Afinal, os anjos têm sexo? Concepções e ações formativas sobre a sexualidade na infância em uma rede municipal de educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/213795 |
Resumo: | As múltiplas e diversas individualidades presentes nas instituições escolares, pelo simples fato de sua existência, se impõem como um fato inegável, o que se multiplica ao refletirmos nas relações que se estabelecem neste contexto. Na certeza de que a qualidade destas relações influencia diretamente no desenvolvimento das crianças como um todo, e em especial, na etapa da Educação Infantil, a qual contempla uma fase extremamente importante do ponto de vista da constituição psíquica, as discussões sobre a infância e a sexualidade infantil se fazem mais do que urgentes e necessárias. Com isso, este trabalho objetivou ofertar e desenvolver um projeto de intervenção em formação continuada às profissionais da educação da Educação Infantil a fim de investigar e compreender suas percepções e ações sob o tema da sexualidade infantil. A psicanálise e alguns dados histórico-culturais foram a fundamentação teórica utilizada nesta pesquisa, que teve como participantes as profissionais da Educação Infantil de uma rede municipal de ensino de uma pequena cidade do interior de São Paulo/SP, nas quais estão inclusas todas as docentes atuantes em sala de aula, as diretoras escolares e as coordenadoras pedagógicas. Frente à possibilidade de ofertar um projeto de intervenção em formação continuada, a opção pela pesquisa-ação vem ao encontro com o intuito de transformar as realidades e a produção do conhecimento, bem como poder intervir durante todo o processo, com vistas a um sujeito participativo e autônomo e na tentativa de suprir as lacunas existentes entre a teoria e a prática. A realização deste projeto totalizou seis encontros, dentre os quais, primeiramente, houve a aplicação de um questionário, a fim de coletar os dados suficientes para elaborarmos os encontros posteriores. A construção histórica acerca da infância e da criança, desenvolvimento infantil e noções básicas de sexualidade, assim como as manifestações sexuais presentes na infância foram os temas desenvolvidos durante todo o projeto de intervenção em formação continuada. Desta forma, na utilização dos dados coletados no questionário, bem como a dinâmica dos encontros, pode-se afirmar que as profissionais da educação, em sua grande maioria, concebem as crianças desprovidas de sexualidade e que, suas manifestações sexuais são decorrentes principalmente do meio externo em que vivem, tais como a televisão, o ambiente familiar e a sociedade em geral. Frente às manifestações comportamentais que remetem à sexualidade no ambiente escolar, as participantes apresentam reações punitivas, repressivas, a exposição frente às demais crianças, o desviar para outra atividade, o ignorar e encaminhamento para terceiros, como os pais, a direção e/ou à psicóloga da escola. Comportamentos estes que não contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, particularmente o desenvolvimento psíquico – e em decorrência os aspectos intelectuais e da socialização – das crianças. A dificuldade de dialogar, refletir e conceber a existência de sexualidade na infância se fez presente durante todo o processo e dinâmica nos encontros, o que evidencia a necessidade da continuação de formações que fomentem este tema tão polêmico e silenciado no cotidiano da escola, mas certamente essencial para o desenvolvimento de todas as crianças. |
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Afinal, os anjos têm sexo? Concepções e ações formativas sobre a sexualidade na infância em uma rede municipal de educação infantilAfter all, do angels have sex? Conceptions and training actions about childhood sexuality in a municipal early childhood education networkInfânciaSexualidadeEducação infantilFormação continuadaAs múltiplas e diversas individualidades presentes nas instituições escolares, pelo simples fato de sua existência, se impõem como um fato inegável, o que se multiplica ao refletirmos nas relações que se estabelecem neste contexto. Na certeza de que a qualidade destas relações influencia diretamente no desenvolvimento das crianças como um todo, e em especial, na etapa da Educação Infantil, a qual contempla uma fase extremamente importante do ponto de vista da constituição psíquica, as discussões sobre a infância e a sexualidade infantil se fazem mais do que urgentes e necessárias. Com isso, este trabalho objetivou ofertar e desenvolver um projeto de intervenção em formação continuada às profissionais da educação da Educação Infantil a fim de investigar e compreender suas percepções e ações sob o tema da sexualidade infantil. A psicanálise e alguns dados histórico-culturais foram a fundamentação teórica utilizada nesta pesquisa, que teve como participantes as profissionais da Educação Infantil de uma rede municipal de ensino de uma pequena cidade do interior de São Paulo/SP, nas quais estão inclusas todas as docentes atuantes em sala de aula, as diretoras escolares e as coordenadoras pedagógicas. Frente à possibilidade de ofertar um projeto de intervenção em formação continuada, a opção pela pesquisa-ação vem ao encontro com o intuito de transformar as realidades e a produção do conhecimento, bem como poder intervir durante todo o processo, com vistas a um sujeito participativo e autônomo e na tentativa de suprir as lacunas existentes entre a teoria e a prática. A realização deste projeto totalizou seis encontros, dentre os quais, primeiramente, houve a aplicação de um questionário, a fim de coletar os dados suficientes para elaborarmos os encontros posteriores. A construção histórica acerca da infância e da criança, desenvolvimento infantil e noções básicas de sexualidade, assim como as manifestações sexuais presentes na infância foram os temas desenvolvidos durante todo o projeto de intervenção em formação continuada. Desta forma, na utilização dos dados coletados no questionário, bem como a dinâmica dos encontros, pode-se afirmar que as profissionais da educação, em sua grande maioria, concebem as crianças desprovidas de sexualidade e que, suas manifestações sexuais são decorrentes principalmente do meio externo em que vivem, tais como a televisão, o ambiente familiar e a sociedade em geral. Frente às manifestações comportamentais que remetem à sexualidade no ambiente escolar, as participantes apresentam reações punitivas, repressivas, a exposição frente às demais crianças, o desviar para outra atividade, o ignorar e encaminhamento para terceiros, como os pais, a direção e/ou à psicóloga da escola. Comportamentos estes que não contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, particularmente o desenvolvimento psíquico – e em decorrência os aspectos intelectuais e da socialização – das crianças. A dificuldade de dialogar, refletir e conceber a existência de sexualidade na infância se fez presente durante todo o processo e dinâmica nos encontros, o que evidencia a necessidade da continuação de formações que fomentem este tema tão polêmico e silenciado no cotidiano da escola, mas certamente essencial para o desenvolvimento de todas as crianças.The multiple and diverse individuals present in school institutions, due to the simple fact of their existence, impose themselves as an undeniable fact, which is multiplied when we reflect on the relationships that are established in this context. In the certainty that the quality of these relationships directly influences the development of children as a whole, and in particular, in the stage of early childhood education, which contemplates an extremely important phase from the point of view of the psychic constitution, discussions about childhood and childhood. child sexuality are more than urgent and necessary. Thus, this work aimed to offer and develop an intervention project in continuing education for professionals in early childhood education in order to investigate and understand their perceptions and actions under the theme of child sexuality. Psychoanalysis and some historical and cultural data were the theoretical basis used in this research, in which the participants were professionals from early childhood education in a municipal education network in a small town in the interior of São Paulo / SP, in which all the information is included. Teachers working in the classroom, school principals and pedagogical coordinators. Faced with the possibility of offering an intervention project in continuing education, the option for action research comes together with the aim of transforming realities and the production of knowledge, as well as being able to intervene throughout the process, with a view to a participatory subject and autonomous and in an attempt to fill the gaps between theory and practice. The realization of this project totaled six meetings, among which, first, there was the application of a questionnaire, in order to collect enough data to prepare the subsequent meetings. The historical construction about childhood and children, child development and basic notions of sexuality, as well as the sexual manifestations present in childhood were the themes developed throughout the intervention project in continuing education. Thus, in the use of the data collected in the questionnaire, as well as the dynamics of the meetings, it can be said that the vast majority of education professionals conceive children without sexuality and that their sexual manifestations are mainly due to the environment external environment in which they live, such as television, the family environment and society in general. In the face of behavioral manifestations that refer to sexuality in the school environment, the participants show punitive and repressive reactions, exposure to other children, deviation to another activity, ignoring and referral to third parties, such as parents, the direction and / or the school psychologist. Behaviors that do not contribute to the integral development of children, particularly the psychic development - and as a result of the intellectual and social aspects - of children. The difficulty of dialoguing, reflecting and conceiving the existence of sexuality in childhood was present throughout the process and dynamics in the meetings, which shows the need for the continuation of training that fosters this very controversial and silenced topic in the school's daily life, but certainly essential for the development of all children.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Perez, Marcia Cristina Argenti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alduino, Camila Campos Vizzotto [UNESP]2021-08-02T16:15:10Z2021-08-02T16:15:10Z2021-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21379533004030083P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213795Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:06:08.147388Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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