A representação da resistência no romance Les bouts de bois de dieu de Ousmane Sembène

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bampoky, Providence [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150635
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo o estudo do romance Les bouts de bois de dieu (1960) de Ousmane Sembène, com o intuito de analisar a representação da resistência, dando ênfase ao movimento revolucionário dos operários negros da ferrovia Dakar-Níger (1947-1948). Para compreender um pouco mais esse cenário de resistência, partimos, em primeiro lugar, de uma retrospectiva da ocupação colonial francesa na África ocidental (especificamente, no Senegal e no Sudão francês) que se iniciou processualmente a partir da última década do século XIX nessa região e cujo processo propiciou o surgimento de uma literatura negro-africana de expressão francesa. Essa perspectiva torna-se relevante na medida em que possibilita levantar, em segundo lugar, uma discussão sobre o surgimento de uma nova consciência do colonizado que decide lutar contra a hegemonia do colonizador no que tange à recuperação da sua dignidade. Esta postura de recusa à subserviência e à exploração desperta no decorrer desta narrativa uma série de confrontos entre negros e brancos, sendo esses últimos os únicos detentores do poder econômico e político. No tratamento desta temática, propomo-nos analisar e discutir, por fim, o modo como a tomada de posição e as ações de resistência protagonizadas pelas mulheres durante a greve dos operários deram um impulso nas manifestações e contribuíram para a aceitação das reivindicações dos grevistas (ajuste salarial, aposentadoria, férias renumeradas, abonos de família, entre outros). Fatos marcantes na descolonização do poder administrativo e da mudança da mentalidade social.
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spelling A representação da resistência no romance Les bouts de bois de dieu de Ousmane SembèneColonialismoResistênciaExploraçãoRevoltaLiteratura africana de expressão francesaColonialismResistanceExploitationRevoltFrench african literatureColonialismeRésistanceExploitationRévolteLittérature africaine d´expression françaiseEsta dissertação tem como objetivo o estudo do romance Les bouts de bois de dieu (1960) de Ousmane Sembène, com o intuito de analisar a representação da resistência, dando ênfase ao movimento revolucionário dos operários negros da ferrovia Dakar-Níger (1947-1948). Para compreender um pouco mais esse cenário de resistência, partimos, em primeiro lugar, de uma retrospectiva da ocupação colonial francesa na África ocidental (especificamente, no Senegal e no Sudão francês) que se iniciou processualmente a partir da última década do século XIX nessa região e cujo processo propiciou o surgimento de uma literatura negro-africana de expressão francesa. Essa perspectiva torna-se relevante na medida em que possibilita levantar, em segundo lugar, uma discussão sobre o surgimento de uma nova consciência do colonizado que decide lutar contra a hegemonia do colonizador no que tange à recuperação da sua dignidade. Esta postura de recusa à subserviência e à exploração desperta no decorrer desta narrativa uma série de confrontos entre negros e brancos, sendo esses últimos os únicos detentores do poder econômico e político. No tratamento desta temática, propomo-nos analisar e discutir, por fim, o modo como a tomada de posição e as ações de resistência protagonizadas pelas mulheres durante a greve dos operários deram um impulso nas manifestações e contribuíram para a aceitação das reivindicações dos grevistas (ajuste salarial, aposentadoria, férias renumeradas, abonos de família, entre outros). Fatos marcantes na descolonização do poder administrativo e da mudança da mentalidade social.The purpose of this research on the novel by Ousmane Sembène Les bouts de bois de dieu (God’s Bits of Wood, 1960) is to try to analyze the resistance representation, focusing on the revolutionary movement of the first we will talk about a retrospective of the french colonial occupation in West Africa, mainly in Senegal and in French Soudan where the process started to the last decade of the XIX century in the region, which gave birth to a french negro-african literature. This pespective seems to us relevant since it will allow us to open a discussion on the emergence of a new consciousness of the people under colonial domination who have decided to fight against the egemony of the colonizer in order to recover their dignity. This will to refuse submission and exploitation generates all this narrative a succession of confrontation between black and white people, the latter being the only holder of the economic and political power. When dealing with this theme, we want to analyze and discuss eventually the position and resistance fights waged by women during the strike of railway workers : how they helped one another along during the demonstrations and at the same time how they contributed to the acceptance of labour demands (wage adjustment, child benefits, retirement pension, paid holidays, among others). They really fought to finally contribute to decolonize administrative power and to change social mentality.Ce travail de recherche a pour objectif l´étude du roman Les bouts de bois de dieu (1960) de Ousmane Sembène, afin d'analyser la représentation de la résistance, en mettant l'accent sur le mouvement révolutionnaire des cheminots noirs du Dakar-Niger (1947-1948). Pour mieux comprendre ce scénario de résistance, nous partons, en premier lieu, d’une rétrospective de l´occupation coloniale française en Afrique Occidentale (plus précisément au Sénégal et au Soudan français) qui a débuté la procédure vers la dernière décennie du XIX siècle dans cette région et dont le processus a occasionné la naissance d´une littérature négro-africaine d´expression française. Cette perspective s´avère pertinente en ce sens qu'elle permet, en second lieu, d´ouvrir une discussion sur l'émergence d´une nouvelle conscience du colonisé qui décide de se battre contre l'hégémonie du colonisateur dans le but de récupérer sa dignité. Ce refus de soumission et d´exploitation génère tout au long de ce récit, une série d'affrontements entre noirs et blancs; ces derniers étant les seuls détenteurs du pouvoir économique et politique. Dans le traitement de cette thématique, nous nous proposons d'analyser et de discuter, en dernier lieu, les prises de position et les actions de résistance menées par les femmes, lors de la grève des cheminot, comment elles se sont donné des coups de pouce pendant les manifestations et en même temps comment elles ont contribué à l'acceptation des revendications des grévistes (ajustement salarial, allocations familiales, retraite, congés rémunérés, entre autres). Elles ont réellement lutté, et, in fines contribué à la décolonisation du pouvoir administratif et au changement de la mentalité sociale.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 190590/2014-9Universidade Estadual Paulista (Unesp)Falleiros, Flávia Cristina de Sousa Nascimento [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bampoky, Providence [UNESP]2017-05-12T17:44:00Z2017-05-12T17:44:00Z2017-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15063500088559633004153015P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-05T06:14:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150635Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:30:42.642919Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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