Avaliação da qualidade na operação de arranquio mecanizado de amendoim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Gilson Coutinho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235861
Resumo: A operação de colheita da cultura do amendoim é a etapa de que demanda maior atenção por parte de quem lida com a cultura, uma vez que, por se tratar da parte final do processo produtivo, se realizada de maneira inadequada, pode acarretar em graves perdas de produtividade. O arranquio ainda é a fase mais delicada do processo, onde ocorre maior parte das perdas. Por esse motivo, o desenvolvimento de estudos relacionados ao cuidado e a qualidade com que essa operação é realizada são primordiais. O experimento foi realizado na safra 2020/21, em uma área comercial localizada no município de Monte Alto – SP. Em toda a área foram utilizados dois conjuntos tratores-arrancadores (2x1 e 4x2), onde seus desempenhos em relação a perdas foram avaliados em duas velocidades de deslocamento (3 km h-¹ e 5 km h-¹). O arrancador 4x2 mostrou um melhor desempenho para os indicadores de perdas no arranquio mecanizado de amendoim.
id UNSP_23e12ba4c85eaafe62a1de43ab8584ce
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235861
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação da qualidade na operação de arranquio mecanizado de amendoimQuality assessment of the mechanized peanut digging operationPerdas durante a colheitaAmendoimMáquinas agrícolasA operação de colheita da cultura do amendoim é a etapa de que demanda maior atenção por parte de quem lida com a cultura, uma vez que, por se tratar da parte final do processo produtivo, se realizada de maneira inadequada, pode acarretar em graves perdas de produtividade. O arranquio ainda é a fase mais delicada do processo, onde ocorre maior parte das perdas. Por esse motivo, o desenvolvimento de estudos relacionados ao cuidado e a qualidade com que essa operação é realizada são primordiais. O experimento foi realizado na safra 2020/21, em uma área comercial localizada no município de Monte Alto – SP. Em toda a área foram utilizados dois conjuntos tratores-arrancadores (2x1 e 4x2), onde seus desempenhos em relação a perdas foram avaliados em duas velocidades de deslocamento (3 km h-¹ e 5 km h-¹). O arrancador 4x2 mostrou um melhor desempenho para os indicadores de perdas no arranquio mecanizado de amendoim.The peanut harvesting operation is the stage that demands the most attention from those who deal with the crop, since it is the final part of the production process, and if performed inadequately, it can lead to serious losses in productivity. The uprooting is still the most delicate phase of the process, where most of the losses occur. For this reason, the development of studies related to the care and quality with which this operation is performed is primordial. The experiment was conducted in the 2020/21 harvest, in a commercial area located in the city of Monte Alto - SP. Two sets of tractorinverter (2x1 and 4x2) were used throughout the area, where their performance in relation to losses were evaluated at two speeds of travel (3 km h- ¹ and 5 km h- ¹). The 2x1 inverter showed better performance, for the indicators of losses in the mechanized harvesting of peanutsNão recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Rouverson Pereira daUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Paulino, Gilson Coutinho2022-07-29T17:42:00Z2022-07-29T17:42:00Z2022-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/235861porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-06T06:06:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235861Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-06T06:06:44Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade na operação de arranquio mecanizado de amendoim
Quality assessment of the mechanized peanut digging operation
title Avaliação da qualidade na operação de arranquio mecanizado de amendoim
spellingShingle Avaliação da qualidade na operação de arranquio mecanizado de amendoim
Paulino, Gilson Coutinho
Perdas durante a colheita
Amendoim
Máquinas agrícolas
title_short Avaliação da qualidade na operação de arranquio mecanizado de amendoim
title_full Avaliação da qualidade na operação de arranquio mecanizado de amendoim
title_fullStr Avaliação da qualidade na operação de arranquio mecanizado de amendoim
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade na operação de arranquio mecanizado de amendoim
title_sort Avaliação da qualidade na operação de arranquio mecanizado de amendoim
author Paulino, Gilson Coutinho
author_facet Paulino, Gilson Coutinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rouverson Pereira da
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Gilson Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Perdas durante a colheita
Amendoim
Máquinas agrícolas
topic Perdas durante a colheita
Amendoim
Máquinas agrícolas
description A operação de colheita da cultura do amendoim é a etapa de que demanda maior atenção por parte de quem lida com a cultura, uma vez que, por se tratar da parte final do processo produtivo, se realizada de maneira inadequada, pode acarretar em graves perdas de produtividade. O arranquio ainda é a fase mais delicada do processo, onde ocorre maior parte das perdas. Por esse motivo, o desenvolvimento de estudos relacionados ao cuidado e a qualidade com que essa operação é realizada são primordiais. O experimento foi realizado na safra 2020/21, em uma área comercial localizada no município de Monte Alto – SP. Em toda a área foram utilizados dois conjuntos tratores-arrancadores (2x1 e 4x2), onde seus desempenhos em relação a perdas foram avaliados em duas velocidades de deslocamento (3 km h-¹ e 5 km h-¹). O arrancador 4x2 mostrou um melhor desempenho para os indicadores de perdas no arranquio mecanizado de amendoim.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-29T17:42:00Z
2022-07-29T17:42:00Z
2022-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235861
url http://hdl.handle.net/11449/235861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046341877694464