The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da região

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Gabriela Souza de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mathias, Ingrid Fernandes [UNESP], Luz, Mariana [UNESP], Alves, Thaís da Silva [UNESP], Pucci, César Rogério [UNESP], Gomes, Ana Paula Martins [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkyMA==
http://hdl.handle.net/11449/146871
Resumo: Todos os dias circulam muitos pacientes pela Faculdade de Odontologia do Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - UNESP. A responsabilidade institucional com os pacientes que aguardam o atendimento nas clínicas de ensino deve iniciar-se com o acolhimento destes. A educação preventiva e a descontração no pré-atendimento com o intuito de acalmá-los e transformar a sala de espera em um ambiente mais agradável e menos tenso, propício a transmissão de informações acerca da higiene bucal, faz-se necessária. O projeto combina atividades de extensão, ensino e pesquisa, com responsabilidade social com os pacientes, acompanhantes e familiares que aguardam atendimento odontológico e favorece o aprendizado por meio de atividades lúdicas realizadas pelos alunos nas salas de espera das clínicas odontológicas. Objetivos: O projeto visa desmitificar o atendimento odontológico tido como algo sempre doloroso e desagradável ao paciente. Tendo como objetivo principal rir, relaxar, descontrair o paciente no pré-atendimento, com intuito de acalmá-lo e transformar a sala de espera em um lugar mais afável e menos tenso. Informar; instruindo o paciente quanto aos métodos de higiene bucal e qualquer outro assunto pertinente a odontologia; e respeitar; buscando nunca agir de forma preconceituosa; também fazem parte dos objetivos desse projeto. O público alvo terá orientações sobre higiene bucal. Adicionalmente serão coletados dados sobre a higiene do paciente e sobre a melhor receptividade ao tratamento odontológico após a instalação das atividades lúdicas. Material e Métodos: O trabalho foi realizado no Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia situada no Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - UNESP, e estendeu-se a outras instituições de ensino da cidade e adjacências. As atividades foram realizadas de 2 a 3 vezes por semana durante o ano, por alunos de Graduação e Pós-Graduação que desenvolveram atividades lúdicas por meio de músicas, danças, teatros e outras formas de interação palhaço-paciente. A metodologia utilizada: as atividades lúdicas foram realizadas em todos pacientes (crianças, adolescentes e adultos), acompanhantes e familiares nas salas de espera das clínicas de atendimento Odontológico com a finalidade de uma assistência humanizada, informativa e descontraída para o tratamento. Escolas da região também foram assistidas pelas atividades. Outras atividades também foram desenvolvidas por meio de alongamentos, coreografias ensaiadas, brindes (escova, fio dental, dentifrício), sátiras aos procedimentos corriqueiros do atendimento odontológico, teatrinhos com fantoches, orientação sobre higiene bucal e desenhos e bexigas para crianças. As atividades foram selecionadas dependendo da faixa etária do público alvo com a finalidade de transmitir a informação de forma adequada para melhorar o entendimento acerca da higiene oral, a falta de receptividade ao tratamento e da imagem do profissional. Resultados e Discussão: O desenvolvimento do Projeto transforma o público alvo evidenciando maior aceitação e receptividade ao tratamento odontológico influenciando na modificação do paradigma de que o tratamento no Dentista sempre é doloroso, tenso e enfadonho. Dessa forma além de melhorar a imagem do tratamento odontológico e do próprio Cirurgião dentista observou-se também uma melhoria na higiene bucal dos pacientes e alunos das escolas onde o Projeto será desenvolvido. Além desses resultados outros fatores também foram observados: criou uma consciência nos indivíduos envolvidos no projeto, gestores de sua condição própria de saúde, como também propagadores deste conhecimento no meio social no qual estão inseridos, ampliando desta forma os limites de abrangência do projeto; promoveu o contato de alunos, estagiários e professores com a realidade das comunidades da cidade; incentivou a pesquisa com relação aos métodos de prevenção. O projeto apresenta como resultado significativo melhoras na relação paciente-dentista, pacientes mais tranquilos e satisfeitos com o tratamento, além de um melhor conhecimento sobre saúde bucal, que foram constatadas por meio de entrevistas com os Profissionais da saúde responsáveis pelo tratamento. Adicionalmente pode-se observar a efetivação de uma melhor higienização que inclui a escovação e utilização de fio dental contribui para a maior longevidade dos tratamentos odontológicos realizados. Conclusões: Por meio do decorrer do projeto The's Dentados conclui-se uma significativa mudança na higiene bucal do publico alvo e uma melhor receptibilidade ao tratamento odontológico por parte dos pacientes e adicionalmente uma melhoria da imagem do Cirurgião Dentista.
id UNSP_241d5a1c52592364adbda6848897afe5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146871
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da regiãoSaúde bucalPrevençãoAtividades lúdicasTratamento odontológicoTodos os dias circulam muitos pacientes pela Faculdade de Odontologia do Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - UNESP. A responsabilidade institucional com os pacientes que aguardam o atendimento nas clínicas de ensino deve iniciar-se com o acolhimento destes. A educação preventiva e a descontração no pré-atendimento com o intuito de acalmá-los e transformar a sala de espera em um ambiente mais agradável e menos tenso, propício a transmissão de informações acerca da higiene bucal, faz-se necessária. O projeto combina atividades de extensão, ensino e pesquisa, com responsabilidade social com os pacientes, acompanhantes e familiares que aguardam atendimento odontológico e favorece o aprendizado por meio de atividades lúdicas realizadas pelos alunos nas salas de espera das clínicas odontológicas. Objetivos: O projeto visa desmitificar o atendimento odontológico tido como algo sempre doloroso e desagradável ao paciente. Tendo como objetivo principal rir, relaxar, descontrair o paciente no pré-atendimento, com intuito de acalmá-lo e transformar a sala de espera em um lugar mais afável e menos tenso. Informar; instruindo o paciente quanto aos métodos de higiene bucal e qualquer outro assunto pertinente a odontologia; e respeitar; buscando nunca agir de forma preconceituosa; também fazem parte dos objetivos desse projeto. O público alvo terá orientações sobre higiene bucal. Adicionalmente serão coletados dados sobre a higiene do paciente e sobre a melhor receptividade ao tratamento odontológico após a instalação das atividades lúdicas. Material e Métodos: O trabalho foi realizado no Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia situada no Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - UNESP, e estendeu-se a outras instituições de ensino da cidade e adjacências. As atividades foram realizadas de 2 a 3 vezes por semana durante o ano, por alunos de Graduação e Pós-Graduação que desenvolveram atividades lúdicas por meio de músicas, danças, teatros e outras formas de interação palhaço-paciente. A metodologia utilizada: as atividades lúdicas foram realizadas em todos pacientes (crianças, adolescentes e adultos), acompanhantes e familiares nas salas de espera das clínicas de atendimento Odontológico com a finalidade de uma assistência humanizada, informativa e descontraída para o tratamento. Escolas da região também foram assistidas pelas atividades. Outras atividades também foram desenvolvidas por meio de alongamentos, coreografias ensaiadas, brindes (escova, fio dental, dentifrício), sátiras aos procedimentos corriqueiros do atendimento odontológico, teatrinhos com fantoches, orientação sobre higiene bucal e desenhos e bexigas para crianças. As atividades foram selecionadas dependendo da faixa etária do público alvo com a finalidade de transmitir a informação de forma adequada para melhorar o entendimento acerca da higiene oral, a falta de receptividade ao tratamento e da imagem do profissional. Resultados e Discussão: O desenvolvimento do Projeto transforma o público alvo evidenciando maior aceitação e receptividade ao tratamento odontológico influenciando na modificação do paradigma de que o tratamento no Dentista sempre é doloroso, tenso e enfadonho. Dessa forma além de melhorar a imagem do tratamento odontológico e do próprio Cirurgião dentista observou-se também uma melhoria na higiene bucal dos pacientes e alunos das escolas onde o Projeto será desenvolvido. Além desses resultados outros fatores também foram observados: criou uma consciência nos indivíduos envolvidos no projeto, gestores de sua condição própria de saúde, como também propagadores deste conhecimento no meio social no qual estão inseridos, ampliando desta forma os limites de abrangência do projeto; promoveu o contato de alunos, estagiários e professores com a realidade das comunidades da cidade; incentivou a pesquisa com relação aos métodos de prevenção. O projeto apresenta como resultado significativo melhoras na relação paciente-dentista, pacientes mais tranquilos e satisfeitos com o tratamento, além de um melhor conhecimento sobre saúde bucal, que foram constatadas por meio de entrevistas com os Profissionais da saúde responsáveis pelo tratamento. Adicionalmente pode-se observar a efetivação de uma melhor higienização que inclui a escovação e utilização de fio dental contribui para a maior longevidade dos tratamentos odontológicos realizados. Conclusões: Por meio do decorrer do projeto The's Dentados conclui-se uma significativa mudança na higiene bucal do publico alvo e uma melhor receptibilidade ao tratamento odontológico por parte dos pacientes e adicionalmente uma melhoria da imagem do Cirurgião Dentista.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Departamento de Odontologia Restauradora, São José dos Campos, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Departamento de Odontologia Restauradora, São José dos Campos, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinto, Gabriela Souza de Oliveira [UNESP]Mathias, Ingrid Fernandes [UNESP]Luz, Mariana [UNESP]Alves, Thaís da Silva [UNESP]Pucci, César Rogério [UNESP]Gomes, Ana Paula Martins [UNESP]2017-01-02T15:39:51Z2017-01-02T15:39:51Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectSAU68application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkyMA==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09816http://hdl.handle.net/11449/1468712013-09920-alves.pdf720670299371904417540206528748500000-0003-4830-0400PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitária145727info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-20T06:35:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146871Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-20T06:35:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da região
title The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da região
spellingShingle The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da região
Pinto, Gabriela Souza de Oliveira [UNESP]
Saúde bucal
Prevenção
Atividades lúdicas
Tratamento odontológico
title_short The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da região
title_full The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da região
title_fullStr The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da região
title_full_unstemmed The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da região
title_sort The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da região
author Pinto, Gabriela Souza de Oliveira [UNESP]
author_facet Pinto, Gabriela Souza de Oliveira [UNESP]
Mathias, Ingrid Fernandes [UNESP]
Luz, Mariana [UNESP]
Alves, Thaís da Silva [UNESP]
Pucci, César Rogério [UNESP]
Gomes, Ana Paula Martins [UNESP]
author_role author
author2 Mathias, Ingrid Fernandes [UNESP]
Luz, Mariana [UNESP]
Alves, Thaís da Silva [UNESP]
Pucci, César Rogério [UNESP]
Gomes, Ana Paula Martins [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Gabriela Souza de Oliveira [UNESP]
Mathias, Ingrid Fernandes [UNESP]
Luz, Mariana [UNESP]
Alves, Thaís da Silva [UNESP]
Pucci, César Rogério [UNESP]
Gomes, Ana Paula Martins [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde bucal
Prevenção
Atividades lúdicas
Tratamento odontológico
topic Saúde bucal
Prevenção
Atividades lúdicas
Tratamento odontológico
description Todos os dias circulam muitos pacientes pela Faculdade de Odontologia do Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - UNESP. A responsabilidade institucional com os pacientes que aguardam o atendimento nas clínicas de ensino deve iniciar-se com o acolhimento destes. A educação preventiva e a descontração no pré-atendimento com o intuito de acalmá-los e transformar a sala de espera em um ambiente mais agradável e menos tenso, propício a transmissão de informações acerca da higiene bucal, faz-se necessária. O projeto combina atividades de extensão, ensino e pesquisa, com responsabilidade social com os pacientes, acompanhantes e familiares que aguardam atendimento odontológico e favorece o aprendizado por meio de atividades lúdicas realizadas pelos alunos nas salas de espera das clínicas odontológicas. Objetivos: O projeto visa desmitificar o atendimento odontológico tido como algo sempre doloroso e desagradável ao paciente. Tendo como objetivo principal rir, relaxar, descontrair o paciente no pré-atendimento, com intuito de acalmá-lo e transformar a sala de espera em um lugar mais afável e menos tenso. Informar; instruindo o paciente quanto aos métodos de higiene bucal e qualquer outro assunto pertinente a odontologia; e respeitar; buscando nunca agir de forma preconceituosa; também fazem parte dos objetivos desse projeto. O público alvo terá orientações sobre higiene bucal. Adicionalmente serão coletados dados sobre a higiene do paciente e sobre a melhor receptividade ao tratamento odontológico após a instalação das atividades lúdicas. Material e Métodos: O trabalho foi realizado no Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia situada no Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - UNESP, e estendeu-se a outras instituições de ensino da cidade e adjacências. As atividades foram realizadas de 2 a 3 vezes por semana durante o ano, por alunos de Graduação e Pós-Graduação que desenvolveram atividades lúdicas por meio de músicas, danças, teatros e outras formas de interação palhaço-paciente. A metodologia utilizada: as atividades lúdicas foram realizadas em todos pacientes (crianças, adolescentes e adultos), acompanhantes e familiares nas salas de espera das clínicas de atendimento Odontológico com a finalidade de uma assistência humanizada, informativa e descontraída para o tratamento. Escolas da região também foram assistidas pelas atividades. Outras atividades também foram desenvolvidas por meio de alongamentos, coreografias ensaiadas, brindes (escova, fio dental, dentifrício), sátiras aos procedimentos corriqueiros do atendimento odontológico, teatrinhos com fantoches, orientação sobre higiene bucal e desenhos e bexigas para crianças. As atividades foram selecionadas dependendo da faixa etária do público alvo com a finalidade de transmitir a informação de forma adequada para melhorar o entendimento acerca da higiene oral, a falta de receptividade ao tratamento e da imagem do profissional. Resultados e Discussão: O desenvolvimento do Projeto transforma o público alvo evidenciando maior aceitação e receptividade ao tratamento odontológico influenciando na modificação do paradigma de que o tratamento no Dentista sempre é doloroso, tenso e enfadonho. Dessa forma além de melhorar a imagem do tratamento odontológico e do próprio Cirurgião dentista observou-se também uma melhoria na higiene bucal dos pacientes e alunos das escolas onde o Projeto será desenvolvido. Além desses resultados outros fatores também foram observados: criou uma consciência nos indivíduos envolvidos no projeto, gestores de sua condição própria de saúde, como também propagadores deste conhecimento no meio social no qual estão inseridos, ampliando desta forma os limites de abrangência do projeto; promoveu o contato de alunos, estagiários e professores com a realidade das comunidades da cidade; incentivou a pesquisa com relação aos métodos de prevenção. O projeto apresenta como resultado significativo melhoras na relação paciente-dentista, pacientes mais tranquilos e satisfeitos com o tratamento, além de um melhor conhecimento sobre saúde bucal, que foram constatadas por meio de entrevistas com os Profissionais da saúde responsáveis pelo tratamento. Adicionalmente pode-se observar a efetivação de uma melhor higienização que inclui a escovação e utilização de fio dental contribui para a maior longevidade dos tratamentos odontológicos realizados. Conclusões: Por meio do decorrer do projeto The's Dentados conclui-se uma significativa mudança na higiene bucal do publico alvo e uma melhor receptibilidade ao tratamento odontológico por parte dos pacientes e adicionalmente uma melhoria da imagem do Cirurgião Dentista.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:39:51Z
2017-01-02T15:39:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkyMA==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09816
http://hdl.handle.net/11449/146871
2013-09920-alves.pdf
7206702993719044
1754020652874850
0000-0003-4830-0400
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkyMA==
http://hdl.handle.net/11449/146871
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09816
2013-09920-alves.pdf
7206702993719044
1754020652874850
0000-0003-4830-0400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
145727
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv SAU68
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965676806340608