Parâmetros de controle de túneis mecanizados escavados em maciços intemperizados: metrô de São Paulo, Linha 5 - Lilás (lote 3)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204518 |
Resumo: | A utilização de máquinas pressurizadas do tipo EPB - Earth Pressure Balance para a escavação de túneis em áreas urbanas é ainda bastante escassa no Brasil. Apesar de ser considerada uma técnica de escavação segura e apresentar bom desempenho tanto em maciços terrosos quanto rochosos, a escavação pode se tornar bastante desafiadora e complexa em condições de frente mista. No presente estudo, analisou-se os dados geológicos e os parâmetros de escavação de um trecho da Via 2 do Lote 3 da Linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo, compreendido entre a estação Campo Belo e o PVSE Jesuíno Maciel. Este trecho representa uma das primeiras experiências em frente mista com tuneladoras EPB no Brasil. Sua escavação apresentou taxa de avanço média de 7,7 m/dia, na qual foram interceptados gnaisses, saprólitos e solos residuais em diferentes proporções. Os resultados mostram como os parâmetros de escavação estão diretamente associados ao tipo de material escavado. Os trechos em frente mista transicional provocaram diversos impactos negativos na escavação, como os descritos em outros projetos. Finalmente, os resultados também indicaram que o torque operacional instalado no equipamento foi insuficiente para a escavação do trecho estudado. |
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Parâmetros de controle de túneis mecanizados escavados em maciços intemperizados: metrô de São Paulo, Linha 5 - Lilás (lote 3)Mechanized tunnels control parameters excavated in weathered rocks: São Paulo Metro, Line 5 - Lilac (Lot 3)TBMMixed faceLithological profileExcavation parametersEPBFace mistaPerfil litológicoParâmetros de escavaçãoA utilização de máquinas pressurizadas do tipo EPB - Earth Pressure Balance para a escavação de túneis em áreas urbanas é ainda bastante escassa no Brasil. Apesar de ser considerada uma técnica de escavação segura e apresentar bom desempenho tanto em maciços terrosos quanto rochosos, a escavação pode se tornar bastante desafiadora e complexa em condições de frente mista. No presente estudo, analisou-se os dados geológicos e os parâmetros de escavação de um trecho da Via 2 do Lote 3 da Linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo, compreendido entre a estação Campo Belo e o PVSE Jesuíno Maciel. Este trecho representa uma das primeiras experiências em frente mista com tuneladoras EPB no Brasil. Sua escavação apresentou taxa de avanço média de 7,7 m/dia, na qual foram interceptados gnaisses, saprólitos e solos residuais em diferentes proporções. Os resultados mostram como os parâmetros de escavação estão diretamente associados ao tipo de material escavado. Os trechos em frente mista transicional provocaram diversos impactos negativos na escavação, como os descritos em outros projetos. Finalmente, os resultados também indicaram que o torque operacional instalado no equipamento foi insuficiente para a escavação do trecho estudado.The use of EPB - Earth Pressure Balance shields is still very modest on tunneling in urban areas in Brazil. Despite considered a safe method and presenting good performance in soil excavation, the operation can become quite complex and challenging in mixed face conditions. In this study, were analyzed the geological data and excavation parameters of a stretch of Route 2 (Lot 3) of São Paulo Metro Line 5 - Lilac, between Campo Belo Station and PVSE Jesuíno Maciel. This stretch represents one of the first experiences in mixed face in Brazil excavated with pressurized shield machines. The excavation performed an average advance rate of 7.7 m/day and intercepted different proportions of gneisses, saprolites and residual soils. The results show how the excavation parameters are associated with the type of geological material. The intervals excavated in mixed transitional ground conditions caused several negative impacts in the excavation process, similarly to what is described in other projects. Finally, the results also indicate the operating torque installed in the equipment was insufficient for the excavation of the stretch.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001CNPq: 133310/2019-1Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hartwig, Marcos EduardoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Flamínio Filho, Luís Cesar Esteves2021-04-27T14:27:42Z2021-04-27T14:27:42Z2021-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20451833004137036P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-20T06:07:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204518Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:27:43.364837Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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