Revolução dentro da ordem e contra a ordem: o pensamento educacional de Florestan Fernandes (1959-1994)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251502 |
Resumo: | A presente pesquisa visou analisar quais foram os marcos do desenvolvimento do pensamento educacional em Florestan Fernandes entre os anos de 1959 a 1994. A pesquisa é de natureza teórica e baseou-se em todos os livros e artigos escritos pelo autor dentro da temática educacional no período delimitado, além de seus intérpretes. Como procedimentos técnicos metodológicos, aplicou-se a pesquisa bibliográfica e documental. Os eixos elencados para a análise da obra educacional do autor foram: a) o trabalho do professor em uma sociedade subdesenvolvida, b) a escola pública e os dilemas históricos brasileiros e c) a relação entre escola e formação da democracia. Entre os anos de 1959 a 1994, Florestan Fernandes militou em defesa da escola pública, de modo revolucionário tanto dentro da ordem (nas décadas de 1950 e 1960 focando na construção da democracia) quanto dentro e contra a ordem política e econômica vigente (nas décadas de 1980 e 1990 com propostas socialistas), em marcos importantes da história dos embates político-educacionais no Brasil, a saber: na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) promulgada em 1961; nos debates a respeito da Reforma Universitária de 1968 (LEI Nº 5.540 de 1968); como deputado federal constituinte pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nos anos de 1987-1988; e nos debates que precederam a nova LBD de 1996. A pesquisa revelou que há uma consistência teórica e de luta política em sua militância pela escola pública brasileira presentes nesses marcos: a defesa da escola pública, gratuita, de qualidade, laica e para todos como princípios para o formação e concretização da democracia no Brasil; a importância do trabalho do professor qualificado pelos saberes científicos e pelos valores democráticos; a importância da democratização da educação para possibilitar o acesso e a permanência da classe trabalhadora; a organização das escolas como instituições que visam formar para a democracia; a importância da representatividade da comunidade escolar nos colegiados em todas instâncias deliberativas; um ensino voltado às necessidades e interesses da classe trabalhadora; esses pensamentos/proposições são compreendidos como ações de revolução dentro da ordem. Há também em seus textos, a partir da década de 1980, outros pontos importantes apontados na análise do seu pensamento educacional: a importância da formação política da classe trabalhadora e do professor; a utilização da escola pública como espaço de formação da autoconsciência e autoemancipação da classe trabalhadora; e a necessidade da organização da luta dos educadores por meio dos movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos; esses pensamento/proposições estão relacionados às ações de revolução contra a ordem. Porém, ambas devem acontecer concomitantemente para que haja a possibilidade da conquista da democracia e do socialismo. |
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Revolução dentro da ordem e contra a ordem: o pensamento educacional de Florestan Fernandes (1959-1994)Revolution within order and against order: the educational thought of Florestan Fernandes (1959-1994)EducaçãoFlorestan FernandesRevolução dentro da ordem e revolução contra a ordemEducação para a democraciaEducação para a revolução socialistaEducationRevolution within the order and revolution against the orderEducation for democracyEducation for the socialist revolutionA presente pesquisa visou analisar quais foram os marcos do desenvolvimento do pensamento educacional em Florestan Fernandes entre os anos de 1959 a 1994. A pesquisa é de natureza teórica e baseou-se em todos os livros e artigos escritos pelo autor dentro da temática educacional no período delimitado, além de seus intérpretes. Como procedimentos técnicos metodológicos, aplicou-se a pesquisa bibliográfica e documental. Os eixos elencados para a análise da obra educacional do autor foram: a) o trabalho do professor em uma sociedade subdesenvolvida, b) a escola pública e os dilemas históricos brasileiros e c) a relação entre escola e formação da democracia. Entre os anos de 1959 a 1994, Florestan Fernandes militou em defesa da escola pública, de modo revolucionário tanto dentro da ordem (nas décadas de 1950 e 1960 focando na construção da democracia) quanto dentro e contra a ordem política e econômica vigente (nas décadas de 1980 e 1990 com propostas socialistas), em marcos importantes da história dos embates político-educacionais no Brasil, a saber: na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) promulgada em 1961; nos debates a respeito da Reforma Universitária de 1968 (LEI Nº 5.540 de 1968); como deputado federal constituinte pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nos anos de 1987-1988; e nos debates que precederam a nova LBD de 1996. A pesquisa revelou que há uma consistência teórica e de luta política em sua militância pela escola pública brasileira presentes nesses marcos: a defesa da escola pública, gratuita, de qualidade, laica e para todos como princípios para o formação e concretização da democracia no Brasil; a importância do trabalho do professor qualificado pelos saberes científicos e pelos valores democráticos; a importância da democratização da educação para possibilitar o acesso e a permanência da classe trabalhadora; a organização das escolas como instituições que visam formar para a democracia; a importância da representatividade da comunidade escolar nos colegiados em todas instâncias deliberativas; um ensino voltado às necessidades e interesses da classe trabalhadora; esses pensamentos/proposições são compreendidos como ações de revolução dentro da ordem. Há também em seus textos, a partir da década de 1980, outros pontos importantes apontados na análise do seu pensamento educacional: a importância da formação política da classe trabalhadora e do professor; a utilização da escola pública como espaço de formação da autoconsciência e autoemancipação da classe trabalhadora; e a necessidade da organização da luta dos educadores por meio dos movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos; esses pensamento/proposições estão relacionados às ações de revolução contra a ordem. Porém, ambas devem acontecer concomitantemente para que haja a possibilidade da conquista da democracia e do socialismo.This research aimed to analyze the milestones in the development of Florestan Fernandes' educational thinking between 1959 and 1994. The research is theoretical in nature and relied on all books and articles written by the author on educational themes during the specified period, along with his interpreters’ works. Methodologically, bibliographic and documentary research were applied. The axes chosen for analyzing the author's educational work were: a) the work of teachers in an underdeveloped society; b) public schools and Brazilian historical dilemmas; and c) the relationship between schools and the building of democracy. From 1959 to 1994, Florestan Fernandes advocated for public schools in a revolutionary manner, both within the established order (focusing on building democracy in the 1950s and 1960s) and concomitantly within and against the prevailing political and economic order (with socialist proposals in the 1980s and 1990s), marking important moments in the history of political-educational struggles in Brazil. These include: the promulgation of the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB), in 1961; debates on the 1968 University Reform (Law No. 5.540 of 1968); his role as a constituent federal deputy for the Workers' Party (PT) in 1987-1988; and the debates preceding the new LDB of 1996. The research revealed a theoretical consistency and a sense of political struggle in his advocacy for the Brazilian public school within these milestones: the defense of public, free, quality, secular schools for all as a basis for the formation and realization of democracy in Brazil; the importance of the work of teachers qualified by scientific knowledge and democratic values; the importance of the democratization of education to enable access and permanence of the working class; the organization of schools as institutions that aim to educate for democracy; the importance of the representativeness of the school community in the collegiate bodies in all deliberative instances; an education focused on the needs and interests of the working class. These last thoughts/propositions are understood as actions of revolution within the order. Other significant points in his educational thinking from the 1980s onward included: the importance of political education for the working class and teachers; the use of public schools as spaces for self-awareness and self-emancipation of the working class; and the need for educators to organize through social movements, trade unions, and political parties. These last thoughts/propositions are seen as revolutionary actions against the established order. However, both must occur simultaneously for the possibility of achieving democracy and socialism.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Novaes, Henrique Tahan [UNESP]Okumura, Julio Hideyshi2023-11-27T17:30:06Z2023-11-27T17:30:06Z2023-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOKUMURA, Julio Hideyshi. Revolução dentro da ordem e contra a ordem: o pensamento educacional de Florestan Fernandes (1959-1994). 2023. 242 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2023.https://hdl.handle.net/11449/25150233004110040P54756217518050155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251502Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A presente pesquisa visou analisar quais foram os marcos do desenvolvimento do pensamento educacional em Florestan Fernandes entre os anos de 1959 a 1994. A pesquisa é de natureza teórica e baseou-se em todos os livros e artigos escritos pelo autor dentro da temática educacional no período delimitado, além de seus intérpretes. Como procedimentos técnicos metodológicos, aplicou-se a pesquisa bibliográfica e documental. Os eixos elencados para a análise da obra educacional do autor foram: a) o trabalho do professor em uma sociedade subdesenvolvida, b) a escola pública e os dilemas históricos brasileiros e c) a relação entre escola e formação da democracia. Entre os anos de 1959 a 1994, Florestan Fernandes militou em defesa da escola pública, de modo revolucionário tanto dentro da ordem (nas décadas de 1950 e 1960 focando na construção da democracia) quanto dentro e contra a ordem política e econômica vigente (nas décadas de 1980 e 1990 com propostas socialistas), em marcos importantes da história dos embates político-educacionais no Brasil, a saber: na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) promulgada em 1961; nos debates a respeito da Reforma Universitária de 1968 (LEI Nº 5.540 de 1968); como deputado federal constituinte pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nos anos de 1987-1988; e nos debates que precederam a nova LBD de 1996. A pesquisa revelou que há uma consistência teórica e de luta política em sua militância pela escola pública brasileira presentes nesses marcos: a defesa da escola pública, gratuita, de qualidade, laica e para todos como princípios para o formação e concretização da democracia no Brasil; a importância do trabalho do professor qualificado pelos saberes científicos e pelos valores democráticos; a importância da democratização da educação para possibilitar o acesso e a permanência da classe trabalhadora; a organização das escolas como instituições que visam formar para a democracia; a importância da representatividade da comunidade escolar nos colegiados em todas instâncias deliberativas; um ensino voltado às necessidades e interesses da classe trabalhadora; esses pensamentos/proposições são compreendidos como ações de revolução dentro da ordem. Há também em seus textos, a partir da década de 1980, outros pontos importantes apontados na análise do seu pensamento educacional: a importância da formação política da classe trabalhadora e do professor; a utilização da escola pública como espaço de formação da autoconsciência e autoemancipação da classe trabalhadora; e a necessidade da organização da luta dos educadores por meio dos movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos; esses pensamento/proposições estão relacionados às ações de revolução contra a ordem. Porém, ambas devem acontecer concomitantemente para que haja a possibilidade da conquista da democracia e do socialismo. |
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