Neurobiologia da aprendizagem escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello Junior, Wilson de [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Matheus, Selma Maria Michelin [UNESP], Martinucci, Bruno [UNESP], Lupi Junior, Luiz Antonio [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141587
Resumo: O conhecimento sobre Neurobiologia cresce exponencialmente no meio científico, abordando temas como atenção, memória e aprendizagem que possuem interface com a Educação. Contudo, a contribuição desses conhecimentos para a realidade da sala de aula é dificultada pelo afastamento entre as áreas, considerando seus métodos, objetivos e linguagem distintos. A informação veiculada de forma apressada e descompromissada sobre o cérebro humano, nos meios jornalísticos de divulgação científica, tem gerado mitos e equívocos amplamente difundidos na sociedade, bem como entre os professores. Nesta ação, realizada durante os anos de 2011 e 2012, tivemos por objetivos avaliar o conhecimento dos professores das escolas de ensino básico de Botucatu - SP, sobre Neurobiologia da Aprendizagem, e proporcionar espaços de discussão para a atualização na área. Foram realizadas entrevistas e aplicados questionários, os quais constituíram ferramentas para contextualizar e avaliar os conhecimentos já solidificados, visando à criação de espaços para diálogo e reflexão sobre o tema. A aproximação entre profissionais da Universidade e da Educação Básica foi uma experiência enriquecedora e importante para minimizar as distorções conceituais em Neurobiologia e para contribuir com a formação continuada dos educadores, de ambos os setores.
id UNSP_236571993e748b76a7a25b644799c5f3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141587
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Neurobiologia da aprendizagem escolarNeurobiologiaAprendizagem escolarNeuroeducaçãoO conhecimento sobre Neurobiologia cresce exponencialmente no meio científico, abordando temas como atenção, memória e aprendizagem que possuem interface com a Educação. Contudo, a contribuição desses conhecimentos para a realidade da sala de aula é dificultada pelo afastamento entre as áreas, considerando seus métodos, objetivos e linguagem distintos. A informação veiculada de forma apressada e descompromissada sobre o cérebro humano, nos meios jornalísticos de divulgação científica, tem gerado mitos e equívocos amplamente difundidos na sociedade, bem como entre os professores. Nesta ação, realizada durante os anos de 2011 e 2012, tivemos por objetivos avaliar o conhecimento dos professores das escolas de ensino básico de Botucatu - SP, sobre Neurobiologia da Aprendizagem, e proporcionar espaços de discussão para a atualização na área. Foram realizadas entrevistas e aplicados questionários, os quais constituíram ferramentas para contextualizar e avaliar os conhecimentos já solidificados, visando à criação de espaços para diálogo e reflexão sobre o tema. A aproximação entre profissionais da Universidade e da Educação Básica foi uma experiência enriquecedora e importante para minimizar as distorções conceituais em Neurobiologia e para contribuir com a formação continuada dos educadores, de ambos os setores.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Anatomia, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Anatomia, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mello Junior, Wilson de [UNESP]Matheus, Selma Maria Michelin [UNESP]Martinucci, Bruno [UNESP]Lupi Junior, Luiz Antonio [UNESP]2016-07-19T12:59:37Z2016-07-19T12:59:37Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4691-4700application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4691-47002357-7819http://hdl.handle.net/11449/141587ISSN2357-7819-2014-4691-4700.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-01T06:15:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141587Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:14:04.795371Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Neurobiologia da aprendizagem escolar
title Neurobiologia da aprendizagem escolar
spellingShingle Neurobiologia da aprendizagem escolar
Mello Junior, Wilson de [UNESP]
Neurobiologia
Aprendizagem escolar
Neuroeducação
title_short Neurobiologia da aprendizagem escolar
title_full Neurobiologia da aprendizagem escolar
title_fullStr Neurobiologia da aprendizagem escolar
title_full_unstemmed Neurobiologia da aprendizagem escolar
title_sort Neurobiologia da aprendizagem escolar
author Mello Junior, Wilson de [UNESP]
author_facet Mello Junior, Wilson de [UNESP]
Matheus, Selma Maria Michelin [UNESP]
Martinucci, Bruno [UNESP]
Lupi Junior, Luiz Antonio [UNESP]
author_role author
author2 Matheus, Selma Maria Michelin [UNESP]
Martinucci, Bruno [UNESP]
Lupi Junior, Luiz Antonio [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello Junior, Wilson de [UNESP]
Matheus, Selma Maria Michelin [UNESP]
Martinucci, Bruno [UNESP]
Lupi Junior, Luiz Antonio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Neurobiologia
Aprendizagem escolar
Neuroeducação
topic Neurobiologia
Aprendizagem escolar
Neuroeducação
description O conhecimento sobre Neurobiologia cresce exponencialmente no meio científico, abordando temas como atenção, memória e aprendizagem que possuem interface com a Educação. Contudo, a contribuição desses conhecimentos para a realidade da sala de aula é dificultada pelo afastamento entre as áreas, considerando seus métodos, objetivos e linguagem distintos. A informação veiculada de forma apressada e descompromissada sobre o cérebro humano, nos meios jornalísticos de divulgação científica, tem gerado mitos e equívocos amplamente difundidos na sociedade, bem como entre os professores. Nesta ação, realizada durante os anos de 2011 e 2012, tivemos por objetivos avaliar o conhecimento dos professores das escolas de ensino básico de Botucatu - SP, sobre Neurobiologia da Aprendizagem, e proporcionar espaços de discussão para a atualização na área. Foram realizadas entrevistas e aplicados questionários, os quais constituíram ferramentas para contextualizar e avaliar os conhecimentos já solidificados, visando à criação de espaços para diálogo e reflexão sobre o tema. A aproximação entre profissionais da Universidade e da Educação Básica foi uma experiência enriquecedora e importante para minimizar as distorções conceituais em Neurobiologia e para contribuir com a formação continuada dos educadores, de ambos os setores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:37Z
2016-07-19T12:59:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4691-4700
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141587
ISSN2357-7819-2014-4691-4700.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141587
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4691-4700
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-4691-4700.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4691-4700
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129038275837952