Tiros de Movimento-Imagem: estudo de um processo artístico e pedagógico de Cristiane Paoli Quito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/86854 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como principal objetivo estudar procedimentos pedagógicos de treinamento corporal de atores. Para isso, o processo artístico e pedagógico da diretora, atriz e professora da Escola de Arte Dramática EAD-USP, Cristiane Paoli Quito, serviu de guia e condutor desta pesquisa. Os sujeitos observados foram os alunos do terceiro ano da Escola de Arte Dramática, Turma 59/EAD-USP. O período estudado foi de agosto a dezembro de 2009. Foram observados e analisados os procedimentos pedagógicos de construção da dramaturgia corporal, utilizadas por essa diretora na montagem da peça teatral O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, adaptada ao teatro pelo dramaturgo e professor da Escola de Arte Dramática (USP), Rogério Toscano, com a colaboração de todo o elenco de atores/estudantes da turma 59/EAD-USP. A montagem da peça, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, fez parte da aula de Estudos e Práticas de Montagem e foi dirigida por Cristiane Paoli Quito. Mesmo tendo observado e analisado a montagem teatral como um todo, concentrei-me em um foco principal: descrever e analisar o processo pedagógico de construção da dramaturgia corporal na montagem da peça O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá de modo a compreender como Cristiane Paoli Quito trabalha, pedagogicamente, a construção da dramaturgia corporal com alunos/atores na criação de um espetáculo. Sendo assim, o trabalho pedagógico de construção das ações físicas com os atores da turma 59 EAD/USP teve maior importância nesta pesquisa, se comparada a outros elementos que envolvem uma montagem teatral (texto, direção, luz, cenário, música, figurino etc.). O trabalho da coreógrafa e bailarina Tarina Quelho também foi analisado, uma vez em que essa fez a parte da preparação corporal dos alunos/atores, através da técnica do BMC... |
id |
UNSP_22659873fcb8f53b21979615de0e06e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/86854 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Tiros de Movimento-Imagem: estudo de um processo artístico e pedagógico de Cristiane Paoli QuitoQuito, Cristiane Paoli - Processo artístico e pedagógicoEscola de Arte Dramática (São Paulo, SP)AtoresRepresentação teatral - Estudo e ensinoTeatro (Literatura) - TécnicaTheaterEsta pesquisa teve como principal objetivo estudar procedimentos pedagógicos de treinamento corporal de atores. Para isso, o processo artístico e pedagógico da diretora, atriz e professora da Escola de Arte Dramática EAD-USP, Cristiane Paoli Quito, serviu de guia e condutor desta pesquisa. Os sujeitos observados foram os alunos do terceiro ano da Escola de Arte Dramática, Turma 59/EAD-USP. O período estudado foi de agosto a dezembro de 2009. Foram observados e analisados os procedimentos pedagógicos de construção da dramaturgia corporal, utilizadas por essa diretora na montagem da peça teatral O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, adaptada ao teatro pelo dramaturgo e professor da Escola de Arte Dramática (USP), Rogério Toscano, com a colaboração de todo o elenco de atores/estudantes da turma 59/EAD-USP. A montagem da peça, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, fez parte da aula de Estudos e Práticas de Montagem e foi dirigida por Cristiane Paoli Quito. Mesmo tendo observado e analisado a montagem teatral como um todo, concentrei-me em um foco principal: descrever e analisar o processo pedagógico de construção da dramaturgia corporal na montagem da peça O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá de modo a compreender como Cristiane Paoli Quito trabalha, pedagogicamente, a construção da dramaturgia corporal com alunos/atores na criação de um espetáculo. Sendo assim, o trabalho pedagógico de construção das ações físicas com os atores da turma 59 EAD/USP teve maior importância nesta pesquisa, se comparada a outros elementos que envolvem uma montagem teatral (texto, direção, luz, cenário, música, figurino etc.). O trabalho da coreógrafa e bailarina Tarina Quelho também foi analisado, uma vez em que essa fez a parte da preparação corporal dos alunos/atores, através da técnica do BMC...The main aim of this study is to understand pedagogical procedures of the bodily training of actors. For this, the artistic and pedagogical process of Cristiane Paoli Quito director, actress and teacher at the School of Dramatic Art EAD-USP served as a guide. The third year students of the School of Dramatic Art, Group 59 EAD-USP were the subjects observed. The study took place between August and December 2009. The procedures utilised by this director while putting together the play The Swallow and the Tom Cat : A Love Story were observed and analysed. This literary work by Jorge Amado was adapted to the stage by Rogerio Toscano, teacher and dramatist at the School of Dramatic Art EAD-USP, with the collaboration of the whole cast of actors / students of Group 59. The putting together of the play The Swallow and the Tom Cat: A Love Story was part of a class called Estudos e Praticas de Montagem (Studies and Practices of plays) and was directed by Cristiane Paoli Quito. Even having observed the putting together of the whole play, the study main focus is: describe and analyse the pedagogic construction of the physical dramatisation of the play. This study can be summed up with one main question: how is it that Cristiane Paoli Quito work, pedagogically with the construction of the physical drama with students/actors in the creation of the play? In this way the pedagogical work of the construction of the physical actions of the actors of Group 59 EAD/USP was the most important thing in the study, if compared to the other elements which are involved in putting together a play (text, lights, scenery, music and costumes). The work of the choreographer and ballerina Tarina Quelho was also analysed, as she prepared the students/actors using a technique called BMC (mind body centring). Rogerio Toscano took part as a dramatist, helping Group 59 in reinterpretation of Jorge Amado's original text. He is also extensively quoted in this dissertationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bolognesi, Mario Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Macari, Maria Carolina [UNESP]2014-06-11T19:22:27Z2014-06-11T19:22:27Z2011-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis188 f. + 02 DVDsapplication/pdfMACARI, Maria Carolina. Tiros de Movimento-Imagem: estudo de um processo artístico e pedagógico de Cristiane Paoli Quito. 2011. 188 f. +. Dissertação (mestrado) Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.http://hdl.handle.net/11449/86854000691168macari_mc_me_ia.pdf33004013063P49358893099841862Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:12:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86854Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tiros de Movimento-Imagem: estudo de um processo artístico e pedagógico de Cristiane Paoli Quito |
title |
Tiros de Movimento-Imagem: estudo de um processo artístico e pedagógico de Cristiane Paoli Quito |
spellingShingle |
Tiros de Movimento-Imagem: estudo de um processo artístico e pedagógico de Cristiane Paoli Quito Macari, Maria Carolina [UNESP] Quito, Cristiane Paoli - Processo artístico e pedagógico Escola de Arte Dramática (São Paulo, SP) Atores Representação teatral - Estudo e ensino Teatro (Literatura) - Técnica Theater |
title_short |
Tiros de Movimento-Imagem: estudo de um processo artístico e pedagógico de Cristiane Paoli Quito |
title_full |
Tiros de Movimento-Imagem: estudo de um processo artístico e pedagógico de Cristiane Paoli Quito |
title_fullStr |
Tiros de Movimento-Imagem: estudo de um processo artístico e pedagógico de Cristiane Paoli Quito |
title_full_unstemmed |
Tiros de Movimento-Imagem: estudo de um processo artístico e pedagógico de Cristiane Paoli Quito |
title_sort |
Tiros de Movimento-Imagem: estudo de um processo artístico e pedagógico de Cristiane Paoli Quito |
author |
Macari, Maria Carolina [UNESP] |
author_facet |
Macari, Maria Carolina [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bolognesi, Mario Fernando [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macari, Maria Carolina [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quito, Cristiane Paoli - Processo artístico e pedagógico Escola de Arte Dramática (São Paulo, SP) Atores Representação teatral - Estudo e ensino Teatro (Literatura) - Técnica Theater |
topic |
Quito, Cristiane Paoli - Processo artístico e pedagógico Escola de Arte Dramática (São Paulo, SP) Atores Representação teatral - Estudo e ensino Teatro (Literatura) - Técnica Theater |
description |
Esta pesquisa teve como principal objetivo estudar procedimentos pedagógicos de treinamento corporal de atores. Para isso, o processo artístico e pedagógico da diretora, atriz e professora da Escola de Arte Dramática EAD-USP, Cristiane Paoli Quito, serviu de guia e condutor desta pesquisa. Os sujeitos observados foram os alunos do terceiro ano da Escola de Arte Dramática, Turma 59/EAD-USP. O período estudado foi de agosto a dezembro de 2009. Foram observados e analisados os procedimentos pedagógicos de construção da dramaturgia corporal, utilizadas por essa diretora na montagem da peça teatral O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, adaptada ao teatro pelo dramaturgo e professor da Escola de Arte Dramática (USP), Rogério Toscano, com a colaboração de todo o elenco de atores/estudantes da turma 59/EAD-USP. A montagem da peça, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, fez parte da aula de Estudos e Práticas de Montagem e foi dirigida por Cristiane Paoli Quito. Mesmo tendo observado e analisado a montagem teatral como um todo, concentrei-me em um foco principal: descrever e analisar o processo pedagógico de construção da dramaturgia corporal na montagem da peça O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá de modo a compreender como Cristiane Paoli Quito trabalha, pedagogicamente, a construção da dramaturgia corporal com alunos/atores na criação de um espetáculo. Sendo assim, o trabalho pedagógico de construção das ações físicas com os atores da turma 59 EAD/USP teve maior importância nesta pesquisa, se comparada a outros elementos que envolvem uma montagem teatral (texto, direção, luz, cenário, música, figurino etc.). O trabalho da coreógrafa e bailarina Tarina Quelho também foi analisado, uma vez em que essa fez a parte da preparação corporal dos alunos/atores, através da técnica do BMC... |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-19 2014-06-11T19:22:27Z 2014-06-11T19:22:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACARI, Maria Carolina. Tiros de Movimento-Imagem: estudo de um processo artístico e pedagógico de Cristiane Paoli Quito. 2011. 188 f. +. Dissertação (mestrado) Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011. http://hdl.handle.net/11449/86854 000691168 macari_mc_me_ia.pdf 33004013063P4 9358893099841862 |
identifier_str_mv |
MACARI, Maria Carolina. Tiros de Movimento-Imagem: estudo de um processo artístico e pedagógico de Cristiane Paoli Quito. 2011. 188 f. +. Dissertação (mestrado) Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011. 000691168 macari_mc_me_ia.pdf 33004013063P4 9358893099841862 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/86854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
188 f. + 02 DVDs application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546427547123712 |