Música e ultramontanismo: possíveis significados para as opções composicionais nas missas de Fúrio Franceschini

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Fernando Lacerda Simões [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/95106
Resumo: Este trabalho tem como objeto seis missas compostas por Furio Franceschini (1880-1976), compositor, regente e organista que atuou como mestre-de-capela na Sé de São Paulo por aproximadamente sessenta anos contados a partir de 1908. Seu objetivo é investigar possíveis significados às opções de Franceschini na composição das missas. Tais significados serão investigados levando em consideração o posicionamento estético do compositor, o período em que as obras foram escritas, a legislação eclesiástica sobre a música sacra e a prática musical litúrgica do período. Questiona-se também no que o conhecimento adquirido nesta pesquisa pode ajudar na compreensão da música litúrgica do presente. A busca pelos significados se deu com o auxílio dos seguintes conceitos explicadores: a teoria dos sistemas autopoiéticos de Niklas Luhmann e as noções de tradição inventada e mito de origem, ambos oriundos da História. O primeiro capítulo traz uma rápida biografia do compositor, seu posicionamento sobre questões artísticas de seu tempo e sobre técnicas de composição. O capítulo seguinte é dedicado à compreensão dos movimentos de restauração musical – Cecilianismo – e institucional – Ultramontanismo – que aconteceram na Igreja Católica Romana, no século XIX. Passa-se, então, ao passado considerado ideal, em termos de música, a polifonia de Palestrina, para então se chegar, no quarto capítulo, ao estudo do Motu Proprio (1903), que determinava este gênero musical e o canto gregoriano como modelos de música sacra. Por fim, são estudas as principais características das missas para que se possa responder às questões centrais formuladas neste trabalho.
id UNSP_23f0c7a45dbb10ca3700bdb1a1b5d9cd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/95106
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Música e ultramontanismo: possíveis significados para as opções composicionais nas missas de Fúrio FranceschiniFranceschini, Fúrio, 1880-1976 - BiografiaMúsica sacraUltramontanismoMúsica litúrgicaMissasLiturgical musicEste trabalho tem como objeto seis missas compostas por Furio Franceschini (1880-1976), compositor, regente e organista que atuou como mestre-de-capela na Sé de São Paulo por aproximadamente sessenta anos contados a partir de 1908. Seu objetivo é investigar possíveis significados às opções de Franceschini na composição das missas. Tais significados serão investigados levando em consideração o posicionamento estético do compositor, o período em que as obras foram escritas, a legislação eclesiástica sobre a música sacra e a prática musical litúrgica do período. Questiona-se também no que o conhecimento adquirido nesta pesquisa pode ajudar na compreensão da música litúrgica do presente. A busca pelos significados se deu com o auxílio dos seguintes conceitos explicadores: a teoria dos sistemas autopoiéticos de Niklas Luhmann e as noções de tradição inventada e mito de origem, ambos oriundos da História. O primeiro capítulo traz uma rápida biografia do compositor, seu posicionamento sobre questões artísticas de seu tempo e sobre técnicas de composição. O capítulo seguinte é dedicado à compreensão dos movimentos de restauração musical – Cecilianismo – e institucional – Ultramontanismo – que aconteceram na Igreja Católica Romana, no século XIX. Passa-se, então, ao passado considerado ideal, em termos de música, a polifonia de Palestrina, para então se chegar, no quarto capítulo, ao estudo do Motu Proprio (1903), que determinava este gênero musical e o canto gregoriano como modelos de música sacra. Por fim, são estudas as principais características das missas para que se possa responder às questões centrais formuladas neste trabalho.This paper has as goal six masses composed by Furio Franceschini (1880-1976), composer, conductor and organist who acted as chapel master at Sé in São Paulo for approximately sixty years having started in 1908. Its goal is to investigated possible meanings to the options of Franceschini in the composition of masses. Such meanings shall be investigated taking in consideration the esthetic positioning of the composer, the period in which the songs were written, the ecclesiastic legislation on sacred music and liturgical music practice at the time. It is also questioned in what way the knowledge acquired in this research can help understand liturgical music of the present. The search for significance happened with the help of the following explainers: the autopoietic systems theory of Niklas Luhmann and the notions of invented traditions and myth of origin, both coming from History. The first chapter brings a quick biography of the composer, his opinion about artistic matters of his time and about composing techniques. The following chapter is dedicated to the understanding of musical restoration movements – Cecilian Movement – and institutional – Ultramontanism – that took place in the Roman Catholic Church in the 19th century. It then goes on to the past considered ideal, in musical terms, the polyphony of Palestrina, to finally arrive at chapter four, at the study of Motu Proprio(1903), which determined this musical genre and the Gregorian chant as models of sacred music. Finally the main characteristics of the masses are studied to be able to answer the central questions formulated in this paper.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castagna, Prof. Dr. Paulo Augusto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Fernando Lacerda Simões [UNESP]2014-06-11T19:27:26Z2014-06-11T19:27:26Z2011-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis147 f. : il.application/pdfDUARTE, Fernando Lacerda Simões. Música e ultramontanismo: possíveis significados para as opções composicionais nas missas de Fúrio Franceschini. 2011. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.http://hdl.handle.net/11449/95106000677246duarte_fls_me_ia.pdf33004013066P358905248294253820000-0003-4757-9876Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-21T06:27:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95106Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:37:58.866041Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Música e ultramontanismo: possíveis significados para as opções composicionais nas missas de Fúrio Franceschini
title Música e ultramontanismo: possíveis significados para as opções composicionais nas missas de Fúrio Franceschini
spellingShingle Música e ultramontanismo: possíveis significados para as opções composicionais nas missas de Fúrio Franceschini
Duarte, Fernando Lacerda Simões [UNESP]
Franceschini, Fúrio, 1880-1976 - Biografia
Música sacra
Ultramontanismo
Música litúrgica
Missas
Liturgical music
title_short Música e ultramontanismo: possíveis significados para as opções composicionais nas missas de Fúrio Franceschini
title_full Música e ultramontanismo: possíveis significados para as opções composicionais nas missas de Fúrio Franceschini
title_fullStr Música e ultramontanismo: possíveis significados para as opções composicionais nas missas de Fúrio Franceschini
title_full_unstemmed Música e ultramontanismo: possíveis significados para as opções composicionais nas missas de Fúrio Franceschini
title_sort Música e ultramontanismo: possíveis significados para as opções composicionais nas missas de Fúrio Franceschini
author Duarte, Fernando Lacerda Simões [UNESP]
author_facet Duarte, Fernando Lacerda Simões [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castagna, Prof. Dr. Paulo Augusto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Fernando Lacerda Simões [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Franceschini, Fúrio, 1880-1976 - Biografia
Música sacra
Ultramontanismo
Música litúrgica
Missas
Liturgical music
topic Franceschini, Fúrio, 1880-1976 - Biografia
Música sacra
Ultramontanismo
Música litúrgica
Missas
Liturgical music
description Este trabalho tem como objeto seis missas compostas por Furio Franceschini (1880-1976), compositor, regente e organista que atuou como mestre-de-capela na Sé de São Paulo por aproximadamente sessenta anos contados a partir de 1908. Seu objetivo é investigar possíveis significados às opções de Franceschini na composição das missas. Tais significados serão investigados levando em consideração o posicionamento estético do compositor, o período em que as obras foram escritas, a legislação eclesiástica sobre a música sacra e a prática musical litúrgica do período. Questiona-se também no que o conhecimento adquirido nesta pesquisa pode ajudar na compreensão da música litúrgica do presente. A busca pelos significados se deu com o auxílio dos seguintes conceitos explicadores: a teoria dos sistemas autopoiéticos de Niklas Luhmann e as noções de tradição inventada e mito de origem, ambos oriundos da História. O primeiro capítulo traz uma rápida biografia do compositor, seu posicionamento sobre questões artísticas de seu tempo e sobre técnicas de composição. O capítulo seguinte é dedicado à compreensão dos movimentos de restauração musical – Cecilianismo – e institucional – Ultramontanismo – que aconteceram na Igreja Católica Romana, no século XIX. Passa-se, então, ao passado considerado ideal, em termos de música, a polifonia de Palestrina, para então se chegar, no quarto capítulo, ao estudo do Motu Proprio (1903), que determinava este gênero musical e o canto gregoriano como modelos de música sacra. Por fim, são estudas as principais características das missas para que se possa responder às questões centrais formuladas neste trabalho.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-22
2014-06-11T19:27:26Z
2014-06-11T19:27:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUARTE, Fernando Lacerda Simões. Música e ultramontanismo: possíveis significados para as opções composicionais nas missas de Fúrio Franceschini. 2011. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/95106
000677246
duarte_fls_me_ia.pdf
33004013066P3
5890524829425382
0000-0003-4757-9876
identifier_str_mv DUARTE, Fernando Lacerda Simões. Música e ultramontanismo: possíveis significados para as opções composicionais nas missas de Fúrio Franceschini. 2011. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.
000677246
duarte_fls_me_ia.pdf
33004013066P3
5890524829425382
0000-0003-4757-9876
url http://hdl.handle.net/11449/95106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129537754529792