Uso das geotecnologias como recurso didático na formação de professores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Helio Ricardo [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Zocoler, Jeniana Volpe Sim, Magalhães, Nádia Aparecida
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/140001
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo desenvolver ações metodológicas que propiciassem aos educadores uma reflexão sobre as suas práticas pedagógicas, através da inserção de tópicos de geotecnologias, na identificação de áreas degradadas e a importância da sua recuperação para a sociedade. A área de estudo pertence à bacia hidrográfica do Rio Paraná onde está localizado o sexto complexo hidrelétrico mais importante do planeta Terra. O projeto foi dividido nas seguintes etapas: levantamento e seleção de dados cartográficos e imagens de satélites; construção da base cartográfica utilizando um sistema de informação geográfica (SPRING); definição dos limites de divisor de águas, da rede de drenagem e do acesso (estradas vicinais e rodovias); geração da carta preliminar de uso e ocupação do solo obtida através do método de classificação por regiões; realização de visitas técnicas, com a utilização de GPS, para comparar os alvos presentes na carta (solo, vegetação ciliar, áreas degradadas) com o que se observava no campo; inserção das coordenadas geográficas coletadas em campo para avaliação da classificação dos alvos presentes na carta preliminar; elaboração final da Carta de Uso e Ocupação do Solo e do relatório contendo o resultado das discussões sobre a importância do uso das geotecnologias como recurso didático e as percepções sobre os níveis de degradação da microbacia. Os educadores ficaram mais sensibilizados em relação às questões ambientais, constatando que a associação do uso de geotecnologias com aulas práticas e pesquisa de campo mostrou ser um recurso didático diferencial e incorporaram estas ferramentas como aliadas para estimular os alunos a conhecer melhor sua região. Além disso, auxiliaram na construção do conhecimento científico do educando.
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