trecho da Alta Paulista em específico, utilizou-se das técnicas da exploração bibliográfica e documental. Por fim, a técnica da descrição historiográfica com convergências aos debates atuais foi utilizada para a produção das respostas aos problemas preliminarmente dispostos na pesquisa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-24
2024-02-02T20:06:16Z
2024-02-02T20:06:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/253163
url https://hdl.handle.net/11449/253163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649780787707904