Seminário escolar: uma proposta de intervenção para o Ensino Fundamental II
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192445 |
Resumo: | O currículo de língua portuguesa para o Ensino Fundamental II prioriza as atividades de leitura, produção textual e análise linguística. Entretanto, a partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), houve um aumento progressivo nos estudos sobre a oralidade, reconhecendo a mestria nos gêneros orais formais como habilidade essencial ao desenvolvimento da proficiência comunicativa nos aprendizes. À vista disso, a presente pesquisa objetivou o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino do gênero seminário escolar, a fim de validar o trabalho com este gênero como forma de impulsionar o ensino dos gêneros orais formais no contexto do Ensino Fundamental II, produzir diferentes letramentos e fomentar uma reflexão sobre a importância da multimodalidade na produção de significados. Tal estudo justificou-se dada a carência de materiais que abordam a oralidade como objeto de ensino e aprendizagem; a pouca intimidade dos docentes com práticas de ensino voltadas ao estudo dos gêneros orais formais e a demanda social de preparar os alunos para atuarem de maneira eficaz em diferentes situações sociais de uso da língua ensejando, com isso, capacitá-los para o exercício da cidadania. No que concerne aos procedimentos metodológicos, optamos pela pesquisa de abordagem qualitativa de cunho etnográfico, posto que a pesquisadora também é professora dos alunos observados, quais sejam: uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Ensino Estadual. A concretização do estudo ocorreu em quatro etapas: a revisão bibliográfica; o planejamento da sequência didática; a aplicação das atividades e de um questionário aos alunos e a análise e interpretação dos dados coletados. No tocante às bases teóricas, as principais referências foram: a teoria dos gêneros discursivos (BAKTHIN, 2011); a abordagem dos gêneros multimodais proposta por Rojo e Barboza (2015); Dionísio e Vasconcelos (2013); as reflexões sobre a modalidade oral da língua (MARCUSCHI, 2010); as bases teóricas para a construção da sequência didática elaboradas pelos pesquisadores Schneuwly, Dolz, Noverraz (2011), o modelo didático do gênero seminário (SCHNEUWLY; DOLZ, 2011; NASCIMENTO, 2019) e a metodologia pelo olhar de Lüdke e André (1986). O percurso de investigação realizado nesta pesquisa confirmou a importância do fomento ao ensino da oralidade na Educação Básica e o potencial didático-metodológico da sequência didática com enfoque no gênero seminário escolar. Além disso, possibilitou a elaboração de um material didático para o ensino do gênero nas aulas de língua portuguesa |
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Seminário escolar: uma proposta de intervenção para o Ensino Fundamental IISchool seminar: an intervention proposal for Elementary School IISeminário escolar.Sequência didática.Oralidade.MultimodalidadeO currículo de língua portuguesa para o Ensino Fundamental II prioriza as atividades de leitura, produção textual e análise linguística. Entretanto, a partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), houve um aumento progressivo nos estudos sobre a oralidade, reconhecendo a mestria nos gêneros orais formais como habilidade essencial ao desenvolvimento da proficiência comunicativa nos aprendizes. À vista disso, a presente pesquisa objetivou o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino do gênero seminário escolar, a fim de validar o trabalho com este gênero como forma de impulsionar o ensino dos gêneros orais formais no contexto do Ensino Fundamental II, produzir diferentes letramentos e fomentar uma reflexão sobre a importância da multimodalidade na produção de significados. Tal estudo justificou-se dada a carência de materiais que abordam a oralidade como objeto de ensino e aprendizagem; a pouca intimidade dos docentes com práticas de ensino voltadas ao estudo dos gêneros orais formais e a demanda social de preparar os alunos para atuarem de maneira eficaz em diferentes situações sociais de uso da língua ensejando, com isso, capacitá-los para o exercício da cidadania. No que concerne aos procedimentos metodológicos, optamos pela pesquisa de abordagem qualitativa de cunho etnográfico, posto que a pesquisadora também é professora dos alunos observados, quais sejam: uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Ensino Estadual. A concretização do estudo ocorreu em quatro etapas: a revisão bibliográfica; o planejamento da sequência didática; a aplicação das atividades e de um questionário aos alunos e a análise e interpretação dos dados coletados. No tocante às bases teóricas, as principais referências foram: a teoria dos gêneros discursivos (BAKTHIN, 2011); a abordagem dos gêneros multimodais proposta por Rojo e Barboza (2015); Dionísio e Vasconcelos (2013); as reflexões sobre a modalidade oral da língua (MARCUSCHI, 2010); as bases teóricas para a construção da sequência didática elaboradas pelos pesquisadores Schneuwly, Dolz, Noverraz (2011), o modelo didático do gênero seminário (SCHNEUWLY; DOLZ, 2011; NASCIMENTO, 2019) e a metodologia pelo olhar de Lüdke e André (1986). O percurso de investigação realizado nesta pesquisa confirmou a importância do fomento ao ensino da oralidade na Educação Básica e o potencial didático-metodológico da sequência didática com enfoque no gênero seminário escolar. Além disso, possibilitou a elaboração de um material didático para o ensino do gênero nas aulas de língua portuguesaThe Portuguese language curriculum for Elementary Education II prioritizes reading, textual production and linguistic analysis activities. However, since the publication of the National Curriculum Parameters (1998), there has been a progressive increase in studies on orality, recognizing mastery in formal oral genres as an essential skill for the development of communicative proficiency in apprentices. In view of this, this research aimed to develop a didactic sequence for teaching the school seminar genre, in order to validate the work with this genre as a way to boost the teaching of formal oral genres in the context of Elementary School II; produce different literacies and encourage reflection on the importance of multimodality in the production of meanings. Such a study was justified given the scarcity of materials that address orality as an object of teaching and learning; the little intimacy of teachers with teaching practices aimed at the study of formal oral genres and the social demand to prepare students to act effectively in different social situations of use of the language, thereby enabling them to exercise citizenship . About methodological procedures, we opted for research with a qualitative approach of an ethnographic nature, since the researcher is also a teacher of the observed students, namely: a class of 9th grade of elementary school in the public network of State Education. The study was carried out in four stages: the literature review; didactic sequence planning; the application of activities and a questionnaire to students and the analysis and interpretation of the data collected. Regarding the theoretical bases, the main references were: the theory of discursive genres (BAKTHIN, 2011); the approach of multimodal genres proposed by Rojo and Barboza (2015); Dionísio and Vasconcelos (2013); reflections on the oral language modality (MARCUSCHI, 2010); the theoretical bases for the construction of didactic sequence elaborated by the researchers Schneuwly, Dolz, Noverraz (2011), the didactic model of the seminar genre (SCHNEUWLY; DOLZ, 2011; NASCIMENTO, 2019) and the methodology by the look of Lüdke and André (1986). The research path carried out in this research confirmed the importance of promoting the teaching of orality in Basic Education and the didactic-methodological potential of DS of the school seminar genre. In addition, it made it possible to prepare didactic material for teaching gender in Portuguese language classes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Correa, Amanda Cassetari Martins2020-05-04T14:42:12Z2020-05-04T14:42:12Z2020-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19244500093035023001011069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192445Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T13:34:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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