Leitura e cidadania: duas páginas de um mesmo livro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestre, Giane [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Galvão, Viviane [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143677
Resumo: Introdução: Exercer cidadania é também saber participar em atividades de grupos com base em critérios éticos, isentos de interesses meramente pessoais, exige o desenvolvimento de capacidades diferenciadas de compreender o mundo. Contribuir para que isso ocorra impõe o ensino da leitura em uma perspectiva social desde muito cedo, quando as crianças ingressam no sistema escolar, exercícios de reflexão e interpretação da realidade humana, o que não têm sido realizado na escola. Contrariamente, na escola, os professores impõem a leitura de livros escolhidos segundo critérios acadêmicos tradicionais, próprios da cultura formal tornando o ato de ler pouco significativo e prazeroso. As conseqüências disso se mostram em resultados como os do exame internacional (PISA) realizado em 2003, que apontam estudantes de 8ª série sem compreensão mínima de leitura. Objetivos: Convictos disso e da necessidade de contribuirmos para a transformação desta realidade, elaboramos um projeto cultural voltado para a formação de leitores críticos com crianças na faixa etária entre 6 e 12 anos. Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento da capacidade de ler, interpretar e refletir. Métodos: Com este objetivo, nos reunimos aos sábados, das 9:30hs às 11:30hs da manhã em uma livraria da cidade que dispõe de um espaço físico voltado para a exposição de obras artísticas (fotografias, quadros e desenhos de artistas plásticos). Neste local as próprias crianças selecionam os livros ou as obras a serem lidas por elas e, com a nossa mediação, realizam exercícios de reflexão, interpretação e representação. No caso da leitura ser a de um livro, nós a realizamos, primeiramente, em voz alta, procurando sempre esclarecer termos de difícil compreensão, estimulando a participação voluntária e ativa das crianças em exercícios de reflexão e interpretação do tema abordado. A seguir solicitamos que representem (livremente e em folhas de papel sulfite) o assunto lido, que elaborem textos escritos, desenhos ou ambos combinados. Os resultados são expostos na própria livraria e avaliados pelas próprias crianças que votam naqueles que melhor representam o assunto. Resultados: Os resultados deste projeto vêm mostrando que as crianças desenvolvem capacidades novas de leitura da realidade, passam a compreender a relação entre o mundo e os modos de representá-lo, interpretá-lo e de comunicá-lo, aprendem a argumentar e a estruturar melhor as suas idéias, passam a julgar de modo mais ético os resultados dos trabalhos do grupo, a utilizar critérios mais técnicos, ou seja, abandonam a tendência natural de escolherem os seus próprios trabalhos após aprenderem a reconhecer a qualidade dos demais, exercendo, desta forma, cidadania.
id UNSP_1e6003df66e4c8c03a8c72b62aa8f6b9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143677
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Leitura e cidadania: duas páginas de um mesmo livroIntrodução: Exercer cidadania é também saber participar em atividades de grupos com base em critérios éticos, isentos de interesses meramente pessoais, exige o desenvolvimento de capacidades diferenciadas de compreender o mundo. Contribuir para que isso ocorra impõe o ensino da leitura em uma perspectiva social desde muito cedo, quando as crianças ingressam no sistema escolar, exercícios de reflexão e interpretação da realidade humana, o que não têm sido realizado na escola. Contrariamente, na escola, os professores impõem a leitura de livros escolhidos segundo critérios acadêmicos tradicionais, próprios da cultura formal tornando o ato de ler pouco significativo e prazeroso. As conseqüências disso se mostram em resultados como os do exame internacional (PISA) realizado em 2003, que apontam estudantes de 8ª série sem compreensão mínima de leitura. Objetivos: Convictos disso e da necessidade de contribuirmos para a transformação desta realidade, elaboramos um projeto cultural voltado para a formação de leitores críticos com crianças na faixa etária entre 6 e 12 anos. Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento da capacidade de ler, interpretar e refletir. Métodos: Com este objetivo, nos reunimos aos sábados, das 9:30hs às 11:30hs da manhã em uma livraria da cidade que dispõe de um espaço físico voltado para a exposição de obras artísticas (fotografias, quadros e desenhos de artistas plásticos). Neste local as próprias crianças selecionam os livros ou as obras a serem lidas por elas e, com a nossa mediação, realizam exercícios de reflexão, interpretação e representação. No caso da leitura ser a de um livro, nós a realizamos, primeiramente, em voz alta, procurando sempre esclarecer termos de difícil compreensão, estimulando a participação voluntária e ativa das crianças em exercícios de reflexão e interpretação do tema abordado. A seguir solicitamos que representem (livremente e em folhas de papel sulfite) o assunto lido, que elaborem textos escritos, desenhos ou ambos combinados. Os resultados são expostos na própria livraria e avaliados pelas próprias crianças que votam naqueles que melhor representam o assunto. Resultados: Os resultados deste projeto vêm mostrando que as crianças desenvolvem capacidades novas de leitura da realidade, passam a compreender a relação entre o mundo e os modos de representá-lo, interpretá-lo e de comunicá-lo, aprendem a argumentar e a estruturar melhor as suas idéias, passam a julgar de modo mais ético os resultados dos trabalhos do grupo, a utilizar critérios mais técnicos, ou seja, abandonam a tendência natural de escolherem os seus próprios trabalhos após aprenderem a reconhecer a qualidade dos demais, exercendo, desta forma, cidadania.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silvestre, Giane [UNESP]Galvão, Viviane [UNESP]2016-09-01T13:58:27Z2016-09-01T13:58:27Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject027application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 027http://hdl.handle.net/11449/1436772005-027-silvestre.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-08T06:21:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143677Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-08T06:21:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e cidadania: duas páginas de um mesmo livro
title Leitura e cidadania: duas páginas de um mesmo livro
spellingShingle Leitura e cidadania: duas páginas de um mesmo livro
Silvestre, Giane [UNESP]
title_short Leitura e cidadania: duas páginas de um mesmo livro
title_full Leitura e cidadania: duas páginas de um mesmo livro
title_fullStr Leitura e cidadania: duas páginas de um mesmo livro
title_full_unstemmed Leitura e cidadania: duas páginas de um mesmo livro
title_sort Leitura e cidadania: duas páginas de um mesmo livro
author Silvestre, Giane [UNESP]
author_facet Silvestre, Giane [UNESP]
Galvão, Viviane [UNESP]
author_role author
author2 Galvão, Viviane [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvestre, Giane [UNESP]
Galvão, Viviane [UNESP]
description Introdução: Exercer cidadania é também saber participar em atividades de grupos com base em critérios éticos, isentos de interesses meramente pessoais, exige o desenvolvimento de capacidades diferenciadas de compreender o mundo. Contribuir para que isso ocorra impõe o ensino da leitura em uma perspectiva social desde muito cedo, quando as crianças ingressam no sistema escolar, exercícios de reflexão e interpretação da realidade humana, o que não têm sido realizado na escola. Contrariamente, na escola, os professores impõem a leitura de livros escolhidos segundo critérios acadêmicos tradicionais, próprios da cultura formal tornando o ato de ler pouco significativo e prazeroso. As conseqüências disso se mostram em resultados como os do exame internacional (PISA) realizado em 2003, que apontam estudantes de 8ª série sem compreensão mínima de leitura. Objetivos: Convictos disso e da necessidade de contribuirmos para a transformação desta realidade, elaboramos um projeto cultural voltado para a formação de leitores críticos com crianças na faixa etária entre 6 e 12 anos. Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento da capacidade de ler, interpretar e refletir. Métodos: Com este objetivo, nos reunimos aos sábados, das 9:30hs às 11:30hs da manhã em uma livraria da cidade que dispõe de um espaço físico voltado para a exposição de obras artísticas (fotografias, quadros e desenhos de artistas plásticos). Neste local as próprias crianças selecionam os livros ou as obras a serem lidas por elas e, com a nossa mediação, realizam exercícios de reflexão, interpretação e representação. No caso da leitura ser a de um livro, nós a realizamos, primeiramente, em voz alta, procurando sempre esclarecer termos de difícil compreensão, estimulando a participação voluntária e ativa das crianças em exercícios de reflexão e interpretação do tema abordado. A seguir solicitamos que representem (livremente e em folhas de papel sulfite) o assunto lido, que elaborem textos escritos, desenhos ou ambos combinados. Os resultados são expostos na própria livraria e avaliados pelas próprias crianças que votam naqueles que melhor representam o assunto. Resultados: Os resultados deste projeto vêm mostrando que as crianças desenvolvem capacidades novas de leitura da realidade, passam a compreender a relação entre o mundo e os modos de representá-lo, interpretá-lo e de comunicá-lo, aprendem a argumentar e a estruturar melhor as suas idéias, passam a julgar de modo mais ético os resultados dos trabalhos do grupo, a utilizar critérios mais técnicos, ou seja, abandonam a tendência natural de escolherem os seus próprios trabalhos após aprenderem a reconhecer a qualidade dos demais, exercendo, desta forma, cidadania.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:27Z
2016-09-01T13:58:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 027
http://hdl.handle.net/11449/143677
2005-027-silvestre.pdf
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143677
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 027
2005-027-silvestre.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 027
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046851638722560