Metodologia de análise da eficiência e da eficácia do ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) com suporte de geotecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria Benedita Lopes [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104431
Resumo: Esta pesquisa desenvolveu uma metodologia de análise do ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) com suporte de geotecnologias. A indisponibilidade das informações quantitativas e qualitativas, distribuídas geograficamente em toda estrutura de ensino do IFCE, é um problema sério. Como forma de contribuir para a minimização desse problema, este trabalho de pesquisa buscou, com o apoio da informática e da cartografia, formatar um banco de dados que propiciasse análises mais precisas sobre o desempenho institucional no campo do ensino, por meio do cálculo dos Índices de Eficiência e de Eficácia de seus cursos. Tal ferramenta visou facilitar o acompanhamento permanente dos dados situacionais dos alunos de modo a permitir tomadas de decisões mais rápidas e eficazes, tendo como foco de análise a retenção, repetência e evasão escolar, e como lócus de estudo, o campus de Fortaleza. A coleta inicial foi feita a partir do Sistema Acadêmico do IFCE, utilizando como recorte temporal os alunos que entraram entre 2006 e 2010. Ao banco de dados gerado, a partir da amostra, foram acrescentadas as coordenadas geográficas do local de moradia dos alunos, para posterior espacialização. A partir do cálculo da Eficiência e Eficácia de cada turma da amostra foram gerados gráficos estatísticos e foi feita uma análise da evasão, retenção, baseada nas características dos cursos e na situação socioeconômica dos alunos, e buscou representar espacialmente os alunos da amostra e gerar mapas temáticos com o auxílio do banco de dados e do SIG ArcGIS. Os mapas temáticos ilustram as variáveis relativas à evasão, repetência e formação de alunos do IFCE, Câmpus de Fortaleza integradas com os dados censitários relativos à renda do chefe de família para os setores da cidade nos quais...
id UNSP_20fec6c07e4006dd5e9d09830f301e6a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104431
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Metodologia de análise da eficiência e da eficácia do ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) com suporte de geotecnologiasInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Banco de dadosEvasão escolarIndicadores educacionaisSistemas de informação geograficaGeografias - Programas de computadorEsta pesquisa desenvolveu uma metodologia de análise do ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) com suporte de geotecnologias. A indisponibilidade das informações quantitativas e qualitativas, distribuídas geograficamente em toda estrutura de ensino do IFCE, é um problema sério. Como forma de contribuir para a minimização desse problema, este trabalho de pesquisa buscou, com o apoio da informática e da cartografia, formatar um banco de dados que propiciasse análises mais precisas sobre o desempenho institucional no campo do ensino, por meio do cálculo dos Índices de Eficiência e de Eficácia de seus cursos. Tal ferramenta visou facilitar o acompanhamento permanente dos dados situacionais dos alunos de modo a permitir tomadas de decisões mais rápidas e eficazes, tendo como foco de análise a retenção, repetência e evasão escolar, e como lócus de estudo, o campus de Fortaleza. A coleta inicial foi feita a partir do Sistema Acadêmico do IFCE, utilizando como recorte temporal os alunos que entraram entre 2006 e 2010. Ao banco de dados gerado, a partir da amostra, foram acrescentadas as coordenadas geográficas do local de moradia dos alunos, para posterior espacialização. A partir do cálculo da Eficiência e Eficácia de cada turma da amostra foram gerados gráficos estatísticos e foi feita uma análise da evasão, retenção, baseada nas características dos cursos e na situação socioeconômica dos alunos, e buscou representar espacialmente os alunos da amostra e gerar mapas temáticos com o auxílio do banco de dados e do SIG ArcGIS. Os mapas temáticos ilustram as variáveis relativas à evasão, repetência e formação de alunos do IFCE, Câmpus de Fortaleza integradas com os dados censitários relativos à renda do chefe de família para os setores da cidade nos quais...This research developed a methodology to analyze teaching at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE) with the support of geo-technologies. The unavailability of quantitative and qualitative information, geographically distributed throughout the teaching structure of IFCE is a serious problem. In order to help minimize that problem, this research has sought, with the help of computer processing and cartography, to format a database that would provide more accurate analysis on the institutional performance in the teaching field, by calculating the Efficiency and Effectiveness Indices of your courses. This tool aimed to facilitate the permanent monitoring of the students' situational data in order to enable faster and more effective decision making, by having the retention, repetition and school dropout as an analytical focus and the Fortaleza campus as a study locus. The initial data were collected from the IFCE Academic System, by using the students who were admitted between 2006 and 2010 as a time frame. Based on the sample, the geographic coordinates of the students’ place of residence were added to the generated database for further spatialization. Based on the calculation of the efficiency and effectiveness of each class within the sample, statistical graphs were generated and an analysis of the dropout and retention was carried out based on the characteristics of the courses and the students’ socioeconomic status. This study also aimed to spatialize the students within the sample and create thematic maps with the help of the database and the SIG ArcGIS. The thematic maps illustrate the dropout, repetition and empowerment variables of IFCE students at Fortaleza Campus, integrated with the census data related to the householder’s income for the sectors... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Maria Benedita Lopes [UNESP]2014-06-11T19:33:21Z2014-06-11T19:33:21Z2012-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis132 f. : il.application/pdfROCHA, Maria Benedita Lopes. Metodologia de análise da eficiência e da eficácia do ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) com suporte de geotecnologias. 2012. 132 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.http://hdl.handle.net/11449/104431000701653rocha_mbl_dr_rcla.pdf33004137004P08745379102017462Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-03T06:10:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104431Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-03T06:10:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de análise da eficiência e da eficácia do ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) com suporte de geotecnologias
title Metodologia de análise da eficiência e da eficácia do ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) com suporte de geotecnologias
spellingShingle Metodologia de análise da eficiência e da eficácia do ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) com suporte de geotecnologias
Rocha, Maria Benedita Lopes [UNESP]
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Banco de dados
Evasão escolar
Indicadores educacionais
Sistemas de informação geografica
Geografias - Programas de computador
title_short Metodologia de análise da eficiência e da eficácia do ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) com suporte de geotecnologias
title_full Metodologia de análise da eficiência e da eficácia do ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) com suporte de geotecnologias
title_fullStr Metodologia de análise da eficiência e da eficácia do ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) com suporte de geotecnologias
title_full_unstemmed Metodologia de análise da eficiência e da eficácia do ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) com suporte de geotecnologias
title_sort Metodologia de análise da eficiência e da eficácia do ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) com suporte de geotecnologias
author Rocha, Maria Benedita Lopes [UNESP]
author_facet Rocha, Maria Benedita Lopes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maria Benedita Lopes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Banco de dados
Evasão escolar
Indicadores educacionais
Sistemas de informação geografica
Geografias - Programas de computador
topic Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Banco de dados
Evasão escolar
Indicadores educacionais
Sistemas de informação geografica
Geografias - Programas de computador
description Esta pesquisa desenvolveu uma metodologia de análise do ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) com suporte de geotecnologias. A indisponibilidade das informações quantitativas e qualitativas, distribuídas geograficamente em toda estrutura de ensino do IFCE, é um problema sério. Como forma de contribuir para a minimização desse problema, este trabalho de pesquisa buscou, com o apoio da informática e da cartografia, formatar um banco de dados que propiciasse análises mais precisas sobre o desempenho institucional no campo do ensino, por meio do cálculo dos Índices de Eficiência e de Eficácia de seus cursos. Tal ferramenta visou facilitar o acompanhamento permanente dos dados situacionais dos alunos de modo a permitir tomadas de decisões mais rápidas e eficazes, tendo como foco de análise a retenção, repetência e evasão escolar, e como lócus de estudo, o campus de Fortaleza. A coleta inicial foi feita a partir do Sistema Acadêmico do IFCE, utilizando como recorte temporal os alunos que entraram entre 2006 e 2010. Ao banco de dados gerado, a partir da amostra, foram acrescentadas as coordenadas geográficas do local de moradia dos alunos, para posterior espacialização. A partir do cálculo da Eficiência e Eficácia de cada turma da amostra foram gerados gráficos estatísticos e foi feita uma análise da evasão, retenção, baseada nas características dos cursos e na situação socioeconômica dos alunos, e buscou representar espacialmente os alunos da amostra e gerar mapas temáticos com o auxílio do banco de dados e do SIG ArcGIS. Os mapas temáticos ilustram as variáveis relativas à evasão, repetência e formação de alunos do IFCE, Câmpus de Fortaleza integradas com os dados censitários relativos à renda do chefe de família para os setores da cidade nos quais...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-17
2014-06-11T19:33:21Z
2014-06-11T19:33:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Maria Benedita Lopes. Metodologia de análise da eficiência e da eficácia do ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) com suporte de geotecnologias. 2012. 132 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/104431
000701653
rocha_mbl_dr_rcla.pdf
33004137004P0
8745379102017462
identifier_str_mv ROCHA, Maria Benedita Lopes. Metodologia de análise da eficiência e da eficácia do ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) com suporte de geotecnologias. 2012. 132 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
000701653
rocha_mbl_dr_rcla.pdf
33004137004P0
8745379102017462
url http://hdl.handle.net/11449/104431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046770995888128