A (meta)linguagem para explicação gramatical em língua inglesa: subsídios para elaboração de tarefas do teste oral do EPPLE (Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/141886 |
Resumo: | Este trabalho, inserido na área de avaliação de proficiência de professores de língua estrangeira, investigou o uso da metalinguagem para explicação gramatical em língua inglesa a partir de dados coletados em contexto real de uso da língua em dois cursos de Licenciatura em Letras. Os objetivos centrais desta pesquisa foram: (1) discutir o uso da metalinguagem em dois contextos de formação de professores de língua estrangeira e o desenvolvimento da competência metalinguística de futuros professores; (2) caracterizar a explicação gramatical em língua inglesa pela análise de sua estrutura textual, a partir de amostras de falas de professores e alunos em aulas, seminários e teste oral do EPPLE (Exame de Proficiência para Professores de Línguas Estrangeiras) e (3) propor um quadro de especificações de teste para a elaboração de tarefas do teste oral do EPPLE que contemplem a explicação gramatical. Para alcançar esses objetivos, foi realizada a descrição de aulas de língua inglesa coletadas nos dois cursos de formação de professores de língua estrangeira, de modo a obter um panorama do uso da metalinguagem para explicação gramatical. Foram também analisados trechos de seminários apresentados pelos alunos professores em formação e trechos de gravações do desempenho dos alunos no teste oral do EPPLE, aplicado nos anos de 2012 e 2013. A esse conjunto de dados, em uma primeira etapa, aplicamos uma metodologia baseada na Linguística Sistêmico-Funcional, de análise da estrutura esquemática (EGGINS, 2012) para a caracterização da explicação gramatical. Observamos uma estrutura típica na realização da explicação gramatical nos três tipos de eventos comunicativos analisados (aulas, seminários e teste oral), marcada especialmente pela descrição do uso linguístico e pela exemplificação, além de outros elementos secundários, como fornecimento de prática e elicitação de participação dos alunos pelo professor. Tendo em vista a recorrência da explicação gramatical nos dados e dos elementos que compõem sua estrutura esquemática, foi possível afirmar seu lugar no domínio de linguagem específico do professor. Foi apresentado também um levantamento do léxico empregado por (futuros) professores no fornecimento da explicação gramatical, capaz de auxiliar na elaboração e na avaliação das tarefas orais. A segunda etapa deste estudo foi dedicada à discussão sobre especificações de teste, com base na literatura da área de avaliação de língua (por ex. FULCHER; DAVIDSON, 2007; O’SULLIVAN, 2012); à descrição do construto do EPPLE, com base em estudos e publicações realizadas no escopo do projeto desse exame (por ex. CONSOLO et al, 2009, 2010; CONSOLO E TEIXEIRA DA SILVA, 2007, 2014; ANCHIETA, 2015); e, por fim, à criação de especificações de teste para elaboração de tarefas para o teste oral do EPPLE. A caracterização da explicação gramatical, desenvolvida na primeira etapa de análise dos dados, permitiu delimitar traços específicos desse uso da metalinguagem possíveis de serem incluídos em tarefas de teste e em critérios de avaliação da proficiência oral em língua inglesa. Com este estudo, esperamos contribuir para a descrição do domínio de linguagem do professor de LE, para documentação do EPPLE e para o desenvolvimento de materiais de teste direcionados a elaboradores e avaliadores do exame. |
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A (meta)linguagem para explicação gramatical em língua inglesa: subsídios para elaboração de tarefas do teste oral do EPPLE (Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira)(Meta)language for grammatical explanation in English: subsidies for oral task development in EPPLE (Proficiency Examination for Foreign Language Teachers)AvaliaçãoProficiência oralEPPLEMetalinguagemExplicação gramaticalAssessmentOral proficiencyMetalanguageGrammatical explanationEste trabalho, inserido na área de avaliação de proficiência de professores de língua estrangeira, investigou o uso da metalinguagem para explicação gramatical em língua inglesa a partir de dados coletados em contexto real de uso da língua em dois cursos de Licenciatura em Letras. Os objetivos centrais desta pesquisa foram: (1) discutir o uso da metalinguagem em dois contextos de formação de professores de língua estrangeira e o desenvolvimento da competência metalinguística de futuros professores; (2) caracterizar a explicação gramatical em língua inglesa pela análise de sua estrutura textual, a partir de amostras de falas de professores e alunos em aulas, seminários e teste oral do EPPLE (Exame de Proficiência para Professores de Línguas Estrangeiras) e (3) propor um quadro de especificações de teste para a elaboração de tarefas do teste oral do EPPLE que contemplem a explicação gramatical. Para alcançar esses objetivos, foi realizada a descrição de aulas de língua inglesa coletadas nos dois cursos de formação de professores de língua estrangeira, de modo a obter um panorama do uso da metalinguagem para explicação gramatical. Foram também analisados trechos de seminários apresentados pelos alunos professores em formação e trechos de gravações do desempenho dos alunos no teste oral do EPPLE, aplicado nos anos de 2012 e 2013. A esse conjunto de dados, em uma primeira etapa, aplicamos uma metodologia baseada na Linguística Sistêmico-Funcional, de análise da estrutura esquemática (EGGINS, 2012) para a caracterização da explicação gramatical. Observamos uma estrutura típica na realização da explicação gramatical nos três tipos de eventos comunicativos analisados (aulas, seminários e teste oral), marcada especialmente pela descrição do uso linguístico e pela exemplificação, além de outros elementos secundários, como fornecimento de prática e elicitação de participação dos alunos pelo professor. Tendo em vista a recorrência da explicação gramatical nos dados e dos elementos que compõem sua estrutura esquemática, foi possível afirmar seu lugar no domínio de linguagem específico do professor. Foi apresentado também um levantamento do léxico empregado por (futuros) professores no fornecimento da explicação gramatical, capaz de auxiliar na elaboração e na avaliação das tarefas orais. A segunda etapa deste estudo foi dedicada à discussão sobre especificações de teste, com base na literatura da área de avaliação de língua (por ex. FULCHER; DAVIDSON, 2007; O’SULLIVAN, 2012); à descrição do construto do EPPLE, com base em estudos e publicações realizadas no escopo do projeto desse exame (por ex. CONSOLO et al, 2009, 2010; CONSOLO E TEIXEIRA DA SILVA, 2007, 2014; ANCHIETA, 2015); e, por fim, à criação de especificações de teste para elaboração de tarefas para o teste oral do EPPLE. A caracterização da explicação gramatical, desenvolvida na primeira etapa de análise dos dados, permitiu delimitar traços específicos desse uso da metalinguagem possíveis de serem incluídos em tarefas de teste e em critérios de avaliação da proficiência oral em língua inglesa. Com este estudo, esperamos contribuir para a descrição do domínio de linguagem do professor de LE, para documentação do EPPLE e para o desenvolvimento de materiais de teste direcionados a elaboradores e avaliadores do exame.This study, inserted in the area of language testing, investigates the use of metalanguage for grammatical explanation in English from data collected in contexts of real language use in two undergraduate language courses in Brazil. The main objectives of this research study are: (1) to discuss the use of metalanguage in two different contexts of foreign language teacher education and the development of metalinguistic competence of teachers-to-be; (2) to study grammatical explanation in English through analysis of its textual structure, based on samples of teachers’ oral language in lessons, oral presentations and the oral test of EPPLE (Proficiency Examination for Foreign Language Teachers), and (3) propose a test specifications sheet for the development of tasks for the EPPLE oral component that include grammatical explanation. In order to achieve these objectives, we described a number of English lessons observed in the two language university courses and analyzed excerpts from students’ oral presentations and from their performance in the EPPLE oral test, in 2012 and 2013. For the first part of data analysis, we used a methodology based on Systemic Functional Linguistics, for describing the schematic structure (EGGINS, 2012) of the grammatical explanation. We observed a structure that is typical in the performance of grammatical explanation in the three kinds of communicative events studied (lessons, oral presentations and oral test), which is marked especially by the description of the linguistic use and by the use of examples. Moreover, secondary elements of the schematic structure are the provision of practice and teachers’ elicitation of students’ participation. Considering the recurrence of grammatical explanation in the data and its structural elements, it is possible to assert its place in foreign language teachers’ specific linguistic domain. We also mapped the lexicon used by teachers in giving grammatical explanation to students, which is believed to bring benefits for task development and scoring. The second phase of this study consists of discussions about test specifications, based on the literature on language testing (for instance, Fulcher & Davidson, 2007; O’Sullivan, 2012); description of EPPLE construct, based on studies and publications in the scope of this examination project (for instance, Consolo et al, 2009, 2010, Consolo & Teixeira da Silva, 2007, 2014, Anchieta, 2015); and finally the design of test specifications for the development of tasks for the EPPLE oral test. The study of the grammatical explanation textual characteristics permitted us to delineate specific traits of this metalinguistic use which could be included in test tasks and in criteria for English oral proficiency assessment. With this research study, we intend to contribute to the description of the language domain of foreign language teachers, to the EPPLE documentation and to the generation of test materials aimed at the EPPLE developers and examiners.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Consolo, Douglas [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Aline Mara [UNESP]2016-07-20T13:56:22Z2016-07-20T13:56:22Z2016-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14188600087179033004153069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-01T06:08:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141886Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:34:44.658494Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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