Pirandello entre o dramático e o épico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236816 |
Resumo: | No final do século XIX os homens já mal se relacionavam entre si porque as condições impostas pelo implacável mundo do trabalho, engendrado pelo sistema capitalista de produção, não lhes permitiam. Em tal contexto, era preciso buscar novas formas artísticas de expressão, pois o tempo era outro, a atividade humana havia se modificado e necessitava-se dizer coisas novas a partir de novas revelações e experimentações. Transitando esse cenário para a dramaturgia - arte visivelmente ligada às relações humanas -, observa-se que os elementos do drama clássico foram se perdendo, como a ação, os diálogos, o tempo e o espaço bem definidos, e as inter-relações entre os personagens, o que se caracterizou como um cenário de “crise do drama”, segundo o crítico Peter Szondi. Diante desse quadro, alguns conceitos clássicos deixavam de ser pertinentes, o que acabou refletindo nas denominações que caracterizavam a forma dramática, como a mimesis e a verossimilhança. Alguns autores propõem soluções para superar esse contexto de “crise do drama”. No entanto, Luigi Pirandello, um grande dramaturgo italiano, notou que a arte necessitava de novos modelos de representação, fazendo uma releitura do modelo dramático e, consequentemente, da mimesis clássica. Com sua peça “Seis personagens à procura de um autor” (1921), o dramaturgo modernizará o teatro, sugerindo que a plateia deve aceitar que o drama clássico estava sofrendo transformações, antes mesmo de Bertolt Brecht propor a quebra da quarta parede com o seu teatro épico. Visto isso, com este trabalho objetivamos apontar os elementos que compõem o novo laboratório teatral de Pirandello, a partir das compreensões de épico e dramático. |
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Pirandello entre o dramático e o épicoPirandello between the dramatic and the epicTeatro épicoTeatro dramáticoVerossimilhançaMimesisLuigi PirandelloEpic theatreDramatic textVerisimilitudeMimesisNo final do século XIX os homens já mal se relacionavam entre si porque as condições impostas pelo implacável mundo do trabalho, engendrado pelo sistema capitalista de produção, não lhes permitiam. Em tal contexto, era preciso buscar novas formas artísticas de expressão, pois o tempo era outro, a atividade humana havia se modificado e necessitava-se dizer coisas novas a partir de novas revelações e experimentações. Transitando esse cenário para a dramaturgia - arte visivelmente ligada às relações humanas -, observa-se que os elementos do drama clássico foram se perdendo, como a ação, os diálogos, o tempo e o espaço bem definidos, e as inter-relações entre os personagens, o que se caracterizou como um cenário de “crise do drama”, segundo o crítico Peter Szondi. Diante desse quadro, alguns conceitos clássicos deixavam de ser pertinentes, o que acabou refletindo nas denominações que caracterizavam a forma dramática, como a mimesis e a verossimilhança. Alguns autores propõem soluções para superar esse contexto de “crise do drama”. No entanto, Luigi Pirandello, um grande dramaturgo italiano, notou que a arte necessitava de novos modelos de representação, fazendo uma releitura do modelo dramático e, consequentemente, da mimesis clássica. Com sua peça “Seis personagens à procura de um autor” (1921), o dramaturgo modernizará o teatro, sugerindo que a plateia deve aceitar que o drama clássico estava sofrendo transformações, antes mesmo de Bertolt Brecht propor a quebra da quarta parede com o seu teatro épico. Visto isso, com este trabalho objetivamos apontar os elementos que compõem o novo laboratório teatral de Pirandello, a partir das compreensões de épico e dramático.At the end of the 19th century, men barely interacted with each other, once the conditions imposed by the ruthless world of work, engendered by the capitalist system of production, did not allow them to do so. In such context, it was necessary to seek new artistic forms of expression since times were different, human activity had changed and there was a need to say new things from new revelations and experimentations. By transposing this scenario to dramaturgy – a type of art visibly connected to human relationships –, it is possible to observe that the elements of classical drama, such as action, dialogues, well-defined time and space, and interrelationships between characters, had started to weaken, which represented a scenario of “crisis of drama”, according to critic Peter Szondi. In the face of this context, some classical concepts ceased to be pertinent, which affected the denominations that characterized the dramatic form, such as mimesis and verisimilitude. Some authors propose solutions to overcome this context of “crisis of drama”. However, Luigi Pirandello, a great Italian playwright, noticed that art needed new representation models, presenting a reinterpretation of the dramatic model and, consequently, of the classical mimesis. With his play “Six Characters in Search of an Author” (1921), the playwright modernizes theatre, suggesting that the audience must accept that classical drama was going through transformations, even before Bertolt Brecht proposed breaking the fourth wall with his epic theatre. Therefore, with this work we aim to point out the elements that compose the new theatrical laboratory of Pirandello, based on understandings of epic and dramatic.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88887.512315/2020-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Junqueira, Renata Soares [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Nayara Carla da2022-10-04T18:34:55Z2022-10-04T18:34:55Z2022-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23681633004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:27:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236816Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:14:40.374963Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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No final do século XIX os homens já mal se relacionavam entre si porque as condições impostas pelo implacável mundo do trabalho, engendrado pelo sistema capitalista de produção, não lhes permitiam. Em tal contexto, era preciso buscar novas formas artísticas de expressão, pois o tempo era outro, a atividade humana havia se modificado e necessitava-se dizer coisas novas a partir de novas revelações e experimentações. Transitando esse cenário para a dramaturgia - arte visivelmente ligada às relações humanas -, observa-se que os elementos do drama clássico foram se perdendo, como a ação, os diálogos, o tempo e o espaço bem definidos, e as inter-relações entre os personagens, o que se caracterizou como um cenário de “crise do drama”, segundo o crítico Peter Szondi. Diante desse quadro, alguns conceitos clássicos deixavam de ser pertinentes, o que acabou refletindo nas denominações que caracterizavam a forma dramática, como a mimesis e a verossimilhança. Alguns autores propõem soluções para superar esse contexto de “crise do drama”. No entanto, Luigi Pirandello, um grande dramaturgo italiano, notou que a arte necessitava de novos modelos de representação, fazendo uma releitura do modelo dramático e, consequentemente, da mimesis clássica. Com sua peça “Seis personagens à procura de um autor” (1921), o dramaturgo modernizará o teatro, sugerindo que a plateia deve aceitar que o drama clássico estava sofrendo transformações, antes mesmo de Bertolt Brecht propor a quebra da quarta parede com o seu teatro épico. Visto isso, com este trabalho objetivamos apontar os elementos que compõem o novo laboratório teatral de Pirandello, a partir das compreensões de épico e dramático. |
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