Surdez, implante coclear e formação de professores: um mapeamento em escolas de uma cidade do interior do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellotti, Adriana do Carmo [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Manzoli, Luci Pastor [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141713
Resumo: A inclusão educacional visa atender a todos oferecendo um ensino de qualidade e respeito às diferenças, conforme a LDB n0 9.394/96. O presente trabalho teve por objetivo realizar um mapeamento junto às escolas da rede pública e particular de uma cidade do interior paulista, visando conhecer o número de alunos surdos e destes os usuários de implante coclear, bem como os recursos e formação oferecidos a eles e aos seus professores. Por meio de entrevistas semiestruturadas os dados foram coletados. Os resultados mostraram que a rede estadual possuía 35 alunos surdos, sendo que 17 recebiam acompanhamento do professor interlocutor e os demais contavam com o Serviço de Apoio Pedagógico Especializado – SAPE. Destaca-se que nessa rede não havia aluno implantado. A rede municipal possuía 16 alunos surdos incluídos e dentre esses uma criança usuária do implante coclear, sendo que todos os alunos recebiam atendimentos no Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE, com professores especialistas. Em relação à formação, os professores que possuíam alunos surdos haviam recebido cursos de capacitação e eram orientados por especialistas. Quanto à rede particular, foram encontrados 03 alunos surdos e todos com implante coclear que recebiam atendimentos especializados em clínicas particulares. Sobre a formação, nenhum dos professores fez cursos de capacitação ou formação continuada para lidar com esses alunos. Portanto, o trabalho mostrou que houve grandes progressos para os surdos no sentido de conquistar os seus direitos como cidadãos, bem como na escolha de seu próprio sistema linguístico tornando-se mais evidente no caso dos que optaram pelo implante coclear para se comunicarem por meio da língua oral.
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