A construção coletiva do conhecimento e a pesquisa-ação participativa: compromissos e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6145
http://hdl.handle.net/11449/108278
Resumo: As pesquisas participativas, que têm perspectivas sócio-históricas e,portanto, de superação da tradição empirista da pesquisa científica, vêm seconsolidando como metodologia em educação ambiental exigindoreflexões e avaliações. Este artigo apresenta as análises de dezenoveprojetos de iniciação científica com a pesquisa-ação-participativa emeducação ambiental orientados pela autora. As categorias de análiseapresentadas são: a mediação do educador no processo grupal; os temasambientais como geradores de um processo educativo; a participação; e,por último, as possibilidades e limites da pesquisa-ação-participativa emeducação ambiental com crianças. As análises têm como objetivocontribuir para a consolidação da pesquisa-ação-participativa em educaçãoambiental como forma metodológica de produzir conhecimentospedagógicos e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidades para que,na formação inicial dos educadores ambientais, a universidade realize umarelação intensa e competente com a comunidade, respondendo às suasnecessidades de formação humana.
id UNSP_1ff6d04e7cae174f4d0d2d4b018d4ff5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/108278
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A construção coletiva do conhecimento e a pesquisa-ação participativa: compromissos e desafiosAs pesquisas participativas, que têm perspectivas sócio-históricas e,portanto, de superação da tradição empirista da pesquisa científica, vêm seconsolidando como metodologia em educação ambiental exigindoreflexões e avaliações. Este artigo apresenta as análises de dezenoveprojetos de iniciação científica com a pesquisa-ação-participativa emeducação ambiental orientados pela autora. As categorias de análiseapresentadas são: a mediação do educador no processo grupal; os temasambientais como geradores de um processo educativo; a participação; e,por último, as possibilidades e limites da pesquisa-ação-participativa emeducação ambiental com crianças. As análises têm como objetivocontribuir para a consolidação da pesquisa-ação-participativa em educaçãoambiental como forma metodológica de produzir conhecimentospedagógicos e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidades para que,na formação inicial dos educadores ambientais, a universidade realize umarelação intensa e competente com a comunidade, respondendo às suasnecessidades de formação humana.Instituto de Biociências - UNESP - Botucatu, SP.Instituto de Biociências - UNESP - Botucatu, SP.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]2014-06-24T19:55:12Z2014-06-24T19:55:12Z2007-12-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6145Pesquisa em Educação Ambiental, v. 2, n. 2, 2007, p. 89-107.2177-580Xhttp://hdl.handle.net/11449/108278ISSN2177-580X-2007-2-2-89-107.pdfPesquisa em Educação Ambientalreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-14T06:25:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/108278Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:59:48.446880Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção coletiva do conhecimento e a pesquisa-ação participativa: compromissos e desafios
title A construção coletiva do conhecimento e a pesquisa-ação participativa: compromissos e desafios
spellingShingle A construção coletiva do conhecimento e a pesquisa-ação participativa: compromissos e desafios
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
title_short A construção coletiva do conhecimento e a pesquisa-ação participativa: compromissos e desafios
title_full A construção coletiva do conhecimento e a pesquisa-ação participativa: compromissos e desafios
title_fullStr A construção coletiva do conhecimento e a pesquisa-ação participativa: compromissos e desafios
title_full_unstemmed A construção coletiva do conhecimento e a pesquisa-ação participativa: compromissos e desafios
title_sort A construção coletiva do conhecimento e a pesquisa-ação participativa: compromissos e desafios
author Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
author_facet Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
description As pesquisas participativas, que têm perspectivas sócio-históricas e,portanto, de superação da tradição empirista da pesquisa científica, vêm seconsolidando como metodologia em educação ambiental exigindoreflexões e avaliações. Este artigo apresenta as análises de dezenoveprojetos de iniciação científica com a pesquisa-ação-participativa emeducação ambiental orientados pela autora. As categorias de análiseapresentadas são: a mediação do educador no processo grupal; os temasambientais como geradores de um processo educativo; a participação; e,por último, as possibilidades e limites da pesquisa-ação-participativa emeducação ambiental com crianças. As análises têm como objetivocontribuir para a consolidação da pesquisa-ação-participativa em educaçãoambiental como forma metodológica de produzir conhecimentospedagógicos e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidades para que,na formação inicial dos educadores ambientais, a universidade realize umarelação intensa e competente com a comunidade, respondendo às suasnecessidades de formação humana.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-25
2014-06-24T19:55:12Z
2014-06-24T19:55:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6145
Pesquisa em Educação Ambiental, v. 2, n. 2, 2007, p. 89-107.
2177-580X
http://hdl.handle.net/11449/108278
ISSN2177-580X-2007-2-2-89-107.pdf
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6145
http://hdl.handle.net/11449/108278
identifier_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental, v. 2, n. 2, 2007, p. 89-107.
2177-580X
ISSN2177-580X-2007-2-2-89-107.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129480182464512