Modelos de formação dos instrutores de judô no Brasil: análise das relações entre o tradicional/artesanal e o profissional/científico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/202188 |
Resumo: | A inserção do judô no Brasil tem relação direta com a chegada da imigração japonesa no início do século XX. Durante seu desenvolvimento e expansão no Brasil, os aspectos da cultura nipônica foram ressignificados, mesclando-se elementos da orientalização com a esportivização nos dojôs bem como através do processo de espetaculização em que a modalidade se inseriu nesse início do século XXI. Tal fato se consolidou por esses fatores ocorrerem de forma estritamente artesanal, tendo em grande parte os mestres kodanshas da modalidade como protagonistas nesse processo. Porém, o judô que inicialmente se fundamentava em aspectos educacionais, desenvolve-se atualmente com base na internacionalização cultural que, desde os jogos Olímpicos de 1964, reflete o processo de europeização dentro dos parâmetros do ensino da modalidade, pautando-se pelo desempenho competitivo e com importante participação dos impactos midiáticos decorrentes desse processo de esportivização. Isto se torna conflitante, pois de um lado encontram-se os aspectos culturais originais da modalidade e de outro as necessidades do esporte moderno, dessa forma, a dualidade do judô, entre o tradicional e o esporte, resultou em um amalgama entre o antigo e o moderno no que tange aos valores. Nesse contexto, buscará delimitar uma discussão sobre métodos pedagógicos que expressem a transição do judô tradicional/artesanal para o modelo científico/profissional que insere na formação dos técnicos/instrutores da modalidade no Brasil. Contudo há de se entender e dignificar todos os caminhos construídos pelos mais antigos que, com extrema abnegação trouxeram a modalidade até o atual estágio, porém há de se identificar que as atuais demandas esportivas requerem um conjunto de saberes que ultrapassam apenas os aspectos técnicos do judô, possibilitando assim uma interseção de conhecimentos adivinhos das ciências do esporte. |
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Modelos de formação dos instrutores de judô no Brasil: análise das relações entre o tradicional/artesanal e o profissional/científicoModels of training of judo instructors in Brazil: analysis of the relationship between traditional/artisanal and professional/scientificJudôFormação artesanalFormação profissionalProfissãoEsportivizaçãoJudoArtisanal TrainingProfessional qualificationProfessionSportingA inserção do judô no Brasil tem relação direta com a chegada da imigração japonesa no início do século XX. Durante seu desenvolvimento e expansão no Brasil, os aspectos da cultura nipônica foram ressignificados, mesclando-se elementos da orientalização com a esportivização nos dojôs bem como através do processo de espetaculização em que a modalidade se inseriu nesse início do século XXI. Tal fato se consolidou por esses fatores ocorrerem de forma estritamente artesanal, tendo em grande parte os mestres kodanshas da modalidade como protagonistas nesse processo. Porém, o judô que inicialmente se fundamentava em aspectos educacionais, desenvolve-se atualmente com base na internacionalização cultural que, desde os jogos Olímpicos de 1964, reflete o processo de europeização dentro dos parâmetros do ensino da modalidade, pautando-se pelo desempenho competitivo e com importante participação dos impactos midiáticos decorrentes desse processo de esportivização. Isto se torna conflitante, pois de um lado encontram-se os aspectos culturais originais da modalidade e de outro as necessidades do esporte moderno, dessa forma, a dualidade do judô, entre o tradicional e o esporte, resultou em um amalgama entre o antigo e o moderno no que tange aos valores. Nesse contexto, buscará delimitar uma discussão sobre métodos pedagógicos que expressem a transição do judô tradicional/artesanal para o modelo científico/profissional que insere na formação dos técnicos/instrutores da modalidade no Brasil. Contudo há de se entender e dignificar todos os caminhos construídos pelos mais antigos que, com extrema abnegação trouxeram a modalidade até o atual estágio, porém há de se identificar que as atuais demandas esportivas requerem um conjunto de saberes que ultrapassam apenas os aspectos técnicos do judô, possibilitando assim uma interseção de conhecimentos adivinhos das ciências do esporte.The insertion of judo in Brazil is directly related to the arrival of Japanese immigration in the early 20th century. During its development and expansion in Brazil, aspects of japanese culture were reframed, blending elements of orientalization with sports in the dojos as well through the spectaculization process in which modality inserted in this beginning of the XXI century. This fact was consolidated by these factors occurring in a strictly artisanal way, with the kodanshas masters of the modality as the protagonists in this process. However, the judo that was initially based on educational aspects, is currently developing based on cultural internationalization that, since the Olympic Games of 1964, reflects the process of Europeanization within the parameters of teaching the modality, guided by competitive performance and with an important participation of the media impacts resulting from this sporting process.This becomes conflicting, since on the one hand there are the original cultural aspects of the modality and on the other the needs of modern sport, in this way, the duality of judo, between the traditional and the sport, resulted in an amalgamation between the old and the new modern in terms of values. In this context, it will seek to delimit a discussion on pedagogical methods that express the transition from traditional / artisanal judo to the scientific / professional model that it inserts in the training of technicians / instructors in the sport in Brazil. However, it is necessary to understand and dignify all the paths built by the oldest who, with extreme selflessness, brought the sport to its current stage, but it must be identified that the current sports demands require a set of knowledge that surpasses only the technical aspects of judo, thus enabling an intersection of divined knowledge from the sports sciences.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Drigo, Alexandre Janotta [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camilo Júnior, Luiz Francisco2020-12-21T18:58:05Z2020-12-21T18:58:05Z2020-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20218833004137062P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-22T06:20:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202188Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:58:36.786097Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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