A aplicação das imagens tridimensionais digitais como meio de comunicação visual entre arquiteto e cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fakhoury, Renata Svizzero
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154112
Resumo: Utilizadas pelos arquitetos para apresentar seus projetos aos clientes, as imagens são um modo de representação capaz de externalizar ideias e pensamentos os tornando visíveis. A tecnologia vem sofrendo grandes transformações que ajudam a deixar o mundo digital cada vez mais próximo do mundo real. Portadoras de sentidos, as imagens tridimensionais (3D) digitais se autoexplicam aos clientes, não demandando mais uma visualização obrigatória das imagens bidimensionais (2D). Antes, elas eram uma base para que o processo projetual pudesse ocorrer e eram complementadas com informações em 3D. Hoje, o 2D é quem complementa o 3D, que se tornou requisito essencial para o entendimento do projeto pelos clientes, atuando como um meio de comunicação não-verbal. A presente dissertação teve como processo metodológico a realização de um estudo qualitativo, desenvolvido através de entrevistas com arquitetos e clientes e da execução de um roteiro de observação durante a reunião, analisando a explicação do arquiteto e a visualização do projeto pelos clientes. O foco principal foi obter resultados mais completos sobre a aplicação das imagens 3D digitais e seu modo de atuação como uma linguagem de comunicação visual servindo como um meio de auxílio na transferência de conhecimento e de ideias do arquiteto para o cliente, aumentando assim, seu entendimento e compreensão.
id UNSP_1f95681443a1e56691089ad940d3691e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154112
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A aplicação das imagens tridimensionais digitais como meio de comunicação visual entre arquiteto e clienteThe application of digital three-dimensional images as a visual communication between architect and customerLa aplicación de las imágenes tridimensionales digitales como medio de comunicación visual entre arquitecto y clienteArquiteturaComunicaçãoDigitalImagemTridimensionalArchitectureCommunicationImageThree-dimensionalUtilizadas pelos arquitetos para apresentar seus projetos aos clientes, as imagens são um modo de representação capaz de externalizar ideias e pensamentos os tornando visíveis. A tecnologia vem sofrendo grandes transformações que ajudam a deixar o mundo digital cada vez mais próximo do mundo real. Portadoras de sentidos, as imagens tridimensionais (3D) digitais se autoexplicam aos clientes, não demandando mais uma visualização obrigatória das imagens bidimensionais (2D). Antes, elas eram uma base para que o processo projetual pudesse ocorrer e eram complementadas com informações em 3D. Hoje, o 2D é quem complementa o 3D, que se tornou requisito essencial para o entendimento do projeto pelos clientes, atuando como um meio de comunicação não-verbal. A presente dissertação teve como processo metodológico a realização de um estudo qualitativo, desenvolvido através de entrevistas com arquitetos e clientes e da execução de um roteiro de observação durante a reunião, analisando a explicação do arquiteto e a visualização do projeto pelos clientes. O foco principal foi obter resultados mais completos sobre a aplicação das imagens 3D digitais e seu modo de atuação como uma linguagem de comunicação visual servindo como um meio de auxílio na transferência de conhecimento e de ideias do arquiteto para o cliente, aumentando assim, seu entendimento e compreensão.Used by architects to present their projects to clients, the images are a representation mode capable of externalizing ideas and thoughts making them visible. Technology has undergone major transformations that help to leave the digital world ever closer to the real world. Carriers of meanings, digital three-dimensional (3D) images are self-explanatory to clients, no longer requiring mandatory 2D imaging. Previously, they were a basis for the design process to occur and were complemented with 3D information. Today, 2D complements 3D, which has become an essential requirement for clients to understand the project, acting as a non-verbal communication way. The present dissertation had as methodological process the accomplishment of a qualitative study, developed through interviews with architects and clients and the execution of an itinerary of observation during the meeting, analyzing the explanation of the architect and the visualization of the project by the clients. The main focus was to obtain more complete results on the application of digital 3D images and their way of acting as a visual communication language serving as a means of aiding the transfer of knowledge and ideas from the architect to the client, thus increasing their understanding and comprehension.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marar, João Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fakhoury, Renata Svizzero2018-05-28T14:22:42Z2018-05-28T14:22:42Z2018-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15411200090228133004056088P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154112Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:55:03.762976Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A aplicação das imagens tridimensionais digitais como meio de comunicação visual entre arquiteto e cliente
The application of digital three-dimensional images as a visual communication between architect and customer
La aplicación de las imágenes tridimensionales digitales como medio de comunicación visual entre arquitecto y cliente
title A aplicação das imagens tridimensionais digitais como meio de comunicação visual entre arquiteto e cliente
spellingShingle A aplicação das imagens tridimensionais digitais como meio de comunicação visual entre arquiteto e cliente
Fakhoury, Renata Svizzero
Arquitetura
Comunicação
Digital
Imagem
Tridimensional
Architecture
Communication
Image
Three-dimensional
title_short A aplicação das imagens tridimensionais digitais como meio de comunicação visual entre arquiteto e cliente
title_full A aplicação das imagens tridimensionais digitais como meio de comunicação visual entre arquiteto e cliente
title_fullStr A aplicação das imagens tridimensionais digitais como meio de comunicação visual entre arquiteto e cliente
title_full_unstemmed A aplicação das imagens tridimensionais digitais como meio de comunicação visual entre arquiteto e cliente
title_sort A aplicação das imagens tridimensionais digitais como meio de comunicação visual entre arquiteto e cliente
author Fakhoury, Renata Svizzero
author_facet Fakhoury, Renata Svizzero
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marar, João Fernando [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fakhoury, Renata Svizzero
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Comunicação
Digital
Imagem
Tridimensional
Architecture
Communication
Image
Three-dimensional
topic Arquitetura
Comunicação
Digital
Imagem
Tridimensional
Architecture
Communication
Image
Three-dimensional
description Utilizadas pelos arquitetos para apresentar seus projetos aos clientes, as imagens são um modo de representação capaz de externalizar ideias e pensamentos os tornando visíveis. A tecnologia vem sofrendo grandes transformações que ajudam a deixar o mundo digital cada vez mais próximo do mundo real. Portadoras de sentidos, as imagens tridimensionais (3D) digitais se autoexplicam aos clientes, não demandando mais uma visualização obrigatória das imagens bidimensionais (2D). Antes, elas eram uma base para que o processo projetual pudesse ocorrer e eram complementadas com informações em 3D. Hoje, o 2D é quem complementa o 3D, que se tornou requisito essencial para o entendimento do projeto pelos clientes, atuando como um meio de comunicação não-verbal. A presente dissertação teve como processo metodológico a realização de um estudo qualitativo, desenvolvido através de entrevistas com arquitetos e clientes e da execução de um roteiro de observação durante a reunião, analisando a explicação do arquiteto e a visualização do projeto pelos clientes. O foco principal foi obter resultados mais completos sobre a aplicação das imagens 3D digitais e seu modo de atuação como uma linguagem de comunicação visual servindo como um meio de auxílio na transferência de conhecimento e de ideias do arquiteto para o cliente, aumentando assim, seu entendimento e compreensão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-28T14:22:42Z
2018-05-28T14:22:42Z
2018-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154112
000902281
33004056088P9
url http://hdl.handle.net/11449/154112
identifier_str_mv 000902281
33004056088P9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128582946390016