Pensar sem pressupostos: condição para problematizar o ensino da filosofia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072008000300008 http://hdl.handle.net/11449/10599 |
Resumo: | Nossa proposta para este artigo é indicar, a partir da análise de alguns textos de Deleuze e Guattari, uma forma de escapar do modo tradicional de fazer filosofia, chamado pelos referidos autores de modo maior. Nossa intenção é pensar uma possibilidade de problematização do ensino da filosofia que não se vincule às linhas majoritárias de pensamento filosófico ou educacional. Nesse sentido, mapearemos os pressupostos que a filosofia utiliza para começar a pensar filosoficamente e para enunciar seu discurso. Para isso, fundamentaremos nossa proposta na obra Diferença e repetição, de Gilles Deleuze (1968), especialmente no capítulo em que ele desenvolve as questões sobre a imagem do pensamento. |
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Pensar sem pressupostos: condição para problematizar o ensino da filosofiaThinking without presuppositions: a condition to problematize the teaching of philosophyensino da filosofiafilosofia francesa contemporâneafilosofia da diferençaGilles Deleuzephilosophy teachingcontemporary French philosophyphilosophy of differenceGilles DeleuzeNossa proposta para este artigo é indicar, a partir da análise de alguns textos de Deleuze e Guattari, uma forma de escapar do modo tradicional de fazer filosofia, chamado pelos referidos autores de modo maior. Nossa intenção é pensar uma possibilidade de problematização do ensino da filosofia que não se vincule às linhas majoritárias de pensamento filosófico ou educacional. Nesse sentido, mapearemos os pressupostos que a filosofia utiliza para começar a pensar filosoficamente e para enunciar seu discurso. Para isso, fundamentaremos nossa proposta na obra Diferença e repetição, de Gilles Deleuze (1968), especialmente no capítulo em que ele desenvolve as questões sobre a imagem do pensamento.Our proposal for this paper is to indicate, through the analysis of some of Deleuze's and Guattari's texts, an alternative to escape from the traditional way of doing philosophy, which these authors call a major mode. Our intention is to think of a possibility of questioning the teaching of philosophy that is not related to the majority trends of philosophical or educational thoughts. Thus, we will develop a study of the presuppositions used in philosophy to start thinking philosophically and to enunciate its speech. In order to do that, we will base our proposal on the book Difference and repetition, by Gilles Deleuze (1968), especially on the chapter in which he develops the issues concerning the images of thought.Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-GraduaçãoUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-GraduaçãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]2014-05-20T13:31:06Z2014-05-20T13:31:06Z2008-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article161-174application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072008000300008Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 19, n. 3, p. 161-174, 2008.0103-7307http://hdl.handle.net/11449/1059910.1590/S0103-73072008000300008S0103-73072008000300008S0103-73072008000300008.pdf71332312556876850000-0003-1532-3243SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-25T06:22:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10599Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:16:21.510804Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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