Neurobiologia da aprendizagem escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141587 |
Resumo: | O conhecimento sobre Neurobiologia cresce exponencialmente no meio científico, abordando temas como atenção, memória e aprendizagem que possuem interface com a Educação. Contudo, a contribuição desses conhecimentos para a realidade da sala de aula é dificultada pelo afastamento entre as áreas, considerando seus métodos, objetivos e linguagem distintos. A informação veiculada de forma apressada e descompromissada sobre o cérebro humano, nos meios jornalísticos de divulgação científica, tem gerado mitos e equívocos amplamente difundidos na sociedade, bem como entre os professores. Nesta ação, realizada durante os anos de 2011 e 2012, tivemos por objetivos avaliar o conhecimento dos professores das escolas de ensino básico de Botucatu - SP, sobre Neurobiologia da Aprendizagem, e proporcionar espaços de discussão para a atualização na área. Foram realizadas entrevistas e aplicados questionários, os quais constituíram ferramentas para contextualizar e avaliar os conhecimentos já solidificados, visando à criação de espaços para diálogo e reflexão sobre o tema. A aproximação entre profissionais da Universidade e da Educação Básica foi uma experiência enriquecedora e importante para minimizar as distorções conceituais em Neurobiologia e para contribuir com a formação continuada dos educadores, de ambos os setores. |
id |
UNSP_236571993e748b76a7a25b644799c5f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141587 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Neurobiologia da aprendizagem escolarNeurobiologiaAprendizagem escolarNeuroeducaçãoO conhecimento sobre Neurobiologia cresce exponencialmente no meio científico, abordando temas como atenção, memória e aprendizagem que possuem interface com a Educação. Contudo, a contribuição desses conhecimentos para a realidade da sala de aula é dificultada pelo afastamento entre as áreas, considerando seus métodos, objetivos e linguagem distintos. A informação veiculada de forma apressada e descompromissada sobre o cérebro humano, nos meios jornalísticos de divulgação científica, tem gerado mitos e equívocos amplamente difundidos na sociedade, bem como entre os professores. Nesta ação, realizada durante os anos de 2011 e 2012, tivemos por objetivos avaliar o conhecimento dos professores das escolas de ensino básico de Botucatu - SP, sobre Neurobiologia da Aprendizagem, e proporcionar espaços de discussão para a atualização na área. Foram realizadas entrevistas e aplicados questionários, os quais constituíram ferramentas para contextualizar e avaliar os conhecimentos já solidificados, visando à criação de espaços para diálogo e reflexão sobre o tema. A aproximação entre profissionais da Universidade e da Educação Básica foi uma experiência enriquecedora e importante para minimizar as distorções conceituais em Neurobiologia e para contribuir com a formação continuada dos educadores, de ambos os setores.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Anatomia, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Anatomia, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mello Junior, Wilson de [UNESP]Matheus, Selma Maria Michelin [UNESP]Martinucci, Bruno [UNESP]Lupi Junior, Luiz Antonio [UNESP]2016-07-19T12:59:37Z2016-07-19T12:59:37Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4691-4700application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4691-47002357-7819http://hdl.handle.net/11449/141587ISSN2357-7819-2014-4691-4700.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-01T06:15:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141587Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:14:04.795371Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Neurobiologia da aprendizagem escolar |
title |
Neurobiologia da aprendizagem escolar |
spellingShingle |
Neurobiologia da aprendizagem escolar Mello Junior, Wilson de [UNESP] Neurobiologia Aprendizagem escolar Neuroeducação |
title_short |
Neurobiologia da aprendizagem escolar |
title_full |
Neurobiologia da aprendizagem escolar |
title_fullStr |
Neurobiologia da aprendizagem escolar |
title_full_unstemmed |
Neurobiologia da aprendizagem escolar |
title_sort |
Neurobiologia da aprendizagem escolar |
author |
Mello Junior, Wilson de [UNESP] |
author_facet |
Mello Junior, Wilson de [UNESP] Matheus, Selma Maria Michelin [UNESP] Martinucci, Bruno [UNESP] Lupi Junior, Luiz Antonio [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Matheus, Selma Maria Michelin [UNESP] Martinucci, Bruno [UNESP] Lupi Junior, Luiz Antonio [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello Junior, Wilson de [UNESP] Matheus, Selma Maria Michelin [UNESP] Martinucci, Bruno [UNESP] Lupi Junior, Luiz Antonio [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neurobiologia Aprendizagem escolar Neuroeducação |
topic |
Neurobiologia Aprendizagem escolar Neuroeducação |
description |
O conhecimento sobre Neurobiologia cresce exponencialmente no meio científico, abordando temas como atenção, memória e aprendizagem que possuem interface com a Educação. Contudo, a contribuição desses conhecimentos para a realidade da sala de aula é dificultada pelo afastamento entre as áreas, considerando seus métodos, objetivos e linguagem distintos. A informação veiculada de forma apressada e descompromissada sobre o cérebro humano, nos meios jornalísticos de divulgação científica, tem gerado mitos e equívocos amplamente difundidos na sociedade, bem como entre os professores. Nesta ação, realizada durante os anos de 2011 e 2012, tivemos por objetivos avaliar o conhecimento dos professores das escolas de ensino básico de Botucatu - SP, sobre Neurobiologia da Aprendizagem, e proporcionar espaços de discussão para a atualização na área. Foram realizadas entrevistas e aplicados questionários, os quais constituíram ferramentas para contextualizar e avaliar os conhecimentos já solidificados, visando à criação de espaços para diálogo e reflexão sobre o tema. A aproximação entre profissionais da Universidade e da Educação Básica foi uma experiência enriquecedora e importante para minimizar as distorções conceituais em Neurobiologia e para contribuir com a formação continuada dos educadores, de ambos os setores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:37Z 2016-07-19T12:59:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4691-4700 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141587 ISSN2357-7819-2014-4691-4700.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141587 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4691-4700 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-4691-4700.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
4691-4700 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129038275837952 |