Pátria-mãe: maternidade e autobiografia no teatro, a partir de três experiências da cena paulistana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Mariela Lamberti de [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/250922
Resumo: A partir da minha experiência e inquietação como mãe e artista, nesta pesquisa me proponho a investigar pontos de cruzamento entre maternidade, autobiografia e a cena teatral contemporânea. Reflito sobre o lugar ocupado pela mãe a partir de uma perspectiva feminista, analisando o diálogo entre a cena e as dimensões estética e política dessa condição, considerando o caráter interseccional e a pluralidade de subjetividades que caracterizam a maternidade. Começo questionando a forma como a maternidade tem sido evocada em obras artísticas criadas por mulheres que escolhem usar materiais pessoais em seus processos criativos, sempre considerando a arte como um vetor capaz de enriquecer e compartilhar o campo de experiência individual e coletiva. Para tanto, me debruço sobre duas criações que flutuam entre os territórios das artes cênicas e da arte da performance: Stabat Mater, de Janaina Leite; e Mãe ou Eu também não gozei, de Letícia Bassit. Nesse percurso também apresento um trabalho artístico autoral, intitulado Pátria-mãe, com a intenção de experimentar os conceitos e procedimentos explorados na pesquisa. Os casos estudados são relevantes por causarem atravessamentos entre linguagens e entre vida e arte, o que faz com que interfiram na autonomia das artes e reinventem metodologias de trabalho. Situam-se, pois, nos limites entre real e autoficção, como reação direta às reivindicações de singularidade e não-isenção das suas poéticas. Relacionando teorias sobre arte, maternidade, feminismos, autobiografia e cena contemporânea, busco produzir um conhecimento crítico e sensível, que estimule a reflexão sobre o papel desempenhado pelas mães na sociedade atual, tendo como recorte a cena contemporânea.
id UNSP_1dab65961cb83dfc0b7c3a3fc49077b5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250922
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Pátria-mãe: maternidade e autobiografia no teatro, a partir de três experiências da cena paulistanaMotherland: motherhood and autobiography in the theater based on three performances from the São Paulo sceneAtrizes - Narrativas pessoaisMaternidadeFeminismo e arteTeatro e sociedadeA partir da minha experiência e inquietação como mãe e artista, nesta pesquisa me proponho a investigar pontos de cruzamento entre maternidade, autobiografia e a cena teatral contemporânea. Reflito sobre o lugar ocupado pela mãe a partir de uma perspectiva feminista, analisando o diálogo entre a cena e as dimensões estética e política dessa condição, considerando o caráter interseccional e a pluralidade de subjetividades que caracterizam a maternidade. Começo questionando a forma como a maternidade tem sido evocada em obras artísticas criadas por mulheres que escolhem usar materiais pessoais em seus processos criativos, sempre considerando a arte como um vetor capaz de enriquecer e compartilhar o campo de experiência individual e coletiva. Para tanto, me debruço sobre duas criações que flutuam entre os territórios das artes cênicas e da arte da performance: Stabat Mater, de Janaina Leite; e Mãe ou Eu também não gozei, de Letícia Bassit. Nesse percurso também apresento um trabalho artístico autoral, intitulado Pátria-mãe, com a intenção de experimentar os conceitos e procedimentos explorados na pesquisa. Os casos estudados são relevantes por causarem atravessamentos entre linguagens e entre vida e arte, o que faz com que interfiram na autonomia das artes e reinventem metodologias de trabalho. Situam-se, pois, nos limites entre real e autoficção, como reação direta às reivindicações de singularidade e não-isenção das suas poéticas. Relacionando teorias sobre arte, maternidade, feminismos, autobiografia e cena contemporânea, busco produzir um conhecimento crítico e sensível, que estimule a reflexão sobre o papel desempenhado pelas mães na sociedade atual, tendo como recorte a cena contemporânea.Based on my experience and concern as a mother and artist, in this research I propose to investigate the links between motherhood, autobiography and the contemporary theater scene. I reflect on the place occupied by the mother from a feminist perspective, analyzing the dialogue between the scene and the aesthetic and political dimensions of this condition, considering the intersectional character and the plurality of subjectivities that characterize motherhood. I begin by questioning the way in which motherhood has been evoked in artistic works created by women who choose to use personal materials in their creative processes, always considering art as a tool capable of enriching and sharing individual and collective experiences. To do so, I focus on two creations that fluctuate between the territories of performing arts and performance art: Stabat Mater, by Janaina Leite; and Mother or I Also Didn't Come, by Letícia Bassit. Along the way, I also present an authorial work titled Pátria-mãe, with the intention of experimenting with the concepts and procedures I explored in this research. The cases I study in this thesis are relevant because they create points of contact across languages and between life and art, which causes them to interfere with the autonomy of the arts and reinvent work methodologies. They are situated, therefore, on the borders between real and self-fiction, as a direct reaction to the claims of singularity and non-exemption of their poetics. Relating theories on art, motherhood, feminisms, autobiography and the contemporary scene, my aim is to produce critical and sensitive knowledge that encourages reflection on the role played by artist mothers in today's society.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romano, Lucia Regina Vieira [UNESP]Abreu, Mariela Lamberti de [UNESP]2023-10-09T15:15:52Z2023-10-09T15:15:52Z2023-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfABREU, Mariela Lamberti de. Pátria-mãe: maternidade e autobiografia no teatro a partir de três experiências da cena paulistana. 2023. 193 f. Tese (Doutorado em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.https://hdl.handle.net/11449/25092205438846959437870000-0002-0966-9531porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-10T06:00:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250922Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:35:29.857895Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pátria-mãe: maternidade e autobiografia no teatro, a partir de três experiências da cena paulistana
Motherland: motherhood and autobiography in the theater based on three performances from the São Paulo scene
title Pátria-mãe: maternidade e autobiografia no teatro, a partir de três experiências da cena paulistana
spellingShingle Pátria-mãe: maternidade e autobiografia no teatro, a partir de três experiências da cena paulistana
Abreu, Mariela Lamberti de [UNESP]
Atrizes - Narrativas pessoais
Maternidade
Feminismo e arte
Teatro e sociedade
title_short Pátria-mãe: maternidade e autobiografia no teatro, a partir de três experiências da cena paulistana
title_full Pátria-mãe: maternidade e autobiografia no teatro, a partir de três experiências da cena paulistana
title_fullStr Pátria-mãe: maternidade e autobiografia no teatro, a partir de três experiências da cena paulistana
title_full_unstemmed Pátria-mãe: maternidade e autobiografia no teatro, a partir de três experiências da cena paulistana
title_sort Pátria-mãe: maternidade e autobiografia no teatro, a partir de três experiências da cena paulistana
author Abreu, Mariela Lamberti de [UNESP]
author_facet Abreu, Mariela Lamberti de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romano, Lucia Regina Vieira [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Mariela Lamberti de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Atrizes - Narrativas pessoais
Maternidade
Feminismo e arte
Teatro e sociedade
topic Atrizes - Narrativas pessoais
Maternidade
Feminismo e arte
Teatro e sociedade
description A partir da minha experiência e inquietação como mãe e artista, nesta pesquisa me proponho a investigar pontos de cruzamento entre maternidade, autobiografia e a cena teatral contemporânea. Reflito sobre o lugar ocupado pela mãe a partir de uma perspectiva feminista, analisando o diálogo entre a cena e as dimensões estética e política dessa condição, considerando o caráter interseccional e a pluralidade de subjetividades que caracterizam a maternidade. Começo questionando a forma como a maternidade tem sido evocada em obras artísticas criadas por mulheres que escolhem usar materiais pessoais em seus processos criativos, sempre considerando a arte como um vetor capaz de enriquecer e compartilhar o campo de experiência individual e coletiva. Para tanto, me debruço sobre duas criações que flutuam entre os territórios das artes cênicas e da arte da performance: Stabat Mater, de Janaina Leite; e Mãe ou Eu também não gozei, de Letícia Bassit. Nesse percurso também apresento um trabalho artístico autoral, intitulado Pátria-mãe, com a intenção de experimentar os conceitos e procedimentos explorados na pesquisa. Os casos estudados são relevantes por causarem atravessamentos entre linguagens e entre vida e arte, o que faz com que interfiram na autonomia das artes e reinventem metodologias de trabalho. Situam-se, pois, nos limites entre real e autoficção, como reação direta às reivindicações de singularidade e não-isenção das suas poéticas. Relacionando teorias sobre arte, maternidade, feminismos, autobiografia e cena contemporânea, busco produzir um conhecimento crítico e sensível, que estimule a reflexão sobre o papel desempenhado pelas mães na sociedade atual, tendo como recorte a cena contemporânea.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-09T15:15:52Z
2023-10-09T15:15:52Z
2023-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ABREU, Mariela Lamberti de. Pátria-mãe: maternidade e autobiografia no teatro a partir de três experiências da cena paulistana. 2023. 193 f. Tese (Doutorado em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/250922
0543884695943787
0000-0002-0966-9531
identifier_str_mv ABREU, Mariela Lamberti de. Pátria-mãe: maternidade e autobiografia no teatro a partir de três experiências da cena paulistana. 2023. 193 f. Tese (Doutorado em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.
0543884695943787
0000-0002-0966-9531
url https://hdl.handle.net/11449/250922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128251247198208