O uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitador no processo de aprendizagem no ensino técnico integrado ao médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Alexandre Navarro [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150754
Resumo: O desenvolvimento tecnológico ocorrido nas últimas décadas vem provocando significativas transformações nas relações humanas, ao mesmo tempo em que gera condições e situações inovadoras para a prática educacional. Nesse contexto, torna-se cada vez mais necessário que a escola se aproprie dos recursos tecnológicos disponíveis, dinamizando suas metodologias didáticas de ensino. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação pode contribuir de forma significativa com o aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem. Essas tecnologias estão presentes na prática educacional, em maiores ou menores proporções, dependendo da Instituição e do método didático utilizado por cada docente. Desta maneira, a partir do questionamento a respeito de quais TIC podem ser utilizadas como apoio ao aprendizado dos alunos dos cursos técnicos integrados ao médio, a presente pesquisa buscou levantar como se dá a utilização das tecnologias por parte destes estudantes, e a partir daí, estudar estratégias de ensino que possam aperfeiçoar sua experiência neste contexto, facilitando o processo de aprendizagem dos mesmos. Para fundamentar o desenvolvimento da investigação proposta, o presente estudo é apoiado na revisão bibliográfica sobre o tema. Foi realizado ainda, um estudo qualitativo e quantitativo por meio de questionários aplicados a alunos da ETEC Vila Formosa, localizada na Zona Leste da Cidade de São Paulo. O público alvo foi 60 alunos do 3º ano dos cursos de ensino técnico integrado ao médio de Administração e Informática, sendo que cada turma possui 30 alunos. Os resultados da pesquisa realizada apontaram uma percepção positiva dos estudantes em relação às TIC, permitindo acreditar no sucesso desses recursos em sala de aula, pois todos os entrevistados relataram julgar que o uso dessas tecnologias auxilia em seu aprendizado. No entanto, a investigação denotou que a maioria dos professores utiliza as TIC em poucas aulas e não faz uso das redes sociais para compartilhar conteúdos trabalhados em sala, embora a internet e as redes sociais sejam ferramentas utilizadas com frequência pelos alunos para complementar seus estudos. Desta forma, o presente estudo apresenta informações e recursos a respeito da utilização das TIC na rotina pedagógica, favorecendo o acesso dos docentes a instrumentos que possam orientar suas práticas, já que a pesquisa realizada demonstrou que um caminho que possa facilitar o processo de aprendizagem dos alunos é permeado pela motivação e preparo dos docentes para o uso dessas tecnologias, bem como pelo desenvolvimento de um Plano de Trabalho Docente (PTD) direcionado a essa prática. Sendo assim, com base no modelo de PTD atualmente utilizado na ETEC de Vila Formosa, foi possível vislumbrar possibilidades de aplicação das TIC na prática didática dos cursos abordados no estudo, sendo descrita uma abordagem diferenciada no PTD de cinco disciplinas: matemática, português, língua estrangeira e moderna (inglês), lógica de programação e gestão financeira e econômica. Esta pesquisa permitiu vislumbrar diversas possibilidades de uso das tecnologias no cotidiano das Escolas de Ensino Técnico, apontando novos caminhos para a reformulação das práticas pedagógicas tradicionais e construção de uma educação dinâmica, emancipadora e criativa.
id UNSP_2232ca982800795d255045f40201937e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150754
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitador no processo de aprendizagem no ensino técnico integrado ao médioThe use of information and communication technologies as a facilitator in the learning process in high school integrated with technicianTecnologia da informação e comunicaçãoEducação profissional e tecnológicaEnsino técnico integrado ao médioProcesso de aprendizagemTechnology of information and communicationProfessional and technological educationHigh school integrated with the technicianLearning processO desenvolvimento tecnológico ocorrido nas últimas décadas vem provocando significativas transformações nas relações humanas, ao mesmo tempo em que gera condições e situações inovadoras para a prática educacional. Nesse contexto, torna-se cada vez mais necessário que a escola se aproprie dos recursos tecnológicos disponíveis, dinamizando suas metodologias didáticas de ensino. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação pode contribuir de forma significativa com o aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem. Essas tecnologias estão presentes na prática educacional, em maiores ou menores proporções, dependendo da Instituição e do método didático utilizado por cada docente. Desta maneira, a partir do questionamento a respeito de quais TIC podem ser utilizadas como apoio ao aprendizado dos alunos dos cursos técnicos integrados ao médio, a presente pesquisa buscou levantar como se dá a utilização das tecnologias por parte destes estudantes, e a partir daí, estudar estratégias de ensino que possam aperfeiçoar sua experiência neste contexto, facilitando o processo de aprendizagem dos mesmos. Para fundamentar o desenvolvimento da investigação proposta, o presente estudo é apoiado na revisão bibliográfica sobre o tema. Foi realizado ainda, um estudo qualitativo e quantitativo por meio de questionários aplicados a alunos da ETEC Vila Formosa, localizada na Zona Leste da Cidade de São Paulo. O público alvo foi 60 alunos do 3º ano dos cursos de ensino técnico integrado ao médio de Administração e Informática, sendo que cada turma possui 30 alunos. Os resultados da pesquisa realizada apontaram uma percepção positiva dos estudantes em relação às TIC, permitindo acreditar no sucesso desses recursos em sala de aula, pois todos os entrevistados relataram julgar que o uso dessas tecnologias auxilia em seu aprendizado. No entanto, a investigação denotou que a maioria dos professores utiliza as TIC em poucas aulas e não faz uso das redes sociais para compartilhar conteúdos trabalhados em sala, embora a internet e as redes sociais sejam ferramentas utilizadas com frequência pelos alunos para complementar seus estudos. Desta forma, o presente estudo apresenta informações e recursos a respeito da utilização das TIC na rotina pedagógica, favorecendo o acesso dos docentes a instrumentos que possam orientar suas práticas, já que a pesquisa realizada demonstrou que um caminho que possa facilitar o processo de aprendizagem dos alunos é permeado pela motivação e preparo dos docentes para o uso dessas tecnologias, bem como pelo desenvolvimento de um Plano de Trabalho Docente (PTD) direcionado a essa prática. Sendo assim, com base no modelo de PTD atualmente utilizado na ETEC de Vila Formosa, foi possível vislumbrar possibilidades de aplicação das TIC na prática didática dos cursos abordados no estudo, sendo descrita uma abordagem diferenciada no PTD de cinco disciplinas: matemática, português, língua estrangeira e moderna (inglês), lógica de programação e gestão financeira e econômica. Esta pesquisa permitiu vislumbrar diversas possibilidades de uso das tecnologias no cotidiano das Escolas de Ensino Técnico, apontando novos caminhos para a reformulação das práticas pedagógicas tradicionais e construção de uma educação dinâmica, emancipadora e criativa.The technological development occurred in the last decades has been provoking significant transformations in human relations, at the same time that it generates innovative conditions and situations for the educational practice. In this context, it becomes increasingly necessary for the school to appropriate the available technological resources, streamlining its didactic teaching methodologies. The use of Technology of Information and Communication (TIC) in education can contribute significantly to the improvement of teaching and learning processes. These technologies are present in educational practice, to a greater or lesser extent, depending on the institution and the didactic method used by each teacher. In this way, based on the questioning about which TICs can be used to support the students learning of the high school integrated with technician, the present research sought to raise how the use of the technologies by these students, and from there, study teaching strategies that can improve their experience in this context, facilitating the learning process of them. Support the development of the proposed research, the present study is supported by the literature review on the subject. A qualitative and quantitative study was also carried out through questionnaires applied to ETEC Vila Formosa students, located in the East Zone of the São Paulo city. The target audience was 60 students of the 3rd year of the technical education courses high school integrated with technician (Administration and Informatics), with each class having 30 students. The results of the research showed a positive perception of the students in relation to TIC, allowing to believe in the success of these resources in the classroom, since all the interviewees reported judging that the use of these technologies helps in their learning. However, research has shown that most teachers use TIC in a few classes and do not use social networks to share content in the classroom, although the internet and social networks are tools often used by students to complement their studies. In this way, the present study presents information and resources about the use of TIC in the pedagogical routine, favoring the access of teachers to instruments that can guide their practices, since the research carried out has demonstrated that a path that can facilitate the learning process of students is permeated by the motivation and preparation of teachers for the use of these technologies, as well as the development of a Plano de Trabalho Docente (PTD) directed to this practice. Thus, based on the PTD model currently used in the ETEC Vila Formosa, it was possible to glimpse possibilities of TIC application in the didactic practice of the courses addressed in the study, and described a differentiated approach in the PTD of five subjects: mathematics, portuguese, modern language foreign (English), programming logic and financial and economic management. This research allowed to glimpse several possibilities of use of the technologies in the daily life of the ETEC, pointing out new ways for the reformulation of the traditional pedagogical practices and the construction of a dynamic, emancipating and creative education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Alexandre Navarro [UNESP]2017-05-30T16:12:46Z2017-05-30T16:12:46Z2017-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15075400088675033004056088P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150754Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:50:54.227081Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitador no processo de aprendizagem no ensino técnico integrado ao médio
The use of information and communication technologies as a facilitator in the learning process in high school integrated with technician
title O uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitador no processo de aprendizagem no ensino técnico integrado ao médio
spellingShingle O uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitador no processo de aprendizagem no ensino técnico integrado ao médio
Teixeira, Alexandre Navarro [UNESP]
Tecnologia da informação e comunicação
Educação profissional e tecnológica
Ensino técnico integrado ao médio
Processo de aprendizagem
Technology of information and communication
Professional and technological education
High school integrated with the technician
Learning process
title_short O uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitador no processo de aprendizagem no ensino técnico integrado ao médio
title_full O uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitador no processo de aprendizagem no ensino técnico integrado ao médio
title_fullStr O uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitador no processo de aprendizagem no ensino técnico integrado ao médio
title_full_unstemmed O uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitador no processo de aprendizagem no ensino técnico integrado ao médio
title_sort O uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitador no processo de aprendizagem no ensino técnico integrado ao médio
author Teixeira, Alexandre Navarro [UNESP]
author_facet Teixeira, Alexandre Navarro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Alexandre Navarro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação e comunicação
Educação profissional e tecnológica
Ensino técnico integrado ao médio
Processo de aprendizagem
Technology of information and communication
Professional and technological education
High school integrated with the technician
Learning process
topic Tecnologia da informação e comunicação
Educação profissional e tecnológica
Ensino técnico integrado ao médio
Processo de aprendizagem
Technology of information and communication
Professional and technological education
High school integrated with the technician
Learning process
description O desenvolvimento tecnológico ocorrido nas últimas décadas vem provocando significativas transformações nas relações humanas, ao mesmo tempo em que gera condições e situações inovadoras para a prática educacional. Nesse contexto, torna-se cada vez mais necessário que a escola se aproprie dos recursos tecnológicos disponíveis, dinamizando suas metodologias didáticas de ensino. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação pode contribuir de forma significativa com o aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem. Essas tecnologias estão presentes na prática educacional, em maiores ou menores proporções, dependendo da Instituição e do método didático utilizado por cada docente. Desta maneira, a partir do questionamento a respeito de quais TIC podem ser utilizadas como apoio ao aprendizado dos alunos dos cursos técnicos integrados ao médio, a presente pesquisa buscou levantar como se dá a utilização das tecnologias por parte destes estudantes, e a partir daí, estudar estratégias de ensino que possam aperfeiçoar sua experiência neste contexto, facilitando o processo de aprendizagem dos mesmos. Para fundamentar o desenvolvimento da investigação proposta, o presente estudo é apoiado na revisão bibliográfica sobre o tema. Foi realizado ainda, um estudo qualitativo e quantitativo por meio de questionários aplicados a alunos da ETEC Vila Formosa, localizada na Zona Leste da Cidade de São Paulo. O público alvo foi 60 alunos do 3º ano dos cursos de ensino técnico integrado ao médio de Administração e Informática, sendo que cada turma possui 30 alunos. Os resultados da pesquisa realizada apontaram uma percepção positiva dos estudantes em relação às TIC, permitindo acreditar no sucesso desses recursos em sala de aula, pois todos os entrevistados relataram julgar que o uso dessas tecnologias auxilia em seu aprendizado. No entanto, a investigação denotou que a maioria dos professores utiliza as TIC em poucas aulas e não faz uso das redes sociais para compartilhar conteúdos trabalhados em sala, embora a internet e as redes sociais sejam ferramentas utilizadas com frequência pelos alunos para complementar seus estudos. Desta forma, o presente estudo apresenta informações e recursos a respeito da utilização das TIC na rotina pedagógica, favorecendo o acesso dos docentes a instrumentos que possam orientar suas práticas, já que a pesquisa realizada demonstrou que um caminho que possa facilitar o processo de aprendizagem dos alunos é permeado pela motivação e preparo dos docentes para o uso dessas tecnologias, bem como pelo desenvolvimento de um Plano de Trabalho Docente (PTD) direcionado a essa prática. Sendo assim, com base no modelo de PTD atualmente utilizado na ETEC de Vila Formosa, foi possível vislumbrar possibilidades de aplicação das TIC na prática didática dos cursos abordados no estudo, sendo descrita uma abordagem diferenciada no PTD de cinco disciplinas: matemática, português, língua estrangeira e moderna (inglês), lógica de programação e gestão financeira e econômica. Esta pesquisa permitiu vislumbrar diversas possibilidades de uso das tecnologias no cotidiano das Escolas de Ensino Técnico, apontando novos caminhos para a reformulação das práticas pedagógicas tradicionais e construção de uma educação dinâmica, emancipadora e criativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-30T16:12:46Z
2017-05-30T16:12:46Z
2017-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150754
000886750
33004056088P9
url http://hdl.handle.net/11449/150754
identifier_str_mv 000886750
33004056088P9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129127484489728