Biodiesel de mamona no diesel interior e metropolitano em trator agrícola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162009000300008 http://hdl.handle.net/11449/1875 |
Resumo: | A demanda de recursos energéticos pelos sistemas de produção, aliada à escassez dos combustíveis fósseis, tem motivado a produção do Biodiesel, que é um combustível obtido de fontes renováveis. O objetivo deste trabalho foi realizar dois ensaios: o primeiro dinâmico, para avaliar o desempenho operacional utilizando como parâmetro o consumo de combustível, e o segundo, estático, para mensurar a opacidade da fumaça (material particulado) do motor de um trator agrícola, operando com diesel metropolitano e interior misturados ao Biodiesel de mamona, em sete proporções. O trabalho foi conduzido no Departamento de Engenharia Rural da UNESP/Jaboticabal - SP. Os resultados mostraram que o tipo de diesel influenciou no consumo de combustível e na opacidade da fumaça, sendo o diesel metropolitano de melhor qualidade; observou-se, também, que à medida que a proporção de Biodiesel aumentou, o mesmo ocorreu para o consumo de combustível; entretanto, a opacidade da fumaça reduziu com o acréscimo de Biodiesel até B75. |
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Biodiesel de mamona no diesel interior e metropolitano em trator agrícolaMamona biodiesel in interior and metropolitan diesel in agricultural tractorBiofuelOperational performanceagricultural mechanizationRicinus communis L.Smoke opacityBiocombustívelDesempenho operacionalMecanização agrícolaRicinus communis L.Opacidade da fumaçaA demanda de recursos energéticos pelos sistemas de produção, aliada à escassez dos combustíveis fósseis, tem motivado a produção do Biodiesel, que é um combustível obtido de fontes renováveis. O objetivo deste trabalho foi realizar dois ensaios: o primeiro dinâmico, para avaliar o desempenho operacional utilizando como parâmetro o consumo de combustível, e o segundo, estático, para mensurar a opacidade da fumaça (material particulado) do motor de um trator agrícola, operando com diesel metropolitano e interior misturados ao Biodiesel de mamona, em sete proporções. O trabalho foi conduzido no Departamento de Engenharia Rural da UNESP/Jaboticabal - SP. Os resultados mostraram que o tipo de diesel influenciou no consumo de combustível e na opacidade da fumaça, sendo o diesel metropolitano de melhor qualidade; observou-se, também, que à medida que a proporção de Biodiesel aumentou, o mesmo ocorreu para o consumo de combustível; entretanto, a opacidade da fumaça reduziu com o acréscimo de Biodiesel até B75.The demand for energy resources by production systems allied to scarcity of fossil fuels has driven the production of Biodiesel, a fuel produced from renewable sources. The purpose of this study was realize two tests, the first dynamics to assess the operational performance as a parameter of consumption of fuel, the second static to measure the smoke opacity (particulate material) from an engine of a farm tractor, operating with interior and metropolitan diesel mixed with castor beans Biodiesel in seven proportions. The tests were conducted in the Rural Engineering Department of UNESP/Jaboticabal - SP. The results showed that the kind of diesel influenced the consumption of fuel and smoke opacity, and the metropolitan diesel showed better quality, it was observed as well that as biodiesel proportion increased, consumption of fuel increased too, however, the opacity of smoke decreased with an increase of Biodiesel by B75.USPUNESP Departamento de Engenharia RuralUSP Departamento de QuímicaUNESP Departamento de Engenharia RuralAssociação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)Universidade de São Paulo (USP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tabile, Rubens A.Lopes, Afonso [UNESP]Dabdoub, Miguel J.Câmara, Felipe Thomaz da [UNESP]Furlani, Carlos E. A. [UNESP]Silva, Rouverson P. da [UNESP]2014-05-20T13:14:23Z2014-05-20T13:14:23Z2009-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article412-423application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162009000300008Engenharia Agrícola. Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, v. 29, n. 3, p. 412-423, 2009.0100-6916http://hdl.handle.net/11449/187510.1590/S0100-69162009000300008S0100-69162009000300008WOS:000272802700008S0100-69162009000300008.pdf36905554503187340000-0002-1508-5372SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEngenharia Agrícola0.3870,305info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-06T15:18:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/1875Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:10:18.242882Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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