As tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas de Educação Física: a formação continuada em serviço de professores da rede pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Aline Fernanda [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151694
Resumo: O objetivo geral do estudo foi analisar a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como recurso didático para aulas de Educação Física a partir de um processo de formação em serviço para professores da rede pública (municipal e estadual) em um curso semipresencial. Para tal, a tese foi estruturada em quatro artigos. Os três primeiros são pesquisas de caráter bibliográfico que auxiliaram na ampliação de conhecimento sobre o tema e na análise das investigações que estão sendo realizadas nesse campo. Tais conhecimentos foram utilizados para elaboração e implementação do curso de formação. O Artigo I apresenta as informações advindas das publicações acadêmico-científicas referentes ao uso das TDIC como recurso didático e avaliativo nos últimos 11 anos (2005-2015), as quais foram analisadas à luz da tipologia proposta por Coll, Mauri e Onrubia (2010). Verificamos que essas publicações apresentam mais pesquisas sobre o uso das tecnologias como mediadoras das atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas conjuntamente por professores e alunos, caracterizando o tipo de uso 4. Conhecer estes tipos de uso e identificá-los em trabalhos científicos permitiu uma ampliação dos olhares sobre a utilização das tecnologias no ambiente educacional. No Artigo II, analisamos as informações advindas das publicações referentes ao uso das TDIC na formação de professores nos últimos 11 anos (2005 a 2015). Identificamos que a maioria das publicações encontradas diz a respeito à formação continuada de professores da Educação Básica na modalidade a distância, sendo promovidas pelos órgãos públicos. Os estudos apresentaram uma diversidade de resultados em diferentes pontos da formação, tanto em relação à estruturação dos cursos quanto nas implicações no trabalho pedagógico dos professores. Além disso, mostraram a importância de ampliar o conhecimento e as competências destes agentes educacionais. Sobre o Artigo III, o objetivo foi verificar as contribuições das teses e dissertações publicadas nos últimos 4 anos (2013 a 2016) para a incorporação das TDIC na Educação Física escolar. Os resultados indicaram que a maioria dos trabalhos estudam as mídias, utilizando este termo sem discriminá-las, seguido das diferentes tecnologias digitais. Em relação aos temas, o uso das TDIC para o ensino da Educação Física foi o mais estudado, apontando possibilidades pedagógicas de tecnologias produzidas pelos pesquisadores e das já existentes. Por fim, o Artigo IV desenvolveu o objetivo principal desta tese apontado no início do resumo. Esta investigação foi orientada pela Pesquisa Qualitativa, na qual foi ministrado e analisado um curso de formação continuada intitulado “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física escolar”, semipresencial com carga horária total de 40 horas. Finalizaram o curso nove professores de três redes municipais de ensino. Tal processo foi analisado a partir dos diários de aula, do questionário avaliativo do curso e do relato de experiência de cada um dos participantes, que foram discutidos em 3 categorias distintas: Curso; Uso das tecnologias; Dificuldades e superação. Em geral, verificamos que os professores conseguiram transpor os limites e as dificuldades do cotidiano para a integração das tecnologias em sua prática pedagógica. Consideramos que a aproximação dos participantes com as tecnologias, a experiência de elaborar e implementar aulas e a motivação para a continuidade de uso das TDIC foram os resultados mais significativos. Também, foi oportunizado aos participantes o conhecimento de algumas TDIC, aumentando seu nível de domínio tecnológico e a reflexão sobre essas ferramentas, bem como o início de sua utilização na prática educacional. Em uma escala macro, avaliamos que este estudo contribuiu para a área de Educação Física, especificamente a escolar, por trazer uma densa revisão de literatura e indicativos para futuras formações de professores referentes ao uso das TDIC no ensino dos conteúdos da cultura corporal, favorecendo o ensino contextualizado e crítico.
id UNSP_234ad3321be94471f1f232f0a95f3c98
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151694
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas de Educação Física: a formação continuada em serviço de professores da rede públicaThe digital technologies of information and communication in the lessons of Physical Education: the continued training in the teacher's service of the public networkTecnologia na educaçãoFormação de professoresCurso de formação em serviçoEducação física escolarRecursos tecnológicosTechnology and educationTeacher formationIn-service training courseSchool physical educationTechnological resourcesO objetivo geral do estudo foi analisar a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como recurso didático para aulas de Educação Física a partir de um processo de formação em serviço para professores da rede pública (municipal e estadual) em um curso semipresencial. Para tal, a tese foi estruturada em quatro artigos. Os três primeiros são pesquisas de caráter bibliográfico que auxiliaram na ampliação de conhecimento sobre o tema e na análise das investigações que estão sendo realizadas nesse campo. Tais conhecimentos foram utilizados para elaboração e implementação do curso de formação. O Artigo I apresenta as informações advindas das publicações acadêmico-científicas referentes ao uso das TDIC como recurso didático e avaliativo nos últimos 11 anos (2005-2015), as quais foram analisadas à luz da tipologia proposta por Coll, Mauri e Onrubia (2010). Verificamos que essas publicações apresentam mais pesquisas sobre o uso das tecnologias como mediadoras das atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas conjuntamente por professores e alunos, caracterizando o tipo de uso 4. Conhecer estes tipos de uso e identificá-los em trabalhos científicos permitiu uma ampliação dos olhares sobre a utilização das tecnologias no ambiente educacional. No Artigo II, analisamos as informações advindas das publicações referentes ao uso das TDIC na formação de professores nos últimos 11 anos (2005 a 2015). Identificamos que a maioria das publicações encontradas diz a respeito à formação continuada de professores da Educação Básica na modalidade a distância, sendo promovidas pelos órgãos públicos. Os estudos apresentaram uma diversidade de resultados em diferentes pontos da formação, tanto em relação à estruturação dos cursos quanto nas implicações no trabalho pedagógico dos professores. Além disso, mostraram a importância de ampliar o conhecimento e as competências destes agentes educacionais. Sobre o Artigo III, o objetivo foi verificar as contribuições das teses e dissertações publicadas nos últimos 4 anos (2013 a 2016) para a incorporação das TDIC na Educação Física escolar. Os resultados indicaram que a maioria dos trabalhos estudam as mídias, utilizando este termo sem discriminá-las, seguido das diferentes tecnologias digitais. Em relação aos temas, o uso das TDIC para o ensino da Educação Física foi o mais estudado, apontando possibilidades pedagógicas de tecnologias produzidas pelos pesquisadores e das já existentes. Por fim, o Artigo IV desenvolveu o objetivo principal desta tese apontado no início do resumo. Esta investigação foi orientada pela Pesquisa Qualitativa, na qual foi ministrado e analisado um curso de formação continuada intitulado “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física escolar”, semipresencial com carga horária total de 40 horas. Finalizaram o curso nove professores de três redes municipais de ensino. Tal processo foi analisado a partir dos diários de aula, do questionário avaliativo do curso e do relato de experiência de cada um dos participantes, que foram discutidos em 3 categorias distintas: Curso; Uso das tecnologias; Dificuldades e superação. Em geral, verificamos que os professores conseguiram transpor os limites e as dificuldades do cotidiano para a integração das tecnologias em sua prática pedagógica. Consideramos que a aproximação dos participantes com as tecnologias, a experiência de elaborar e implementar aulas e a motivação para a continuidade de uso das TDIC foram os resultados mais significativos. Também, foi oportunizado aos participantes o conhecimento de algumas TDIC, aumentando seu nível de domínio tecnológico e a reflexão sobre essas ferramentas, bem como o início de sua utilização na prática educacional. Em uma escala macro, avaliamos que este estudo contribuiu para a área de Educação Física, especificamente a escolar, por trazer uma densa revisão de literatura e indicativos para futuras formações de professores referentes ao uso das TDIC no ensino dos conteúdos da cultura corporal, favorecendo o ensino contextualizado e crítico.The general aim of this thesis was to analyze the importance of Digital Information and Communication Technologies (DICT) as a didactic resource for Physical Education classes from a process of in-service training for public school teachers (municipal and state) in a semipresencial course. For that, the thesis was structured in four articles. The first three are bibliographic studies that have helped to broaden the knowledge about the subject and the analysis of the researches being carried out in this field. Such knowledge was used for the preparation and implementation of the training course. Article I presents the information from the academic and scientific publications about the use of DICT as a didactic and evaluative resource in the last 11 years (2005-2015), which were analyzed in the light of the typology proposed by Coll, Mauri and Onrubia (2010). We found that these publications have more research on the use of technologies as mediators of the teaching and learning jointly developed by teachers and students, featuring the type of use 4. Knowing these types of uses and identify them in scientific studies allowed an expansion of the use of technologies in the educational environment. In Article II we analyze the information coming from publications regarding the use of DICT in teacher training in the last 11 years (2005 to 2015). We have identified that most of the publications found relate to the continuing education of Basic Education teachers in the distance modality, being promoted by public agencies. The studies presented a diversity of results in different points of the formation, both in relation to the structuring of the courses and in the implications in the pedagogical work of the teachers. In addition, they showed the importance of expanding the knowledge and skills of these educational agents. On Article III, the objective was to verify the contributions of theses and dissertations published in the last four years (2013 to 2016) for the incorporation of DICT in Physical Education. The results indicated that most papers study the media, using this term without discriminating them, followed by different digital technologies. In relation to the themes, the use of DICT for the teaching of Physical Education was the most studied, pointing out pedagogical possibilities of technologies produced by researchers and those already existing. Finally, Article IV developed the main objective of this thesis pointed out at the beginning of the abstract. This research was guided by the Qualitative Research, in which a course of in-service formation, entitled "Information and Communication Technologies in School Physical Education", was attended and analyzed, with a total of 40 hours. The course was completed by nine teachers from three municipal teaching networks. This process was analyzed from the class diaries, the evaluation evaluative questionnaire and the experience report of each of the participants, which were discussed in 3 different categories: Course; Use of technologies; Difficulties and overcoming. In general, we verified that the teachers managed to cross the limits and the difficulties of the everyday for the integration of the technologies in their pedagogical practice. We consider that the participants' approach to the technologies, the experience of developing and implementing classes and the motivation for the continuity of the use of DICT were the most significant results. Also, the participants were given the opportunity to learn about some of the TDICs, increasing their level of technological expertise and reflecting on these tools, as well as the beginning of their use in educational practice. On a macro scale, we evaluated that this study contributed to the area of Physical Education, specifically to the school, for bringing a dense revision of the literature and indicatives for future teacher training regarding the use of DICT in teaching the contents of body culture, favoring the contextualized and critical teaching.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Aline Fernanda [UNESP]2017-09-27T18:05:09Z2017-09-27T18:05:09Z2017-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15169400089238733004137066P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-22T06:19:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151694Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:57:55.929221Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas de Educação Física: a formação continuada em serviço de professores da rede pública
The digital technologies of information and communication in the lessons of Physical Education: the continued training in the teacher's service of the public network
title As tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas de Educação Física: a formação continuada em serviço de professores da rede pública
spellingShingle As tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas de Educação Física: a formação continuada em serviço de professores da rede pública
Ferreira, Aline Fernanda [UNESP]
Tecnologia na educação
Formação de professores
Curso de formação em serviço
Educação física escolar
Recursos tecnológicos
Technology and education
Teacher formation
In-service training course
School physical education
Technological resources
title_short As tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas de Educação Física: a formação continuada em serviço de professores da rede pública
title_full As tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas de Educação Física: a formação continuada em serviço de professores da rede pública
title_fullStr As tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas de Educação Física: a formação continuada em serviço de professores da rede pública
title_full_unstemmed As tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas de Educação Física: a formação continuada em serviço de professores da rede pública
title_sort As tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas de Educação Física: a formação continuada em serviço de professores da rede pública
author Ferreira, Aline Fernanda [UNESP]
author_facet Ferreira, Aline Fernanda [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Darido, Suraya Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Aline Fernanda [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia na educação
Formação de professores
Curso de formação em serviço
Educação física escolar
Recursos tecnológicos
Technology and education
Teacher formation
In-service training course
School physical education
Technological resources
topic Tecnologia na educação
Formação de professores
Curso de formação em serviço
Educação física escolar
Recursos tecnológicos
Technology and education
Teacher formation
In-service training course
School physical education
Technological resources
description O objetivo geral do estudo foi analisar a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como recurso didático para aulas de Educação Física a partir de um processo de formação em serviço para professores da rede pública (municipal e estadual) em um curso semipresencial. Para tal, a tese foi estruturada em quatro artigos. Os três primeiros são pesquisas de caráter bibliográfico que auxiliaram na ampliação de conhecimento sobre o tema e na análise das investigações que estão sendo realizadas nesse campo. Tais conhecimentos foram utilizados para elaboração e implementação do curso de formação. O Artigo I apresenta as informações advindas das publicações acadêmico-científicas referentes ao uso das TDIC como recurso didático e avaliativo nos últimos 11 anos (2005-2015), as quais foram analisadas à luz da tipologia proposta por Coll, Mauri e Onrubia (2010). Verificamos que essas publicações apresentam mais pesquisas sobre o uso das tecnologias como mediadoras das atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas conjuntamente por professores e alunos, caracterizando o tipo de uso 4. Conhecer estes tipos de uso e identificá-los em trabalhos científicos permitiu uma ampliação dos olhares sobre a utilização das tecnologias no ambiente educacional. No Artigo II, analisamos as informações advindas das publicações referentes ao uso das TDIC na formação de professores nos últimos 11 anos (2005 a 2015). Identificamos que a maioria das publicações encontradas diz a respeito à formação continuada de professores da Educação Básica na modalidade a distância, sendo promovidas pelos órgãos públicos. Os estudos apresentaram uma diversidade de resultados em diferentes pontos da formação, tanto em relação à estruturação dos cursos quanto nas implicações no trabalho pedagógico dos professores. Além disso, mostraram a importância de ampliar o conhecimento e as competências destes agentes educacionais. Sobre o Artigo III, o objetivo foi verificar as contribuições das teses e dissertações publicadas nos últimos 4 anos (2013 a 2016) para a incorporação das TDIC na Educação Física escolar. Os resultados indicaram que a maioria dos trabalhos estudam as mídias, utilizando este termo sem discriminá-las, seguido das diferentes tecnologias digitais. Em relação aos temas, o uso das TDIC para o ensino da Educação Física foi o mais estudado, apontando possibilidades pedagógicas de tecnologias produzidas pelos pesquisadores e das já existentes. Por fim, o Artigo IV desenvolveu o objetivo principal desta tese apontado no início do resumo. Esta investigação foi orientada pela Pesquisa Qualitativa, na qual foi ministrado e analisado um curso de formação continuada intitulado “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física escolar”, semipresencial com carga horária total de 40 horas. Finalizaram o curso nove professores de três redes municipais de ensino. Tal processo foi analisado a partir dos diários de aula, do questionário avaliativo do curso e do relato de experiência de cada um dos participantes, que foram discutidos em 3 categorias distintas: Curso; Uso das tecnologias; Dificuldades e superação. Em geral, verificamos que os professores conseguiram transpor os limites e as dificuldades do cotidiano para a integração das tecnologias em sua prática pedagógica. Consideramos que a aproximação dos participantes com as tecnologias, a experiência de elaborar e implementar aulas e a motivação para a continuidade de uso das TDIC foram os resultados mais significativos. Também, foi oportunizado aos participantes o conhecimento de algumas TDIC, aumentando seu nível de domínio tecnológico e a reflexão sobre essas ferramentas, bem como o início de sua utilização na prática educacional. Em uma escala macro, avaliamos que este estudo contribuiu para a área de Educação Física, especificamente a escolar, por trazer uma densa revisão de literatura e indicativos para futuras formações de professores referentes ao uso das TDIC no ensino dos conteúdos da cultura corporal, favorecendo o ensino contextualizado e crítico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-27T18:05:09Z
2017-09-27T18:05:09Z
2017-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151694
000892387
33004137066P5
url http://hdl.handle.net/11449/151694
identifier_str_mv 000892387
33004137066P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129268919566336