Alterações nutricionais em hortaliças decorrentes de diferentes métodos de cozimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pigoli, Daniela Regina [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90564
Resumo: As hortaliças apresentam propriedades nutricionais importantes para alimentação humana, principalmente devido à riqueza em vitaminas, minerais e fibras. No entanto, durante o processo de cocção das hortaliças ocorrem perdas de nutrientes, diminuindo a qualidade do alimento a ser consumido. O objetivo desse trabalho foi verificar o método e o tempo de cozimento mais adequado para o preparo de partes convencionais e não convencionais de quatro hortaliças, visando minimizar as perdas nutricionais. As hortaliças utilizadas foram: abóbora (polpa e casca), cenoura (polpa e casca), brócolis (flor, folha e talo) e couve flor (flor, talo e folha). Essas hortaliças foram submetidas a pré testes de cozimentos, iniciando-se com 0,5 min, 1 min, 1,5 min e sucessivamente. No pré teste foi observado a textura do alimento, para que todas as espécies obtivessem a mesma textura independente do tipo de cozimento. O grau de maciez foi avaliado subjetivamente por pressão das hortaliças entre os dedos, alcançando uma consistência adequada ao consumo. As hortaliças foram submetidas a quatro tipos de tratamentos térmicos (pressão, imersão, micro-ondas e vapor), após foram trituradas com um mix doméstico e armazenadas à -18 ºC. Foram realizadas análises físico químicas (proteínas, lipídios, fibras, açúcares redutores e totais e ácido ascórbico) e minerais (ferro, zinco, magnésio, potássio, fósforo e cálcio). Nas condições em que o experimento foi realizado, os resultados permitiram concluir que o método de cozimento à vapor e em micro-ondas obtiveram menores perdas nutricionais, pelo fato das hortaliças não entrarem em contato direto com à água no momento do cozimento, as partes não convencionais das hortaliças estudadas possuem quantidades equivalentes ou superiores de nutrientes e minerais, quando comparadas as partes convencionais das hortaliças estudadas
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