Relações entre conteúdo e forma de ensino tendo em vista a elaboração de sistemas conceituais: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236442 |
Resumo: | A presente pesquisa versa a respeito das relações entre conteúdo forma de ensino e a formação de sistemas conceituais à luz da psicologia históricocultural e da pedagogia histórico-crítica. Para este referencial teórico o conceito sintetiza estrutura, gênese e desenvolvimento do objeto da realidade a que se refere, cuja apreensão no sistema de relações que o comporta é um processo mediado, que não ocorre independente das condições de vida e educação dos indivíduos. Desse modo, compete à educação escolar a organização tanto do conteúdo quanto da forma de ensino que possibilitem o desenvolvimento do referido processo em cada aluno singular. Diante do exposto, o problema colocado no ponto de partida desta pesquisa consistiu em como o ensino promove a formação de sistemas conceituais nos alunos. A nossa hipótese consistiu na afirmação de que a formação de sistemas conceituais demanda uma unidade dialética entre conteúdo e forma de ensino, adequada ao destinatário do processo educativo e essa unidade é definida pela articulação entre a natureza do conhecimento teórico e as regularidades do processo de internalização dos conhecimentos, nos diferentes períodos do desenvolvimento psíquico. Para tanto, tomamos como objeto desta investigação o desenvolvimento ontogenético do processo de formação de conceitos nas suas relações com a educação escolar e como objetivo a análise das regularidades do processo de formação de conceitos em unidade ao processo de ensino, dando destaque às relações entre conteúdo e forma de ensino que promovam o desenvolvimento do pensamento dos estudantes. Realizamos uma pesquisa teórico-conceitual que teve como unidade de análise do objeto investigado a generalização conceitual. O primeiro capítulo trata dos fundamentos históricos e ontológicos do processo de generalização e produção de conhecimento sobre a realidade. No segundo capítulo, apresentamos a problemática do conhecimento no âmbito da educação escolar e assim, tecemos considerações tanto do tratamento conferido a esta pela p edagogia histórico-crítica quanto pelas pedagogias hegemônicas e pelas políticas e reformas educacionais correntes no Brasil. Na sequência abordamos os principais aspectos psicológicos do processo de significação da realidade, conferindo destaque ao final para a generalização conceitual, o que nos possibilitou abordarmos o desenvolvimento ontogenético do processo de formação de conceitos na relação com as principais características dos períodos do desenvolvimento psíquico. Por fim, no quinto e último capítulo, discorremos sobre as relações entre conteúdo e forma de ensino e a formação e desenvolvimento dos conceitos, tecendo articulações com as proposições da pedagogia históricocrítica a respeito da didática e do currículo. |
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Relações entre conteúdo e forma de ensino tendo em vista a elaboração de sistemas conceituais: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-críticaRelations between content and form of teaching in view of elaboration of conceptual systems: contributions in the light of the cultural-historical psychology and critical-historical pedagogyFormação de sistemas conceituaisDesenvolvimento do pensamentoConteúdo e forma de ensinoConceptual systems formationThinking developmentContent and form of teachingA presente pesquisa versa a respeito das relações entre conteúdo forma de ensino e a formação de sistemas conceituais à luz da psicologia históricocultural e da pedagogia histórico-crítica. Para este referencial teórico o conceito sintetiza estrutura, gênese e desenvolvimento do objeto da realidade a que se refere, cuja apreensão no sistema de relações que o comporta é um processo mediado, que não ocorre independente das condições de vida e educação dos indivíduos. Desse modo, compete à educação escolar a organização tanto do conteúdo quanto da forma de ensino que possibilitem o desenvolvimento do referido processo em cada aluno singular. Diante do exposto, o problema colocado no ponto de partida desta pesquisa consistiu em como o ensino promove a formação de sistemas conceituais nos alunos. A nossa hipótese consistiu na afirmação de que a formação de sistemas conceituais demanda uma unidade dialética entre conteúdo e forma de ensino, adequada ao destinatário do processo educativo e essa unidade é definida pela articulação entre a natureza do conhecimento teórico e as regularidades do processo de internalização dos conhecimentos, nos diferentes períodos do desenvolvimento psíquico. Para tanto, tomamos como objeto desta investigação o desenvolvimento ontogenético do processo de formação de conceitos nas suas relações com a educação escolar e como objetivo a análise das regularidades do processo de formação de conceitos em unidade ao processo de ensino, dando destaque às relações entre conteúdo e forma de ensino que promovam o desenvolvimento do pensamento dos estudantes. Realizamos uma pesquisa teórico-conceitual que teve como unidade de análise do objeto investigado a generalização conceitual. O primeiro capítulo trata dos fundamentos históricos e ontológicos do processo de generalização e produção de conhecimento sobre a realidade. No segundo capítulo, apresentamos a problemática do conhecimento no âmbito da educação escolar e assim, tecemos considerações tanto do tratamento conferido a esta pela p edagogia histórico-crítica quanto pelas pedagogias hegemônicas e pelas políticas e reformas educacionais correntes no Brasil. Na sequência abordamos os principais aspectos psicológicos do processo de significação da realidade, conferindo destaque ao final para a generalização conceitual, o que nos possibilitou abordarmos o desenvolvimento ontogenético do processo de formação de conceitos na relação com as principais características dos períodos do desenvolvimento psíquico. Por fim, no quinto e último capítulo, discorremos sobre as relações entre conteúdo e forma de ensino e a formação e desenvolvimento dos conceitos, tecendo articulações com as proposições da pedagogia históricocrítica a respeito da didática e do currículo.The present research deals with the relations between content and form of teaching, and the formation of conceptual systems in the light of cultural historical psychology and critical-historical pedagogy. For this theoretical reference, the concept synthesizes the structure, genesis, and development of the object, whose apprehension in the system of relations that constitute it is a mediated process, which does not occur independently from the life and education conditions of individuals. Thus, school education has the role to organize content and form of teaching to enable the development of this process in each student. Given the above, the problem posed at the starting point of this research consisted of how teaching promotes the formation of conceptual systems in students. We hypothesized that the formation of conceptual systems demands a dialectical unity between content and form of teaching, appropriate to the student, and this unity is defined by the articulation between the nature of theoretical knowledge and the regularities of the knowledge internalization process in different periods of psychic development. To this end, we took as the object of this investigation the ontogenetic development of the concept formation process in its relations with school education and as an objective the analysis of the regularities of the concept formation process in unity with the teaching process, emphasizing the relation between content and form of teaching that promotes the development of students' thinking. We carried out conceptual-theoretical research that had as the unity of analysis of the investigated object the conceptual generalization. The first chapter deals with the historical and ontological foundations of the process of generalization and production of knowledge about reality. In the second chapter, we present the problem of knowledge in the scope of school education and, thus, we make considerations both the treatment given to it by the critical-historical pedagogy and by the hegemonic pedagogies and current educational policies and reforms in Brazil. In the following we will address the main psychological aspects of meaning formation and development, emphasizing conceptual generalization, which allowed us to approach the ontogenetic development of concept formation concerning the main characteristics of the periods of psychic development. Finally, in the fifth and last chapter, we discuss the relations between cont ent and form of teaching and the formation and development of concepts, weaving articulations with the propositions of critical-historical pedagogy regarding didactics and curriculum.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Porto, Kaira Moraes [UNESP]2022-09-05T15:05:51Z2022-09-05T15:05:51Z2022-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23644233004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:10:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236442Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:39:00.776371Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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