Estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação e queixas escolares: concepção de suas mães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Victor Alexandre Barreto da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157321
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar características de estudantes com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) observadas por suas mães em algum campo do saber, e suas relações/associações com queixas escolares e problemas de comportamento. Participaram do estudo 13 mães, com idade de 29 a 48 anos e nível de escolaridade do Ensino Fundamental ao Doutorado e seus(suas) filhos(as) com idade de 5 a 14 anos. Os dados foram obtidos a partir dos intrumentos: Checklist de Características Associadas à Superdotação – CCAS; Avaliação de Conhecimentos Acerca da Superdotação (ACAS); Roteiro de Entrevista Semiestruturada para a Família; Entrevista de Anamnese e Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ-Por). A coleta foi realizada nas dependências do Centro de Psicologia Aplicada (CPA), na Universidade Estadual Paulista – UNESP – campus de Bauru, Estado de São Paulo, em 2016/2017. Os dados qualitativos da entrevista, foram analisados e categorizados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin e do software IRAMUTEQ. Os dados do CCAS, ACAS, Anamnese e SDQ-Por foram contabilizados para dois grupos de mães em função da escolaridade, utilizando-se estatística descritiva e teste estatístico de hipóteses, para verificar associação entre variáveis qualitativas. Como resultados, no CCAS, as mães apontaram em seus(as) filhos(as) características associadas à superdotação, tais como: capacidade incomum de raciocínio lógico; vocabulário avançado para a idade; curiosidade e senso questionador. No ACAS, observou-se que as mães apresentaram um bom entendimento acerca das AH/SD, porém, desvelaram alguns mitos. A entrevista revelou que as mães observam nos filhos habilidades acima da média, facilidades para aprender, comprometimento com a tarefa, persistência, facilidade em raciocínio lógico-matemático, curiosidade, gosto pela leitura, habilidades acadêmicas, artísticas, criatividade, espírito questionador e busca pelo conhecimento. Nas queixas escolares, 73% das mães relataram receber queixas escolares de seus(as) filhos(as), dentre as quais estão os problemas de comportamento no ambiente escolar, indisciplina, dificuldades na interação social com seus pares e queixas associadas ao fato de terem AH/SD. Na entrevista de anamnese, as mães indicaram que seus(as) filhos(as) apresentam boa memória, mantêm-se atentos às tarefas escolares, estabelecem contato com outras crianças, demonstram agilidade em andar de bicicleta. Já no SDQ-Por, as mães avaliaram seus(as) filhos(as) dentro da normalidade, para as subescalas de sintomas emocionais e hiperatividade, problemas de conduta como limítrofe, para a subescala de problemas de relacionamento com os colegas como não-padrão, sendo que todas as mães atribuíram comportamento pró-social aos seus(as) filhos(as). Dessa forma, há indícios de que as mães são boas identificadoras, independente da escolaridade e percebem características e/ou habilidades específicas ligadas às AH/SD de seus(as) filhos(as) desde muito cedo, a partir da primeira infância, bem como de uma relação entre as queixas escolares com as características associadas às AH/SD.
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Os dados foram obtidos a partir dos intrumentos: Checklist de Características Associadas à Superdotação – CCAS; Avaliação de Conhecimentos Acerca da Superdotação (ACAS); Roteiro de Entrevista Semiestruturada para a Família; Entrevista de Anamnese e Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ-Por). A coleta foi realizada nas dependências do Centro de Psicologia Aplicada (CPA), na Universidade Estadual Paulista – UNESP – campus de Bauru, Estado de São Paulo, em 2016/2017. Os dados qualitativos da entrevista, foram analisados e categorizados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin e do software IRAMUTEQ. Os dados do CCAS, ACAS, Anamnese e SDQ-Por foram contabilizados para dois grupos de mães em função da escolaridade, utilizando-se estatística descritiva e teste estatístico de hipóteses, para verificar associação entre variáveis qualitativas. Como resultados, no CCAS, as mães apontaram em seus(as) filhos(as) características associadas à superdotação, tais como: capacidade incomum de raciocínio lógico; vocabulário avançado para a idade; curiosidade e senso questionador. No ACAS, observou-se que as mães apresentaram um bom entendimento acerca das AH/SD, porém, desvelaram alguns mitos. A entrevista revelou que as mães observam nos filhos habilidades acima da média, facilidades para aprender, comprometimento com a tarefa, persistência, facilidade em raciocínio lógico-matemático, curiosidade, gosto pela leitura, habilidades acadêmicas, artísticas, criatividade, espírito questionador e busca pelo conhecimento. Nas queixas escolares, 73% das mães relataram receber queixas escolares de seus(as) filhos(as), dentre as quais estão os problemas de comportamento no ambiente escolar, indisciplina, dificuldades na interação social com seus pares e queixas associadas ao fato de terem AH/SD. Na entrevista de anamnese, as mães indicaram que seus(as) filhos(as) apresentam boa memória, mantêm-se atentos às tarefas escolares, estabelecem contato com outras crianças, demonstram agilidade em andar de bicicleta. Já no SDQ-Por, as mães avaliaram seus(as) filhos(as) dentro da normalidade, para as subescalas de sintomas emocionais e hiperatividade, problemas de conduta como limítrofe, para a subescala de problemas de relacionamento com os colegas como não-padrão, sendo que todas as mães atribuíram comportamento pró-social aos seus(as) filhos(as). Dessa forma, há indícios de que as mães são boas identificadoras, independente da escolaridade e percebem características e/ou habilidades específicas ligadas às AH/SD de seus(as) filhos(as) desde muito cedo, a partir da primeira infância, bem como de uma relação entre as queixas escolares com as características associadas às AH/SD.The present study aims to identify characteristics of students with indicators of High Abilities /Giftedness (AH/SD) observed by their mothers in some field of knowledge, and their relationships/associations with school complaints and behavior problems. A total of 13 mothers, aged between 29 and 48 years old, were enrolled in the study, and the level of schooling from the Elementary School to the Doctorate and their children aged 5 to 14 years. The data were obtained from the instruments: Checklist of Characteristics Associated with Supervision - CCAS; Assessment of Knowledge about Giftedness (ACAS); Semistructured Interview Roadmap for the Family; Anamnesis Interview and Capacities and Difficulties Questionnaire (SDQ-Por). The collection was carried out at the Center for Applied Psychology (CPA), at the Paulista State University - UNESP - campus of Bauru, State of São Paulo, in 2016/2017. Qualitative interview data were analyzed and categorized according to the Bardin content analysis and IRAMUTEQ software. Data from the ACAS, ACAS, Anamnesis and SDQ-Por were counted for two groups of mothers according to schooling, using descriptive statistics and statistical test of hypotheses, to verify association between qualitative variables. As results, in the CCAS, the mothers pointed out in their children the characteristics associated with giftedness, such as: unusual capacity for logical reasoning; advanced vocabulary for age; curiosity and questioning sense. In ACAS, it was observed that the mothers had a good understanding about AH/SD, but they revealed some myths. The interview revealed that mothers observe above-average abilities in their children, facilities for learning, commitment to the task, persistence, ease in logical-mathematical reasoning, curiosity, reading, academic, artistic skills, creativity, and knowledge. In school complaints, 73% of the mothers reported receiving their children's school complaints, among which are the behavior problems, in the school environment, indiscipline, difficulties in social interaction with their peers and complaints related to the fact that have AH/SD. In an anamnesis interview, the mothers indicated that their children have a good memory, are attentive to school tasks, have contact with other children, and show agility in cycling. Already in the SDQ-Por, the mothers evaluated their children within normality, for the subscales of emotional symptoms and hyperactivity, behavioral problems as borderline, for the subscale of relationship problems with colleagues as non-standard, and all mothers attributed pro-social behavior to their children. hus, there are indications that mothers are good identifiers, independent of schooling and perceive specific characteristics and / or abilities related to their children's AH/SD from an early age, from infancy, as well as of a relationship between school complaints with the characteristics associated with AH/SD.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2016/20461-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rondini, Carina Alexandra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Victor Alexandre Barreto da2018-10-15T20:24:47Z2018-10-15T20:24:47Z2018-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15732100090896533004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-03T06:12:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157321Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-03T06:12:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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