CATARINA: Protótipo de uma professora digital para auxiliar alunos no aprendizado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Jocimara Costa Martinez
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192671
Resumo: O projeto de pesquisa desenvolveu um protótipo utilizando a tecnologia chatbot na educação. Catarina é uma professora digital, com o objetivo de auxiliar os estudantes que possuem dificuldade no aprendizado. Ela poderá ser utilizada por qualquer estudante que apresente dificuldades em aprender. Assim, a Catarina poderá auxiliar no ensino-aprendizagem, atuando na fase inicial do Ciclo de Alfabetização em Matemática e em específico no campo da aritmética, para os alunos que estão cursando os primeiros anos do ensino fundamental. Também pode ser utilizada para além do ambiente escolar, colaborando como um reforço e/ou um ponto de apoio nas atividades de aprendizado da criança, proporcionando a oportunidade de autonomia, formação cidadã e inclusão social. O processo de alfabetização é um dos períodos mais importantes e mais delicados dentro do sistema educacional, pois é responsável pela formação da base de saberes e também é a primeira experiência que a criança terá com o universo da aprendizagem, experiência essa, que a acompanhará por toda a vida. Assim, utilizando a pesquisa bibliográfica e a tecnologia digital, bem como as técnicas de desenvolvimento de protótipo, o produto final resultará em um futuro aplicativo, capaz de auxiliar no ensino-aprendizagem.
id UNSP_20cf6f73ada2b22cd3e05bac79c1269a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192671
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling CATARINA: Protótipo de uma professora digital para auxiliar alunos no aprendizado.CATARINA: Prototype of a digital teacher to assist students in learning.TICsChatbot CatarinaCriançasAlfabetização em MatemáticaTecnologias DigitaisChatbot CatarinaChildrenLiteracy in MathematicsDigital technologiesO projeto de pesquisa desenvolveu um protótipo utilizando a tecnologia chatbot na educação. Catarina é uma professora digital, com o objetivo de auxiliar os estudantes que possuem dificuldade no aprendizado. Ela poderá ser utilizada por qualquer estudante que apresente dificuldades em aprender. Assim, a Catarina poderá auxiliar no ensino-aprendizagem, atuando na fase inicial do Ciclo de Alfabetização em Matemática e em específico no campo da aritmética, para os alunos que estão cursando os primeiros anos do ensino fundamental. Também pode ser utilizada para além do ambiente escolar, colaborando como um reforço e/ou um ponto de apoio nas atividades de aprendizado da criança, proporcionando a oportunidade de autonomia, formação cidadã e inclusão social. O processo de alfabetização é um dos períodos mais importantes e mais delicados dentro do sistema educacional, pois é responsável pela formação da base de saberes e também é a primeira experiência que a criança terá com o universo da aprendizagem, experiência essa, que a acompanhará por toda a vida. Assim, utilizando a pesquisa bibliográfica e a tecnologia digital, bem como as técnicas de desenvolvimento de protótipo, o produto final resultará em um futuro aplicativo, capaz de auxiliar no ensino-aprendizagem.The research project developed a prototype using chatbot technology in education. Catarina is a digital teacher, with the objective of assisting students who have difficulty learning. It can be used by any student who has difficulty learning. Thus, Catarina can assist in teaching-learning, working in the initial phase of the Literacy Cycle in Mathematics and specifically in the field of arithmetic, for students who are attending the first years of elementary school. It can also be used in addition to the school environment, collaborating as a reinforcement and/or a point of support in the child's learning activities, providing the opportunity for autonomy, citizen training and social inclusion. The literacy process is one of the most important and delicate periods within the educational system, because it is responsible for the formation of the knowledge base and is also the first experience that the child will have with the universe of learning, experience that will accompany it throughout life. Thus, using bibliographic research and digital technology, as well as prototype development techniques, the final product will result in a future application, capable of assisting in teaching-learning.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morais, Osvando José de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rosa, Jocimara Costa Martinez2020-05-29T14:07:01Z2020-05-29T14:07:01Z2020-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19267100093153633004056088P941970647749040420000-0002-9882-0159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192671Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:37:53.528357Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv CATARINA: Protótipo de uma professora digital para auxiliar alunos no aprendizado.
CATARINA: Prototype of a digital teacher to assist students in learning.
title CATARINA: Protótipo de uma professora digital para auxiliar alunos no aprendizado.
spellingShingle CATARINA: Protótipo de uma professora digital para auxiliar alunos no aprendizado.
Rosa, Jocimara Costa Martinez
TICs
Chatbot Catarina
Crianças
Alfabetização em Matemática
Tecnologias Digitais
Chatbot Catarina
Children
Literacy in Mathematics
Digital technologies
title_short CATARINA: Protótipo de uma professora digital para auxiliar alunos no aprendizado.
title_full CATARINA: Protótipo de uma professora digital para auxiliar alunos no aprendizado.
title_fullStr CATARINA: Protótipo de uma professora digital para auxiliar alunos no aprendizado.
title_full_unstemmed CATARINA: Protótipo de uma professora digital para auxiliar alunos no aprendizado.
title_sort CATARINA: Protótipo de uma professora digital para auxiliar alunos no aprendizado.
author Rosa, Jocimara Costa Martinez
author_facet Rosa, Jocimara Costa Martinez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Osvando José de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Jocimara Costa Martinez
dc.subject.por.fl_str_mv TICs
Chatbot Catarina
Crianças
Alfabetização em Matemática
Tecnologias Digitais
Chatbot Catarina
Children
Literacy in Mathematics
Digital technologies
topic TICs
Chatbot Catarina
Crianças
Alfabetização em Matemática
Tecnologias Digitais
Chatbot Catarina
Children
Literacy in Mathematics
Digital technologies
description O projeto de pesquisa desenvolveu um protótipo utilizando a tecnologia chatbot na educação. Catarina é uma professora digital, com o objetivo de auxiliar os estudantes que possuem dificuldade no aprendizado. Ela poderá ser utilizada por qualquer estudante que apresente dificuldades em aprender. Assim, a Catarina poderá auxiliar no ensino-aprendizagem, atuando na fase inicial do Ciclo de Alfabetização em Matemática e em específico no campo da aritmética, para os alunos que estão cursando os primeiros anos do ensino fundamental. Também pode ser utilizada para além do ambiente escolar, colaborando como um reforço e/ou um ponto de apoio nas atividades de aprendizado da criança, proporcionando a oportunidade de autonomia, formação cidadã e inclusão social. O processo de alfabetização é um dos períodos mais importantes e mais delicados dentro do sistema educacional, pois é responsável pela formação da base de saberes e também é a primeira experiência que a criança terá com o universo da aprendizagem, experiência essa, que a acompanhará por toda a vida. Assim, utilizando a pesquisa bibliográfica e a tecnologia digital, bem como as técnicas de desenvolvimento de protótipo, o produto final resultará em um futuro aplicativo, capaz de auxiliar no ensino-aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-29T14:07:01Z
2020-05-29T14:07:01Z
2020-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192671
000931536
33004056088P9
4197064774904042
0000-0002-9882-0159
url http://hdl.handle.net/11449/192671
identifier_str_mv 000931536
33004056088P9
4197064774904042
0000-0002-9882-0159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129229548683264