Uso das geotecnologias como recurso didático na formação de professores da educação básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/140001 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo desenvolver ações metodológicas que propiciassem aos educadores uma reflexão sobre as suas práticas pedagógicas, através da inserção de tópicos de geotecnologias, na identificação de áreas degradadas e a importância da sua recuperação para a sociedade. A área de estudo pertence à bacia hidrográfica do Rio Paraná onde está localizado o sexto complexo hidrelétrico mais importante do planeta Terra. O projeto foi dividido nas seguintes etapas: levantamento e seleção de dados cartográficos e imagens de satélites; construção da base cartográfica utilizando um sistema de informação geográfica (SPRING); definição dos limites de divisor de águas, da rede de drenagem e do acesso (estradas vicinais e rodovias); geração da carta preliminar de uso e ocupação do solo obtida através do método de classificação por regiões; realização de visitas técnicas, com a utilização de GPS, para comparar os alvos presentes na carta (solo, vegetação ciliar, áreas degradadas) com o que se observava no campo; inserção das coordenadas geográficas coletadas em campo para avaliação da classificação dos alvos presentes na carta preliminar; elaboração final da Carta de Uso e Ocupação do Solo e do relatório contendo o resultado das discussões sobre a importância do uso das geotecnologias como recurso didático e as percepções sobre os níveis de degradação da microbacia. Os educadores ficaram mais sensibilizados em relação às questões ambientais, constatando que a associação do uso de geotecnologias com aulas práticas e pesquisa de campo mostrou ser um recurso didático diferencial e incorporaram estas ferramentas como aliadas para estimular os alunos a conhecer melhor sua região. Além disso, auxiliaram na construção do conhecimento científico do educando. |
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Uso das geotecnologias como recurso didático na formação de professores da educação básicaEducação ambientalDegradação ambientalSensoriamento remotoUsinas hidrelétricasO presente trabalho teve como objetivo desenvolver ações metodológicas que propiciassem aos educadores uma reflexão sobre as suas práticas pedagógicas, através da inserção de tópicos de geotecnologias, na identificação de áreas degradadas e a importância da sua recuperação para a sociedade. A área de estudo pertence à bacia hidrográfica do Rio Paraná onde está localizado o sexto complexo hidrelétrico mais importante do planeta Terra. O projeto foi dividido nas seguintes etapas: levantamento e seleção de dados cartográficos e imagens de satélites; construção da base cartográfica utilizando um sistema de informação geográfica (SPRING); definição dos limites de divisor de águas, da rede de drenagem e do acesso (estradas vicinais e rodovias); geração da carta preliminar de uso e ocupação do solo obtida através do método de classificação por regiões; realização de visitas técnicas, com a utilização de GPS, para comparar os alvos presentes na carta (solo, vegetação ciliar, áreas degradadas) com o que se observava no campo; inserção das coordenadas geográficas coletadas em campo para avaliação da classificação dos alvos presentes na carta preliminar; elaboração final da Carta de Uso e Ocupação do Solo e do relatório contendo o resultado das discussões sobre a importância do uso das geotecnologias como recurso didático e as percepções sobre os níveis de degradação da microbacia. Os educadores ficaram mais sensibilizados em relação às questões ambientais, constatando que a associação do uso de geotecnologias com aulas práticas e pesquisa de campo mostrou ser um recurso didático diferencial e incorporaram estas ferramentas como aliadas para estimular os alunos a conhecer melhor sua região. Além disso, auxiliaram na construção do conhecimento científico do educando.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Centro Universitário de Araraquara (UNIARA)Escola Técnica Estadual de Ilha Solteira, Centro Paula SouzaSilva, Helio Ricardo [UNESP]Zocoler, Jeniana Volpe SimMagalhães, Nádia Aparecida2016-06-28T17:32:32Z2016-06-28T17:32:32Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1634-1643application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 1634-16439708-2011http://hdl.handle.net/11449/140001ISSN2236-9708-2011-1634-1643.pdf3702142290841795porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-05T18:14:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/140001Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:04:12.850408Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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