QR Codes na educação escolar : possibilidades de aprendizagem na língua inglesa em tempos de cultura digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Fabiano da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/213737
Resumo: As relações entre linguagem e tecnologias digitais são o tema de relevantes pesquisas no mundo acadêmico nacional e internacional. “Formação Docente e Novas Tecnologias”, “Tecnologias para Aprender” e “Tecnologia na Educação” são leituras que contribuem para a compreensão dos impactos destes elementos nas esferas: sociais, econômicas, culturais e em particular na comunidade educacional, escola e docência. Dentro deste contexto, as relações entre professores e estudantes, assumem novas dinâmicas: imigrantes digitais e nativos digitais, norteadas principalmente pelas interações entre sujeitos, estruturas e tecnologias. A pandemia de COVID-19 trouxe para a toda a educação uma dicotomia pedagógica: desafios e potencialidades para essa transição do ensino tradicional para o modo online. Propomos uma reflexão a respeito dos principais desafios pedagógicos para formação tecnológica do docente. Um elemento que permite mediar a compreensão desta nova dimensão educativa é a Cultura Digital, compreendida a partir de três dimensões: Tecnologia e Sociedade, Cidadania Digital e Letramento Digital. O objetivo deste trabalho é socializar as possibilidades de uso dos QR Codes como mediadores da cultura digital nas aulas de Língua Inglesa. Neste estudo buscamos a partir da pesquisa bibliográfica fundamentada em materiais que permitam compreender os elementos da Cultura Digital como base para criar e propor um material pedagógico, em forma de tutorial, que utilize os Quick Response codes (QR Codes) como ferramenta digital para aprendizagem de línguas em que as informações circulem de uma fonte para outra: do professor para o aluno; do aluno para o aluno, e principalmente do aluno para o professor.
id UNSP_2294a5f7437781a892401f5a3e4c3d18
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/213737
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling QR Codes na educação escolar : possibilidades de aprendizagem na língua inglesa em tempos de cultura digitalQR Codes in school education: possibilities of learning in the english language in times of digital cultureCódigos QR en la educación escolar: posibilidades de aprender el idioma inglés en tiempos de cultura digitalEducação BásicaQR CodesCultura digitalLíngua inglesaInstrumento pedagógicoTeachingQR codeEnglishAs relações entre linguagem e tecnologias digitais são o tema de relevantes pesquisas no mundo acadêmico nacional e internacional. “Formação Docente e Novas Tecnologias”, “Tecnologias para Aprender” e “Tecnologia na Educação” são leituras que contribuem para a compreensão dos impactos destes elementos nas esferas: sociais, econômicas, culturais e em particular na comunidade educacional, escola e docência. Dentro deste contexto, as relações entre professores e estudantes, assumem novas dinâmicas: imigrantes digitais e nativos digitais, norteadas principalmente pelas interações entre sujeitos, estruturas e tecnologias. A pandemia de COVID-19 trouxe para a toda a educação uma dicotomia pedagógica: desafios e potencialidades para essa transição do ensino tradicional para o modo online. Propomos uma reflexão a respeito dos principais desafios pedagógicos para formação tecnológica do docente. Um elemento que permite mediar a compreensão desta nova dimensão educativa é a Cultura Digital, compreendida a partir de três dimensões: Tecnologia e Sociedade, Cidadania Digital e Letramento Digital. O objetivo deste trabalho é socializar as possibilidades de uso dos QR Codes como mediadores da cultura digital nas aulas de Língua Inglesa. Neste estudo buscamos a partir da pesquisa bibliográfica fundamentada em materiais que permitam compreender os elementos da Cultura Digital como base para criar e propor um material pedagógico, em forma de tutorial, que utilize os Quick Response codes (QR Codes) como ferramenta digital para aprendizagem de línguas em que as informações circulem de uma fonte para outra: do professor para o aluno; do aluno para o aluno, e principalmente do aluno para o professor.The relations between language and digital technologies are the subject of relevant research in the national and international academic world. “Teacher Training and New Technologies”, “Technologies for Learning” and “Technology in Education” are readings that contribute to the understanding of the impacts of these elements in the spheres: social, economic, cultural and in particular in the educational community, school and teaching. Within this context, the relations between teachers and students take on new dynamics: digital immigrants and digital natives, guided mainly by the interactions between subjects, structures and technologies. The COVID-19 pandemic brought a pedagogical dichotomy for all education: challenges and potential for this transition from traditional education to online mode. We propose a reflection on the main pedagogical challenges for the technological training of teachers. An element that allows to mediate the understanding of this new educational dimension is Digital Culture, understood from three dimensions: Technology and Society, Digital Citizenship and Digital Literacy. The aim of this work is to socialize the possibilities of using QR Codes as mediators of digital culture in English language classes. In this study we seek from the bibliographical research based on materials that allow to understand the elements of Digital Culture as a basis to create and propose a pedagogical material, in the form of a tutorial, that uses the Quick Response codes (QR Codes) as a digital tool for learning languages in which information circulates from one source to another: from the teacher to the student; from student to student, and mainly from student to teacher.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tezani, Thais Cristina Rodrigues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araujo, Fabiano da Silva2021-07-29T14:29:41Z2021-07-29T14:29:41Z2021-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21373733004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-19T06:31:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213737Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:24:45.521122Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv QR Codes na educação escolar : possibilidades de aprendizagem na língua inglesa em tempos de cultura digital
QR Codes in school education: possibilities of learning in the english language in times of digital culture
Códigos QR en la educación escolar: posibilidades de aprender el idioma inglés en tiempos de cultura digital
title QR Codes na educação escolar : possibilidades de aprendizagem na língua inglesa em tempos de cultura digital
spellingShingle QR Codes na educação escolar : possibilidades de aprendizagem na língua inglesa em tempos de cultura digital
Araujo, Fabiano da Silva
Educação Básica
QR Codes
Cultura digital
Língua inglesa
Instrumento pedagógico
Teaching
QR code
English
title_short QR Codes na educação escolar : possibilidades de aprendizagem na língua inglesa em tempos de cultura digital
title_full QR Codes na educação escolar : possibilidades de aprendizagem na língua inglesa em tempos de cultura digital
title_fullStr QR Codes na educação escolar : possibilidades de aprendizagem na língua inglesa em tempos de cultura digital
title_full_unstemmed QR Codes na educação escolar : possibilidades de aprendizagem na língua inglesa em tempos de cultura digital
title_sort QR Codes na educação escolar : possibilidades de aprendizagem na língua inglesa em tempos de cultura digital
author Araujo, Fabiano da Silva
author_facet Araujo, Fabiano da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tezani, Thais Cristina Rodrigues [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Fabiano da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica
QR Codes
Cultura digital
Língua inglesa
Instrumento pedagógico
Teaching
QR code
English
topic Educação Básica
QR Codes
Cultura digital
Língua inglesa
Instrumento pedagógico
Teaching
QR code
English
description As relações entre linguagem e tecnologias digitais são o tema de relevantes pesquisas no mundo acadêmico nacional e internacional. “Formação Docente e Novas Tecnologias”, “Tecnologias para Aprender” e “Tecnologia na Educação” são leituras que contribuem para a compreensão dos impactos destes elementos nas esferas: sociais, econômicas, culturais e em particular na comunidade educacional, escola e docência. Dentro deste contexto, as relações entre professores e estudantes, assumem novas dinâmicas: imigrantes digitais e nativos digitais, norteadas principalmente pelas interações entre sujeitos, estruturas e tecnologias. A pandemia de COVID-19 trouxe para a toda a educação uma dicotomia pedagógica: desafios e potencialidades para essa transição do ensino tradicional para o modo online. Propomos uma reflexão a respeito dos principais desafios pedagógicos para formação tecnológica do docente. Um elemento que permite mediar a compreensão desta nova dimensão educativa é a Cultura Digital, compreendida a partir de três dimensões: Tecnologia e Sociedade, Cidadania Digital e Letramento Digital. O objetivo deste trabalho é socializar as possibilidades de uso dos QR Codes como mediadores da cultura digital nas aulas de Língua Inglesa. Neste estudo buscamos a partir da pesquisa bibliográfica fundamentada em materiais que permitam compreender os elementos da Cultura Digital como base para criar e propor um material pedagógico, em forma de tutorial, que utilize os Quick Response codes (QR Codes) como ferramenta digital para aprendizagem de línguas em que as informações circulem de uma fonte para outra: do professor para o aluno; do aluno para o aluno, e principalmente do aluno para o professor.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-29T14:29:41Z
2021-07-29T14:29:41Z
2021-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/213737
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/213737
identifier_str_mv 33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129517984677888