Cards literários e gamificação da literatura: discursos, modos de existência e subjetividades das Escrileituras de "Hamlet – O jogo"
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/202406 |
Resumo: | Esta tese amplia as investigações desenvolvidas no Mestrado e no Grupo de pesquisa Gesteld relativas às práticas de ensino de leitura e escrita literária e a aplicabilidade dessas práticas gamificadas no jogo de cards literários. Objetiva-se a partir dos “cards literários Hamlet – o jogo”, provocar uma disrupção nas práticas de leitura e escrita, de forma instigante e assim permitir uma abertura para outros gestos de leituras subjetivadoras e singulares como proposta pedagógica para dar suporte ao uso didático deste no sentido de promover uma educação para o governo ético de si mesmo. Pretende-se fomentar em pré-adolescentes do ensino fundamental a prestarem atenção aos modos como conduzem suas vidas, como criam para si modos e éticas de existência sejam elas dentro ou fora do âmbito escolar. Os sujeitos da pesquisa são pré-adolescentes na faixa etária entre 11 e 14 anos, de duas escolas - uma pública e uma particular de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, cujo aparato teórico-metodológico assenta-se no campo da Educação Escolar e na perspectiva discursiva francesa amparada nos estudos foucaultianos de seu último domínio denominado Genealogia da ética e nas contribuições da psicanálise freud-lacaniana. A aplicação dos cards literários (cartões literários) proposta em cinco etapas (1ª) Apresentação da proposta aos professores dos sujeitos pesquisados; (2ª) Narração do conto Hamlet, por meio de book produzido, ilustrado e adaptado para preparação da etapa subsequente (3ª) Apresentação dos cards e funcionamento do jogo (4ª) Produção de textos envolvendo estratégias de participação individual e/ou coletiva para a reescrita do conto (5ª) Etapa (opcional) coletiva: produções julgadas por uma banca de alunos e, vence a produção que mais votos obtiver. Os resultados têm como ponto de observação a priori as práticas escrileitoras da 4ª e 5ª etapas da jogabilidade dos cards impressos e/ou digitais, em que se procura identificar como essas práticas criam efeitos de sentido e, propiciam ao sujeito escrileitor/jogador a vivenciar uma “experiência de si”, a ser levado a observar a si mesmo, analisar-se, decifrar-se, reconhecendo-se e ressignificando seu posicionamento de vida. Um dos cards representa graficamente (?) a dúvida hamletiana com o intuito de provocar no sujeito da pesquisa uma “coragem de verdade” e, nesse sentido, verificar como a subjetividade pode ressaltar modos de existência e, talvez, os recalques dos desejos incompreendidos do sujeito. Pretende-se oportunizar ao sujeito aluno escrileitor/jogador uma imersão no campo das sensibilidades, a partir dos cards literários, incitá-lo a problematização das situações vividas por Hamlet e trazê-las para uma experiência cognitiva/afetiva de si mesmo proporcionando a disrupção no modo de ler/pensar e agir, sobre si, o outro e o mundo de forma ética e reflexiva. Os resultados sinalizam para a melhoria dos modos de ler de forma prazerosa e crítica com maior envolvimento emocional, permite a criação de ambiente espontâneo e criativo. Observa-se que o escrileitor embrenha-se pela linguagem literária, construindo e a reconstruindo o conto, permitindo o estímulo da imaginação e de seu campo simbólico, autoafirmação e autonomia aliadas à existência de regras claras e objetivas e da convivência de forma cooperativa e de grupo. A proposta mostra-se inovadora ao se desdobrar para a possibilidade de um projeto de vida, na (re)construção de novas subjetividades e sexualidades que impactam em novos modos de existência. Palavras chave: Cards literários. Discurso. Dúvida. Experiência de si. |
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Cards literários e gamificação da literatura: discursos, modos de existência e subjetividades das Escrileituras de "Hamlet – O jogo"Literary cards and literature gamification: in speeches, modes of existence and subjectivities in Writing-reading of "Hamlet - The game"Cartes littéraires et gamification de littérature: dans les discours, les modes d'existence et les subjectivités des Écritures-lectures de «Hamlet - Le jeu»Cards literáriosDiscursoDúvidaExperiência de siLiterary cardsSpeechDoubtExperience of youCartes LittérairesDiscoursDouteExpérience de soiEsta tese amplia as investigações desenvolvidas no Mestrado e no Grupo de pesquisa Gesteld relativas às práticas de ensino de leitura e escrita literária e a aplicabilidade dessas práticas gamificadas no jogo de cards literários. Objetiva-se a partir dos “cards literários Hamlet – o jogo”, provocar uma disrupção nas práticas de leitura e escrita, de forma instigante e assim permitir uma abertura para outros gestos de leituras subjetivadoras e singulares como proposta pedagógica para dar suporte ao uso didático deste no sentido de promover uma educação para o governo ético de si mesmo. Pretende-se fomentar em pré-adolescentes do ensino fundamental a prestarem atenção aos modos como conduzem suas vidas, como criam para si modos e éticas de existência sejam elas dentro ou fora do âmbito escolar. Os sujeitos da pesquisa são pré-adolescentes na faixa etária entre 11 e 14 anos, de duas escolas - uma pública e uma particular de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, cujo aparato teórico-metodológico assenta-se no campo da Educação Escolar e na perspectiva discursiva francesa amparada nos estudos foucaultianos de seu último domínio denominado Genealogia da ética e nas contribuições da psicanálise freud-lacaniana. A aplicação dos cards literários (cartões literários) proposta em cinco etapas (1ª) Apresentação da proposta aos professores dos sujeitos pesquisados; (2ª) Narração do conto Hamlet, por meio de book produzido, ilustrado e adaptado para preparação da etapa subsequente (3ª) Apresentação dos cards e funcionamento do jogo (4ª) Produção de textos envolvendo estratégias de participação individual e/ou coletiva para a reescrita do conto (5ª) Etapa (opcional) coletiva: produções julgadas por uma banca de alunos e, vence a produção que mais votos obtiver. Os resultados têm como ponto de observação a priori as práticas escrileitoras da 4ª e 5ª etapas da jogabilidade dos cards impressos e/ou digitais, em que se procura identificar como essas práticas criam efeitos de sentido e, propiciam ao sujeito escrileitor/jogador a vivenciar uma “experiência de si”, a ser levado a observar a si mesmo, analisar-se, decifrar-se, reconhecendo-se e ressignificando seu posicionamento de vida. Um dos cards representa graficamente (?) a dúvida hamletiana com o intuito de provocar no sujeito da pesquisa uma “coragem de verdade” e, nesse sentido, verificar como a subjetividade pode ressaltar modos de existência e, talvez, os recalques dos desejos incompreendidos do sujeito. Pretende-se oportunizar ao sujeito aluno escrileitor/jogador uma imersão no campo das sensibilidades, a partir dos cards literários, incitá-lo a problematização das situações vividas por Hamlet e trazê-las para uma experiência cognitiva/afetiva de si mesmo proporcionando a disrupção no modo de ler/pensar e agir, sobre si, o outro e o mundo de forma ética e reflexiva. Os resultados sinalizam para a melhoria dos modos de ler de forma prazerosa e crítica com maior envolvimento emocional, permite a criação de ambiente espontâneo e criativo. Observa-se que o escrileitor embrenha-se pela linguagem literária, construindo e a reconstruindo o conto, permitindo o estímulo da imaginação e de seu campo simbólico, autoafirmação e autonomia aliadas à existência de regras claras e objetivas e da convivência de forma cooperativa e de grupo. A proposta mostra-se inovadora ao se desdobrar para a possibilidade de um projeto de vida, na (re)construção de novas subjetividades e sexualidades que impactam em novos modos de existência. Palavras chave: Cards literários. Discurso. Dúvida. Experiência de si.This thesis extends the studies in a Master's degree in Linguistics, involving the study of the teaching practices of reading and writing and the production and applicability of a literary game of cards. The objective is to use the “Hamlet literary cards – The Game” to provoke a disruption in reading and writing practices, in an instigating way and thus allowing an opening to other gestures of subjectivating and singular readings as a pedagogical proposal to support education for the ethical govemment of oneself. This survey is interlaced with the literary writreading, whose process encourages the rewrite of Shakespearean tragedy from the game with the cards as a way of recovery and return of self-care, that is, it is intended to encourage teenagers of elementary school (grades 6 to 9) to pay attention to the way they lead their lives, how they create for themselves modes and ethics of existence whether inside or outside school context. The application of literary cards has as subjects of research teenagers in age group between 11 and 14 years old from two schools - a public and a private of a city in the State of São Paulo in Brazil. The research is of a qualitative and exploratory nature, whose theoretical-methodological apparatus is supported in the field of school education and in the French discursive perspective supported by the Foucaultian studies of his last field called Genealogy of Ethics and in the contributions of FreudoLacanian psychoanalysis. The application of the literary sheets (literary sheets) proposed in five stages (1ª) Presentation of the proposal to teachers of the intended subjects; (2a ) Narration of Hamlet's tale, through a book produced, illustrated and adapted for the preparation of the next stage (3a ) Presentation of the cards and operation of the game (4a ) Production of texts involving individual and / or collective participation strategies for the rewriting of the story (5a ) Collective scene (optional): the productions judged by a group of students and wins the production with the most votes. At first, the analysis of the results will observe practices of writreading, trying to identify in these practices how the gameplay of cards printed and/or digital, create meaning effects and provide the subject writreader/player with a "self-experience" to be taken to observe, analyze, decrypt, recognizing himself and resignifying one’s life positioning. It will be scrutinized, at the same time, if the principle of Hamletian doubt (represented by a graphic sign "?" on a blank card) may result in the subject of the research a "courage of truth" and, that way, verify how the subjectivity can highlight modes of existence and, perhaps, the repressions of misunderstood wishes. In Hamlet the formations of the unconscious go through a given discursive formation as an irruptive event and destabilizes the evidence of sense, the "real of the unconscious" is developed, in this thesis, taking into account the Lacanian concept of unconscious as an open crack in the discursive thread, extracting from it the notion that the experience of the unconscious implies the possibility whereby the subject can emerge from its position of submissiveness. In short, we intend to provide the subject student writreader/player with immersion in the field of sensitivities, from the literary cards, allowing him to experience a cognitive/affective experience providing disruption in the way he reads/thinks and acts, about himself, the other and the world ethically and reflectively. The expected results indicate an improvement of reading pleasurably and critically with greater emotional involvement, signal the creation of an environment of spontaneity and creativity allowing him to get deeply involved in the literary language, enable construction and reconstruction of scenarios and characters, imagination stimulation and of its symbolic fields, self-assertion and autonomy as well as getting used to the existence of clear and objective rules and coexistence in a cooperative way. In this regard, this proposal might be innovative when it unfolds towards the possibility of a life project, in the (re) construction of new subjectivities and sexualities that impact on new ways of existence. Keywords: Literary cards. Speech. Doubt. Experience of you.Cette thèse élargit les études réalisées pendant le master en linguistique, concernant l’étude des pratiques d’enseignement de lecture et écrite et la production et application d’un jeu de cartes littéraires. « L’objectif est d’utiliser les « cartes littéraires Hamlet- Le jeu » pour provoquer un disruption des pratiques de lecture et d’ecriture, de manière instigatrice et ainsi permettre une ouverture à d’autres gestes de lectures subjectivantes et singulières comme propositions pédagogique pous soutenir l’usage didactique dans le sens de promouvoir une éducation pour le gouvemement éthique lui-même. Cette recherche est liée à l’écrite-lecture littéraire, dont le processus encourage la réécriture de la tragédie shakespearienne à travers le jeu de cartes, comme une manière de rappel et de reprendre le soin de soi, c’est-à-dire, on a l’intention de fomenter parmi les adolescents du collège l’attention à la façon dont ils mènent leurs vies, dont ils créent pour eux-mêmes des modes et des éthiques d’existence soit dans l’ambiance scolaire, soit dehors. L’application des cartes littéraires est faite avec des adolescents dont la tranche d’âge est de 11 à 14 ans et ils étudient dans deux collèges – un public et un privé – d’une ville de l’état de São Paulo. La recherche est de nature qualitative et exploratoire, dont l'appareil théoricométhodologique s'appuie dans le champ de l'enseignement scolaire et dans la perspective discursive française soutenue par les études foucaldiennes de son dernier domaine appelé Généalogie de l'éthique et dans les apports de la psychanalyse freudienne-lacanienne. L'application des feuilles littéraires (feuilles littéraires) proposées en cinq étapes (1a ) Présentation de la proposition aux enseignants des matières envisagées; (2a ) Narration du conte d'Hamlet, à travers un livre réalisé, illustré et adapté pour la préparation de l'étape suivante (3a ) Présentation des cartes et fonctionnement du jeu (4a ) Production de textes impliquant des stratégies de participation individuelles et / ou collectives pour la réécriture de l'histoire (5a ) Scène collective (optionnelle): les productions jugées par un groupe d'étudiants et remportent la production avec le plus de votes. L’analyse des résultats aura comme sujet d’observation les pratiques d’écrite-lecture, et chechera à identifier dans ces pratiques comment le jeu des cartes imprimées et/ou numériques crée des effets de sens et permet à l’écrivain-lecteur/joueur de vivre une « expérience de soi », d’observer soi-même, de s’analyser, de se déchiffrer, de se reconnaître et resignifier leur positionnement de vie. On chechera, à la fois, si le principe du doute dans Hamlet (repésenté par un signe graphique « ? » sur la carte blanche) pourra entraîner chez le sujet de la recherche un « courage de vérité » et, par conséquent, vérifier comment la subjectivité peut mettre en évidence des modes d’existence et, peut-être, les réprimandes des désirs incompris. Dans Hamlet, les formations de l’inconscient traversent une formation discursive comme un évènement irruptif et déstabilisant l’évidence de sens, le « réel de l’inconscient » est développé, dans cette thèse, en considérant le concept lacanien de l’inconscient comme une « hiance » ouverte dans l’enchaînement discursif, d’où vient le concept selon lequel l’expérience de l’inconscient implique la possibilité pour que le sujet puisse émerger de sa position d’assujettissement, en se déplaçant. En résumé, on a l’intention de rendre possible au sujet élève écrivain-lecteur/joueur une immersion dans le domaine des sensibilités, à partir des cartes littéraires, pour qu’il puisse avoir une expérience cognitive/affective en entraînant une disruption dans le mode de lire/penser et agir, sur soi-même, sur l’autre et sur le monde de manière éthique et réflective. Les résultats attendus signalent une amélioration des modes de lire de manière plaisante et critique avec une plus grande implication émotionnelle, et ils indiquent la création d’une ambiance de spontanéité et de créativité lui permettant de s’engager dans le langage littéraire, rendant possible la construction et la reconstruction de scènes et de personnages, la stimulation de l’imagination et son champ symbolique, l’auto-affirmation et l’autonomie, en plus de s’habituer à l’existence de règles claires et objectives et à la convivialité de façon coopérative et en groupe. Pour cette raison, cette proposition pourra être innovatrice si elle se déplace vers la possibilité d'un projet de vie, pour la (re)construction de nouvelles subjectivités et sexualités qui impactant de nouveaux modèles d’existence. Mots-clés : Cartes Littéraires. Discours. Doute. Expérience de soi.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Momesso, Maria Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pimenta, Leny André [UNESP]2021-01-20T19:14:46Z2021-01-20T19:14:46Z2020-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20240633004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:10:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202406Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:58:01.982899Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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