A relação de orientação acadêmica em artigos científicos em coautoria: uma análise da autoria dupla em periódicos brasileiros da ciência da informação (2019-2022)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Camila
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252304
Resumo: A colaboração entre pesquisadores para produzir novos conhecimentos vem crescendo e se tornando cada vez mais significativa na comunidade científica, podendo ter diversas razões, e dentre os possíveis motivos, está a orientação acadêmica. Partindo disso, objetiva-se analisar essa relação de orientação na produção científica em autoria dupla no campo da Ciência da Informação no Brasil. Para isso, foram coletados os dados referentes às autorias dos artigos publicados entre 2019 e 2022 de periódicos brasileiros; em casos de dupla autoria, por meio dos nomes dos autores, foi verificado em seus currículos Lattes a presença de uma orientação entre si durante suas vidas acadêmicas, sendo a orientação anterior ou posterior à publicação do artigo. Ao identificar as autorias duplas envolvendo a relação de orientação acadêmica, observou-se ainda a ordem dos nomes dos autores e o nível acadêmico do aluno. Como resultado, foi possível constatar uma alta incidência de publicações em coautoria nos periódicos brasileiros da Ciência da Informação, principalmente tratando-se de de dupla autoria envolvendo pesquisadores com um histórico de orientação acadêmica entre si; e nestes casos, a grande maioria traz o nome do aluno orientando como autor principal na linha de autoria, sendo seguido pelo nome do orientador como último citado. Foi possível comparar também os resultados deste trabalho com os resultados de trabalhos com temáticas semelhantes, como os realizados por Oliveira (2019) e Hilário (2015). Por fim, foram observadas curvas de queda e/ou aumento muito destoantes da quantidade de artigos publicados em alguns periódicos nos anos de 2021-2022, que foram períodos atípicos devido à pandemia de Covid-19, o que pode e deve ser observado com mais atenção em estudos futuros.
id UNSP_1e61eb62f0ab43f67966d4e89c3a8a2b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252304
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A relação de orientação acadêmica em artigos científicos em coautoria: uma análise da autoria dupla em periódicos brasileiros da ciência da informação (2019-2022)The academic supervision relationship in co-authored scientific articles: an analysis of dual authorship in Brazilian journals of information science (2019-2022)BibliometriaColaboração científicaCo-autoriaOrientação acadêmicaOrdem de autoriaBibliometricsScientific collaborationCo-authorshipAcademic mentorshipAuthorship orderA colaboração entre pesquisadores para produzir novos conhecimentos vem crescendo e se tornando cada vez mais significativa na comunidade científica, podendo ter diversas razões, e dentre os possíveis motivos, está a orientação acadêmica. Partindo disso, objetiva-se analisar essa relação de orientação na produção científica em autoria dupla no campo da Ciência da Informação no Brasil. Para isso, foram coletados os dados referentes às autorias dos artigos publicados entre 2019 e 2022 de periódicos brasileiros; em casos de dupla autoria, por meio dos nomes dos autores, foi verificado em seus currículos Lattes a presença de uma orientação entre si durante suas vidas acadêmicas, sendo a orientação anterior ou posterior à publicação do artigo. Ao identificar as autorias duplas envolvendo a relação de orientação acadêmica, observou-se ainda a ordem dos nomes dos autores e o nível acadêmico do aluno. Como resultado, foi possível constatar uma alta incidência de publicações em coautoria nos periódicos brasileiros da Ciência da Informação, principalmente tratando-se de de dupla autoria envolvendo pesquisadores com um histórico de orientação acadêmica entre si; e nestes casos, a grande maioria traz o nome do aluno orientando como autor principal na linha de autoria, sendo seguido pelo nome do orientador como último citado. Foi possível comparar também os resultados deste trabalho com os resultados de trabalhos com temáticas semelhantes, como os realizados por Oliveira (2019) e Hilário (2015). Por fim, foram observadas curvas de queda e/ou aumento muito destoantes da quantidade de artigos publicados em alguns periódicos nos anos de 2021-2022, que foram períodos atípicos devido à pandemia de Covid-19, o que pode e deve ser observado com mais atenção em estudos futuros.A collaboration together with researchers to produce new knowledge is growing and becoming increasingly significant in the scientific community, with various potential reasons, including academic mentorship. In light of this, the objective is to analyze the relationship between academic mentorship and scientific production in dual-authorship articles in the field of Information Science in Brazil. To achieve this, data pertaining to the authorship of articles published between 2019 and 2022 in Brazilian journals was collected. In cases of dual authorship, through the authors' names, it was verified in their Lattes CVs whether there was a mentorship relationship between them during their academic lives, whether preceding or following the article's publication. Upon identifying dual authorships involving academic mentorship, the order of author names and the academic level of the mentee were also observed. As a result, a high incidence of co-authored publications in Brazilian Information Science journals was observed, particularly in cases of dual authorship involving researchers with a history of academic mentorship between them. In these instances, the majority featured the mentee's name as the lead author, followed by the mentor's name as the last mentioned. A comparison of the results of this study with similar thematic studies, such as those conducted by Oliveira (2019) and Hilário (2015), was also possible. Finally, distinct curves of decline and/or increase in the quantity of articles published in some journals were observed in the years 2021-2022, which were atypical periods due to the Covid-19 pandemic, warranting closer attention in future studies.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grácio, Maria Cláudia Cabrini [UNESP]Lopes, Camila2024-01-02T20:02:30Z2024-01-02T20:02:30Z2023-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLOPES, Camila. A relação de orientação acadêmica em artigos científicos em coautoria: uma análise da autoria dupla em periódicos brasileiros da Ciência da Informação (2019-2022). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-03T06:08:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252304Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-03T06:08:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação de orientação acadêmica em artigos científicos em coautoria: uma análise da autoria dupla em periódicos brasileiros da ciência da informação (2019-2022)
The academic supervision relationship in co-authored scientific articles: an analysis of dual authorship in Brazilian journals of information science (2019-2022)
title A relação de orientação acadêmica em artigos científicos em coautoria: uma análise da autoria dupla em periódicos brasileiros da ciência da informação (2019-2022)
spellingShingle A relação de orientação acadêmica em artigos científicos em coautoria: uma análise da autoria dupla em periódicos brasileiros da ciência da informação (2019-2022)
Lopes, Camila
Bibliometria
Colaboração científica
Co-autoria
Orientação acadêmica
Ordem de autoria
Bibliometrics
Scientific collaboration
Co-authorship
Academic mentorship
Authorship order
title_short A relação de orientação acadêmica em artigos científicos em coautoria: uma análise da autoria dupla em periódicos brasileiros da ciência da informação (2019-2022)
title_full A relação de orientação acadêmica em artigos científicos em coautoria: uma análise da autoria dupla em periódicos brasileiros da ciência da informação (2019-2022)
title_fullStr A relação de orientação acadêmica em artigos científicos em coautoria: uma análise da autoria dupla em periódicos brasileiros da ciência da informação (2019-2022)
title_full_unstemmed A relação de orientação acadêmica em artigos científicos em coautoria: uma análise da autoria dupla em periódicos brasileiros da ciência da informação (2019-2022)
title_sort A relação de orientação acadêmica em artigos científicos em coautoria: uma análise da autoria dupla em periódicos brasileiros da ciência da informação (2019-2022)
author Lopes, Camila
author_facet Lopes, Camila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grácio, Maria Cláudia Cabrini [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliometria
Colaboração científica
Co-autoria
Orientação acadêmica
Ordem de autoria
Bibliometrics
Scientific collaboration
Co-authorship
Academic mentorship
Authorship order
topic Bibliometria
Colaboração científica
Co-autoria
Orientação acadêmica
Ordem de autoria
Bibliometrics
Scientific collaboration
Co-authorship
Academic mentorship
Authorship order
description A colaboração entre pesquisadores para produzir novos conhecimentos vem crescendo e se tornando cada vez mais significativa na comunidade científica, podendo ter diversas razões, e dentre os possíveis motivos, está a orientação acadêmica. Partindo disso, objetiva-se analisar essa relação de orientação na produção científica em autoria dupla no campo da Ciência da Informação no Brasil. Para isso, foram coletados os dados referentes às autorias dos artigos publicados entre 2019 e 2022 de periódicos brasileiros; em casos de dupla autoria, por meio dos nomes dos autores, foi verificado em seus currículos Lattes a presença de uma orientação entre si durante suas vidas acadêmicas, sendo a orientação anterior ou posterior à publicação do artigo. Ao identificar as autorias duplas envolvendo a relação de orientação acadêmica, observou-se ainda a ordem dos nomes dos autores e o nível acadêmico do aluno. Como resultado, foi possível constatar uma alta incidência de publicações em coautoria nos periódicos brasileiros da Ciência da Informação, principalmente tratando-se de de dupla autoria envolvendo pesquisadores com um histórico de orientação acadêmica entre si; e nestes casos, a grande maioria traz o nome do aluno orientando como autor principal na linha de autoria, sendo seguido pelo nome do orientador como último citado. Foi possível comparar também os resultados deste trabalho com os resultados de trabalhos com temáticas semelhantes, como os realizados por Oliveira (2019) e Hilário (2015). Por fim, foram observadas curvas de queda e/ou aumento muito destoantes da quantidade de artigos publicados em alguns periódicos nos anos de 2021-2022, que foram períodos atípicos devido à pandemia de Covid-19, o que pode e deve ser observado com mais atenção em estudos futuros.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11
2024-01-02T20:02:30Z
2024-01-02T20:02:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Camila. A relação de orientação acadêmica em artigos científicos em coautoria: uma análise da autoria dupla em periódicos brasileiros da Ciência da Informação (2019-2022). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252304
identifier_str_mv LOPES, Camila. A relação de orientação acadêmica em artigos científicos em coautoria: uma análise da autoria dupla em periódicos brasileiros da Ciência da Informação (2019-2022). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964939356471296