Shôjo mangá: de Gengi Monogarati a Miou Takaya

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oi, Sheila Kiemi [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86946
Resumo: A comunicação acessível estabelecida pelas imagens, fez com que as histórias em quadrinhos, obtivessem rápida aceitação por parte do público, pois trazem narrativas contadas por imagens. Tendo em sua maioria leitores masculinos, o termo HQ (histórias em quadrinhos) por muito tempo esteve vinculado a temas de super-heróis, violência e sexo, temáticas ligadas exclusivamente ao universo masculino. Visão esta intensificada quando analisamos a trajetória das histórias em quadrinho no mundo, pois foram poucos os mercados editoriais que destinaram uma pequena porcentagem de suas publicações ao mercado feminino. O Japão por outro lado, possui um segmento editorial forte, estável e especializado na publicação de histórias em quadrinhos direcionadas tanto ao público feminino juvenil (shôjo mangá) como ao adulto (josei mangá). A grande questão, no entanto, não seria a existência ou a falta de publicações direcionadas ao público feminino, mas sim, o que levaria as mulheres a comprarem histórias em quadrinhos, já que em muitos países, histórias em quadrinhos é sinônimo de homens. As histórias em quadrinhos femininas, portanto, passaram a enfatizar o lado psicológico e emocional dos personagens, aliando ficção e realidade, estratégia que passou cada vez mais a atrair e a cativar o público feminino. Além da reflexão sobre a inserção das histórias em quaderinhos no universo da Arte, esta pesquisa analisa e estuda a contribuição feminina na produção das histórias em quadrinhos japonesas, já que grande parte das características singulares dos mangás vem da contribuição desta pequena parcela de publicações e desenhistas femininas. A pesquisa se encerra com a produção e a apresentação de trabalhos plásticos de minha autoria, que representam uma síntese gráfica e estética de toda a dissertação. Narrativas como as de Genji Monogatari,...
id UNSP_238508723cc479dfd621c7ca610b6de8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86946
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Shôjo mangá: de Gengi Monogarati a Miou TakayaMiou, TakayaHistórias em quadrinhos - história e crítica - JapãoXilogravuraCeramicaAndrogenosSexoMangásShôjo e joseyComicsWoodcutAndrogynyFemale and maleSexualityA comunicação acessível estabelecida pelas imagens, fez com que as histórias em quadrinhos, obtivessem rápida aceitação por parte do público, pois trazem narrativas contadas por imagens. Tendo em sua maioria leitores masculinos, o termo HQ (histórias em quadrinhos) por muito tempo esteve vinculado a temas de super-heróis, violência e sexo, temáticas ligadas exclusivamente ao universo masculino. Visão esta intensificada quando analisamos a trajetória das histórias em quadrinho no mundo, pois foram poucos os mercados editoriais que destinaram uma pequena porcentagem de suas publicações ao mercado feminino. O Japão por outro lado, possui um segmento editorial forte, estável e especializado na publicação de histórias em quadrinhos direcionadas tanto ao público feminino juvenil (shôjo mangá) como ao adulto (josei mangá). A grande questão, no entanto, não seria a existência ou a falta de publicações direcionadas ao público feminino, mas sim, o que levaria as mulheres a comprarem histórias em quadrinhos, já que em muitos países, histórias em quadrinhos é sinônimo de homens. As histórias em quadrinhos femininas, portanto, passaram a enfatizar o lado psicológico e emocional dos personagens, aliando ficção e realidade, estratégia que passou cada vez mais a atrair e a cativar o público feminino. Além da reflexão sobre a inserção das histórias em quaderinhos no universo da Arte, esta pesquisa analisa e estuda a contribuição feminina na produção das histórias em quadrinhos japonesas, já que grande parte das características singulares dos mangás vem da contribuição desta pequena parcela de publicações e desenhistas femininas. A pesquisa se encerra com a produção e a apresentação de trabalhos plásticos de minha autoria, que representam uma síntese gráfica e estética de toda a dissertação. Narrativas como as de Genji Monogatari,...The communication established by the available images, has meant that the stories in comics, achieve rapid acceptance by the public because it brought stories told by pictures. Having mostrly male readers, the term HQ (comics) for a long time been linked to issues of super-heroes, violence and sex, issues related exclusively to the male universe. Intensified this view when analyzing the trajectory of the comics in the world, because few markets tageted editorial that a small percentage of their publications to the women public. Japan on the other hand, has an editorial segment strong, stable and specialized in the publication of stories in comics targeted to noth the public juvenile female (shôjo manga) and the adult (josei manga). The big question, however, is not the existence or lack of publications targeted to the female public, but which lead women to buy comics, as in many stories in comics is synonymous of men. The stories in comic´s female, therefore, began to emphasize the psychological and emotional side of character, combining stories and real conflicts, strategy now increasingly to attract and capture the female audience. Besides the discussion on the integration of mangfa in the world of Art, this research analyzes and examines the contribution women in the production of Japanese comics, as most of the unique features in manga, comes from the contribution of this small portion of women´s publication. The research concludes with the production and presentation of work from my own plastic, representing a summary graphic and aesthetics of the whole dissertation. Narratives such as Genji Monogatari, female stereotypes, the gothic, the androgyny of Takarazuka Kagekidan and the minimalism of Takaya Miou, are some of the influences of shôjo and josei Manga in this plastic sleeves.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dalglish, Geralda Mendes Ferreira Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oi, Sheila Kiemi [UNESP]2014-06-11T19:22:29Z2014-06-11T19:22:29Z2009-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis282 f. : il.application/pdfOI, Sheila Kiemi. Shôjo mangá: de Gengi Monogarati a Miou Takaya. 2009. 282 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2009.http://hdl.handle.net/11449/86946000627193oi_sk_me_ia.pdf33004013063P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:13:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86946Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Shôjo mangá: de Gengi Monogarati a Miou Takaya
title Shôjo mangá: de Gengi Monogarati a Miou Takaya
spellingShingle Shôjo mangá: de Gengi Monogarati a Miou Takaya
Oi, Sheila Kiemi [UNESP]
Miou, Takaya
Histórias em quadrinhos - história e crítica - Japão
Xilogravura
Ceramica
Androgenos
Sexo
Mangás
Shôjo e josey
Comics
Woodcut
Androgyny
Female and male
Sexuality
title_short Shôjo mangá: de Gengi Monogarati a Miou Takaya
title_full Shôjo mangá: de Gengi Monogarati a Miou Takaya
title_fullStr Shôjo mangá: de Gengi Monogarati a Miou Takaya
title_full_unstemmed Shôjo mangá: de Gengi Monogarati a Miou Takaya
title_sort Shôjo mangá: de Gengi Monogarati a Miou Takaya
author Oi, Sheila Kiemi [UNESP]
author_facet Oi, Sheila Kiemi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dalglish, Geralda Mendes Ferreira Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oi, Sheila Kiemi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Miou, Takaya
Histórias em quadrinhos - história e crítica - Japão
Xilogravura
Ceramica
Androgenos
Sexo
Mangás
Shôjo e josey
Comics
Woodcut
Androgyny
Female and male
Sexuality
topic Miou, Takaya
Histórias em quadrinhos - história e crítica - Japão
Xilogravura
Ceramica
Androgenos
Sexo
Mangás
Shôjo e josey
Comics
Woodcut
Androgyny
Female and male
Sexuality
description A comunicação acessível estabelecida pelas imagens, fez com que as histórias em quadrinhos, obtivessem rápida aceitação por parte do público, pois trazem narrativas contadas por imagens. Tendo em sua maioria leitores masculinos, o termo HQ (histórias em quadrinhos) por muito tempo esteve vinculado a temas de super-heróis, violência e sexo, temáticas ligadas exclusivamente ao universo masculino. Visão esta intensificada quando analisamos a trajetória das histórias em quadrinho no mundo, pois foram poucos os mercados editoriais que destinaram uma pequena porcentagem de suas publicações ao mercado feminino. O Japão por outro lado, possui um segmento editorial forte, estável e especializado na publicação de histórias em quadrinhos direcionadas tanto ao público feminino juvenil (shôjo mangá) como ao adulto (josei mangá). A grande questão, no entanto, não seria a existência ou a falta de publicações direcionadas ao público feminino, mas sim, o que levaria as mulheres a comprarem histórias em quadrinhos, já que em muitos países, histórias em quadrinhos é sinônimo de homens. As histórias em quadrinhos femininas, portanto, passaram a enfatizar o lado psicológico e emocional dos personagens, aliando ficção e realidade, estratégia que passou cada vez mais a atrair e a cativar o público feminino. Além da reflexão sobre a inserção das histórias em quaderinhos no universo da Arte, esta pesquisa analisa e estuda a contribuição feminina na produção das histórias em quadrinhos japonesas, já que grande parte das características singulares dos mangás vem da contribuição desta pequena parcela de publicações e desenhistas femininas. A pesquisa se encerra com a produção e a apresentação de trabalhos plásticos de minha autoria, que representam uma síntese gráfica e estética de toda a dissertação. Narrativas como as de Genji Monogatari,...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-31
2014-06-11T19:22:29Z
2014-06-11T19:22:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OI, Sheila Kiemi. Shôjo mangá: de Gengi Monogarati a Miou Takaya. 2009. 282 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/86946
000627193
oi_sk_me_ia.pdf
33004013063P4
identifier_str_mv OI, Sheila Kiemi. Shôjo mangá: de Gengi Monogarati a Miou Takaya. 2009. 282 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2009.
000627193
oi_sk_me_ia.pdf
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/86946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 282 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546538667868160