Narrativa transmídia e educação: uso das TIC e do lúdico como ferramentas para Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Arielly Kizzy
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193626
Resumo: Diante do cenário atual – caracterizado por mudanças globais –, a Educação não escapa da influência das tecnologias digitais. O trabalho aqui apresentado problematiza e propõe usos assertivos da Narrativa Transmídia e das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação Infantil, já que é necessário assegurar a educação inclusiva e equitativa para promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; o que é expresso como fornecer Educação de qualidade, em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização da Nações Unidas (ONU). A pesquisa utilizou os referenciais teóricos pertinentes ao tema; desenvolveu atividades de campo – através da observação de equipe de produção do conteúdo –; realizou entrevistas com especialistas; e analisou estudos de casos que utilizam Narrativas Transmídia para fomento de aprendizagens essenciais na Educação Infantil, tendo como referência a Matriz Educacional do Município de Bauru. A investigação de Narrativas Transmídia se baseou em produtos reconhecidos nacional e internacionalmente, os quais são amplamente consumidos por crianças. Desenvolveu-se durante o trabalho Protocolo “Aprendizagem Transmídia” para favorecer a análise de narrativas, de participatividade e de plataformas, protocolo este para uso de profissionais de audiovisual e criadores de conteúdo; para professores; pais, familiares ou responsáveis pela criança. Elaborou-se também um breve guia para pais e responsáveis, que tem como finalidade divulgar e estimular o uso de Narrativas Transmídia e de Tecnologias da Informação e Comunicação. Como conclusão afirma-se que Narrativas Transmídia e Tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas oportunas e potentes para o desenvolvimento de atividades educacionais na sociedade contemporânea.
id UNSP_22e28da0c395a1bb466efa7f59de63ea
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193626
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Narrativa transmídia e educação: uso das TIC e do lúdico como ferramentas para Educação InfantilTransmedia narrative and education: use of TIC and ludic as tools for Child EducationNarrativa TransmídiaTecnologias de Informação e ComunicaçãoEducação InfantilLudicidadeAprendizagem TransmídiaTransmedia narrativeTechnologies of information and communicationChild educationPlayfulnessTransmedia learningDiante do cenário atual – caracterizado por mudanças globais –, a Educação não escapa da influência das tecnologias digitais. O trabalho aqui apresentado problematiza e propõe usos assertivos da Narrativa Transmídia e das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação Infantil, já que é necessário assegurar a educação inclusiva e equitativa para promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; o que é expresso como fornecer Educação de qualidade, em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização da Nações Unidas (ONU). A pesquisa utilizou os referenciais teóricos pertinentes ao tema; desenvolveu atividades de campo – através da observação de equipe de produção do conteúdo –; realizou entrevistas com especialistas; e analisou estudos de casos que utilizam Narrativas Transmídia para fomento de aprendizagens essenciais na Educação Infantil, tendo como referência a Matriz Educacional do Município de Bauru. A investigação de Narrativas Transmídia se baseou em produtos reconhecidos nacional e internacionalmente, os quais são amplamente consumidos por crianças. Desenvolveu-se durante o trabalho Protocolo “Aprendizagem Transmídia” para favorecer a análise de narrativas, de participatividade e de plataformas, protocolo este para uso de profissionais de audiovisual e criadores de conteúdo; para professores; pais, familiares ou responsáveis pela criança. Elaborou-se também um breve guia para pais e responsáveis, que tem como finalidade divulgar e estimular o uso de Narrativas Transmídia e de Tecnologias da Informação e Comunicação. Como conclusão afirma-se que Narrativas Transmídia e Tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas oportunas e potentes para o desenvolvimento de atividades educacionais na sociedade contemporânea.In current scenario - characterized by global changes - Education does not escape the influence of digital technologies. The work problematizes and proposes assertive uses of Transmedia Narrative and Technologies of Information and Communication for Early Childhood Education, as it is necessary to ensure inclusive and equitable education to promote lifelong learning opportunities for all; what is expressed as providing quality education in one of the United Nations (UN) Sustainable Development Goals (SDGs). The research used theorical references about the theme; developed field activities - observing the content production team -; conducted interviews with experts; and analyzed cases studies that use Transmedia Narratives to promote essential learning in Early Childhood Education, having as reference the Educational Matrix of the Municipe of Bauru, São Paulo, Brazil. The investigation of Transmedia Narratives was based on nationally and internationally recognized products, which are widely consumed by children. During the work, a “Transmedia Learning” Protocol was developed to favor the analysis of narratives, participativeness and platforms, this protocol is intended to be used by audiovisual professionals and content creators; teachers; parents, family members or children tutors . A brief guide was also prepared for parents and guardians/tutors, aiming to disseminate and encourage the use of Transmedia Narratives and Technologies of Information and Communication. As a conclusion, it is stated that Transmedia Narratives and Technologies of Information and Communication are opportune and powerful tools for the development of educational activities in contemporary societyCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bizelli, José Luís [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Arielly Kizzy2020-09-30T19:33:38Z2020-09-30T19:33:38Z2020-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19362633004056092P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:43:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193626Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:47:02.570583Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativa transmídia e educação: uso das TIC e do lúdico como ferramentas para Educação Infantil
Transmedia narrative and education: use of TIC and ludic as tools for Child Education
title Narrativa transmídia e educação: uso das TIC e do lúdico como ferramentas para Educação Infantil
spellingShingle Narrativa transmídia e educação: uso das TIC e do lúdico como ferramentas para Educação Infantil
Cunha, Arielly Kizzy
Narrativa Transmídia
Tecnologias de Informação e Comunicação
Educação Infantil
Ludicidade
Aprendizagem Transmídia
Transmedia narrative
Technologies of information and communication
Child education
Playfulness
Transmedia learning
title_short Narrativa transmídia e educação: uso das TIC e do lúdico como ferramentas para Educação Infantil
title_full Narrativa transmídia e educação: uso das TIC e do lúdico como ferramentas para Educação Infantil
title_fullStr Narrativa transmídia e educação: uso das TIC e do lúdico como ferramentas para Educação Infantil
title_full_unstemmed Narrativa transmídia e educação: uso das TIC e do lúdico como ferramentas para Educação Infantil
title_sort Narrativa transmídia e educação: uso das TIC e do lúdico como ferramentas para Educação Infantil
author Cunha, Arielly Kizzy
author_facet Cunha, Arielly Kizzy
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bizelli, José Luís [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Arielly Kizzy
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa Transmídia
Tecnologias de Informação e Comunicação
Educação Infantil
Ludicidade
Aprendizagem Transmídia
Transmedia narrative
Technologies of information and communication
Child education
Playfulness
Transmedia learning
topic Narrativa Transmídia
Tecnologias de Informação e Comunicação
Educação Infantil
Ludicidade
Aprendizagem Transmídia
Transmedia narrative
Technologies of information and communication
Child education
Playfulness
Transmedia learning
description Diante do cenário atual – caracterizado por mudanças globais –, a Educação não escapa da influência das tecnologias digitais. O trabalho aqui apresentado problematiza e propõe usos assertivos da Narrativa Transmídia e das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação Infantil, já que é necessário assegurar a educação inclusiva e equitativa para promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; o que é expresso como fornecer Educação de qualidade, em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização da Nações Unidas (ONU). A pesquisa utilizou os referenciais teóricos pertinentes ao tema; desenvolveu atividades de campo – através da observação de equipe de produção do conteúdo –; realizou entrevistas com especialistas; e analisou estudos de casos que utilizam Narrativas Transmídia para fomento de aprendizagens essenciais na Educação Infantil, tendo como referência a Matriz Educacional do Município de Bauru. A investigação de Narrativas Transmídia se baseou em produtos reconhecidos nacional e internacionalmente, os quais são amplamente consumidos por crianças. Desenvolveu-se durante o trabalho Protocolo “Aprendizagem Transmídia” para favorecer a análise de narrativas, de participatividade e de plataformas, protocolo este para uso de profissionais de audiovisual e criadores de conteúdo; para professores; pais, familiares ou responsáveis pela criança. Elaborou-se também um breve guia para pais e responsáveis, que tem como finalidade divulgar e estimular o uso de Narrativas Transmídia e de Tecnologias da Informação e Comunicação. Como conclusão afirma-se que Narrativas Transmídia e Tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas oportunas e potentes para o desenvolvimento de atividades educacionais na sociedade contemporânea.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30T19:33:38Z
2020-09-30T19:33:38Z
2020-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193626
33004056092P6
url http://hdl.handle.net/11449/193626
identifier_str_mv 33004056092P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128416800571392