Tecnologia educacional para o ensino do atletismo: o jogo de mesa como um recurso didático-pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Jacqueline [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/99072
Resumo: Considerados como uma tecnologia educacional, os jogos de mesa consistem em um recurso didático-pedagógico que pode ser utilizado em aulas de Educação Física. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa consistiu em produzir, aplicar e avaliar o jogo de mesa “Atletismo em ação”, visando o ensino do atletismo na escola. De natureza qualitativa, essa pesquisa apoiou-se em uma pesquisa bibliográfica específica na área da Educação Física escolar, da tecnologia educacional e do atletismo. A aplicação e a avaliação do jogo de mesa contou com a participação de 5 professores de Educação Física, de ambos os sexos (feminino e masculino), licenciados em Educação Física e atuantes em escolas públicas estaduais, os quais avaliaram o jogo “Atletismo em Ação” por meio de um questionário. Os resultados evidenciaram que, embora nenhum professor utilize jogos de mesa como um recurso didático-pedagógico em aulas de Educação Física, utilizariam o jogo “Atletismo em Ação”, considerando ser possível ensinar o atletismo por meio dele. De acordo com os professores, esse jogo pode ser utilizado para: apresentação do atletismo, revisão do conteúdo, avaliação do que foi aprendido, utilização nos intervalos da escola, já que propicia a interação entre os participantes, tem uma linguagem fácil e não exige um lugar específico para ser jogado. Além de desafiadora, essa pesquisa resgatou a importância da utilização dos jogos de mesa em aulas de Educação Física, motivando novas pesquisas e a produção de outros recursos didático-pedagógicos capazes de auxiliar os professores de Educação Física em suas aulas na escola
id UNSP_22ad255df690d126371f538c4943acea
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/99072
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Tecnologia educacional para o ensino do atletismo: o jogo de mesa como um recurso didático-pedagógicoAthleticsAtletismoAtletismo - Estudo e ensinoJogosEducação física - Estudo e ensinoTecnologia educacionalMaterial didaticoConsiderados como uma tecnologia educacional, os jogos de mesa consistem em um recurso didático-pedagógico que pode ser utilizado em aulas de Educação Física. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa consistiu em produzir, aplicar e avaliar o jogo de mesa “Atletismo em ação”, visando o ensino do atletismo na escola. De natureza qualitativa, essa pesquisa apoiou-se em uma pesquisa bibliográfica específica na área da Educação Física escolar, da tecnologia educacional e do atletismo. A aplicação e a avaliação do jogo de mesa contou com a participação de 5 professores de Educação Física, de ambos os sexos (feminino e masculino), licenciados em Educação Física e atuantes em escolas públicas estaduais, os quais avaliaram o jogo “Atletismo em Ação” por meio de um questionário. Os resultados evidenciaram que, embora nenhum professor utilize jogos de mesa como um recurso didático-pedagógico em aulas de Educação Física, utilizariam o jogo “Atletismo em Ação”, considerando ser possível ensinar o atletismo por meio dele. De acordo com os professores, esse jogo pode ser utilizado para: apresentação do atletismo, revisão do conteúdo, avaliação do que foi aprendido, utilização nos intervalos da escola, já que propicia a interação entre os participantes, tem uma linguagem fácil e não exige um lugar específico para ser jogado. Além de desafiadora, essa pesquisa resgatou a importância da utilização dos jogos de mesa em aulas de Educação Física, motivando novas pesquisas e a produção de outros recursos didático-pedagógicos capazes de auxiliar os professores de Educação Física em suas aulas na escolaConsidered as educational technology, board games are a didactic pedagogical resource that can be used in Physical Education classes. In this sense, this research goal was to produce, apply and evaluate the board game “Athletics in Action”, aiming the teaching of athletics at school. Of qualitative nature, the research was supported by a review of specific literature in Physical Education at school, educational technology and athletics. The application and evaluation of the board game counted on the participation of five Physical Education teachers, both women and men, graduate in Physical Education, who work for public schools. They evaluated the game “Athletics in Action” through a questionnaire. The results showed that although none of the teachers uses board games as a didactic pedagogical resource in Physical Education classes, they would use the game “Athletics in Action”, considering it to be possible to teach athletics by using this game. According to the teachers, the game can be used for the athletics presentation, contents review, evaluation of what was learned and in school recreation, as it promotes the participants interaction, has an easy language and does not demand a specific place to be played. Besides being challenging, this research rescued the importance of using board games in Physical Education classes, motivating new researches and the production of other didactic pedagogical resources capable of helping Physical Education teachers in their classes at schoolUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Jacqueline [UNESP]2014-06-11T19:29:48Z2014-06-11T19:29:48Z2013-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis102 f. : il.application/pdfCARVALHO, Jacqueline. Tecnologia educacional para o ensino do atletismo: o jogo de mesa como um recurso didático-pedagógico. 2013. 102 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.http://hdl.handle.net/11449/99072000713938000713938.pdf33004137066P57067580329376825Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-06T06:29:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99072Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:16:30.515825Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia educacional para o ensino do atletismo: o jogo de mesa como um recurso didático-pedagógico
title Tecnologia educacional para o ensino do atletismo: o jogo de mesa como um recurso didático-pedagógico
spellingShingle Tecnologia educacional para o ensino do atletismo: o jogo de mesa como um recurso didático-pedagógico
Carvalho, Jacqueline [UNESP]
Athletics
Atletismo
Atletismo - Estudo e ensino
Jogos
Educação física - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Material didatico
title_short Tecnologia educacional para o ensino do atletismo: o jogo de mesa como um recurso didático-pedagógico
title_full Tecnologia educacional para o ensino do atletismo: o jogo de mesa como um recurso didático-pedagógico
title_fullStr Tecnologia educacional para o ensino do atletismo: o jogo de mesa como um recurso didático-pedagógico
title_full_unstemmed Tecnologia educacional para o ensino do atletismo: o jogo de mesa como um recurso didático-pedagógico
title_sort Tecnologia educacional para o ensino do atletismo: o jogo de mesa como um recurso didático-pedagógico
author Carvalho, Jacqueline [UNESP]
author_facet Carvalho, Jacqueline [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Jacqueline [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Athletics
Atletismo
Atletismo - Estudo e ensino
Jogos
Educação física - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Material didatico
topic Athletics
Atletismo
Atletismo - Estudo e ensino
Jogos
Educação física - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Material didatico
description Considerados como uma tecnologia educacional, os jogos de mesa consistem em um recurso didático-pedagógico que pode ser utilizado em aulas de Educação Física. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa consistiu em produzir, aplicar e avaliar o jogo de mesa “Atletismo em ação”, visando o ensino do atletismo na escola. De natureza qualitativa, essa pesquisa apoiou-se em uma pesquisa bibliográfica específica na área da Educação Física escolar, da tecnologia educacional e do atletismo. A aplicação e a avaliação do jogo de mesa contou com a participação de 5 professores de Educação Física, de ambos os sexos (feminino e masculino), licenciados em Educação Física e atuantes em escolas públicas estaduais, os quais avaliaram o jogo “Atletismo em Ação” por meio de um questionário. Os resultados evidenciaram que, embora nenhum professor utilize jogos de mesa como um recurso didático-pedagógico em aulas de Educação Física, utilizariam o jogo “Atletismo em Ação”, considerando ser possível ensinar o atletismo por meio dele. De acordo com os professores, esse jogo pode ser utilizado para: apresentação do atletismo, revisão do conteúdo, avaliação do que foi aprendido, utilização nos intervalos da escola, já que propicia a interação entre os participantes, tem uma linguagem fácil e não exige um lugar específico para ser jogado. Além de desafiadora, essa pesquisa resgatou a importância da utilização dos jogos de mesa em aulas de Educação Física, motivando novas pesquisas e a produção de outros recursos didático-pedagógicos capazes de auxiliar os professores de Educação Física em suas aulas na escola
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-29
2014-06-11T19:29:48Z
2014-06-11T19:29:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Jacqueline. Tecnologia educacional para o ensino do atletismo: o jogo de mesa como um recurso didático-pedagógico. 2013. 102 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/99072
000713938
000713938.pdf
33004137066P5
7067580329376825
identifier_str_mv CARVALHO, Jacqueline. Tecnologia educacional para o ensino do atletismo: o jogo de mesa como um recurso didático-pedagógico. 2013. 102 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
000713938
000713938.pdf
33004137066P5
7067580329376825
url http://hdl.handle.net/11449/99072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129411807969280