A charge em sala de aula: reflexo e refração étnicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Larissa Pereira da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/147074
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo o gênero discursivo charge como possibilidade de trabalho pedagógico para os alunos das séries finais do Ensino Fundamental II. A escolha do gênero em questão se deu por se tratar de um gênero atrativo, aceito pelos alunos de forma imediata, por suscitar a criticidade e possibilitar o acesso a questões polêmicas da vida em sociedade. A pesquisa é oriunda da seguinte questão: de que modo o gênero discursivo charge pode ser trabalhado em sala de aula como um evento multimodal que reflete e refrata realidades sociais, em especial, as do campo étnico? A temática eleita, a saber, é a intolerância religiosa. Na esteira dos postulados do Círculo Bakhtiniano, tais como: a interação verbal, o signo ideológico, o dialogismo, a interdiscursividade, a ética e a estética e o reflexo e refração esta pesquisa busca investigar os efeitos de sentido subjacentes, as críticas veiculadas e as questões de enunciação. O objetivo geral da presente investigação é desenvolver uma proposta de trabalho pedagógico com charges de temática étnico- religiosa, perscrutando de que modo o gênero charge reflete e refrata realidades sociais que devem ser discutidas como práxis. Os objetivos específicos são: abordar a charge como gênero discursivo, à luz das formulações do Círculo de Bakhtin, propor e discutir a inserção das charges na sala de aula e analisar charges com temática étnico-religiosas, ancorados na teoria da Análise Dialógica do Discurso. As charges que compuseram o corpus da pesquisa foram coletadas do jornal francês Charlie Hebdo e dos sites dos chargistas brasileiros: Vitort Teixeira (Vitort) e Carlos Henrique Latuff de Sousa (Latuff).
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