The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da região
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkyMA== http://hdl.handle.net/11449/146871 |
Resumo: | Todos os dias circulam muitos pacientes pela Faculdade de Odontologia do Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - UNESP. A responsabilidade institucional com os pacientes que aguardam o atendimento nas clínicas de ensino deve iniciar-se com o acolhimento destes. A educação preventiva e a descontração no pré-atendimento com o intuito de acalmá-los e transformar a sala de espera em um ambiente mais agradável e menos tenso, propício a transmissão de informações acerca da higiene bucal, faz-se necessária. O projeto combina atividades de extensão, ensino e pesquisa, com responsabilidade social com os pacientes, acompanhantes e familiares que aguardam atendimento odontológico e favorece o aprendizado por meio de atividades lúdicas realizadas pelos alunos nas salas de espera das clínicas odontológicas. Objetivos: O projeto visa desmitificar o atendimento odontológico tido como algo sempre doloroso e desagradável ao paciente. Tendo como objetivo principal rir, relaxar, descontrair o paciente no pré-atendimento, com intuito de acalmá-lo e transformar a sala de espera em um lugar mais afável e menos tenso. Informar; instruindo o paciente quanto aos métodos de higiene bucal e qualquer outro assunto pertinente a odontologia; e respeitar; buscando nunca agir de forma preconceituosa; também fazem parte dos objetivos desse projeto. O público alvo terá orientações sobre higiene bucal. Adicionalmente serão coletados dados sobre a higiene do paciente e sobre a melhor receptividade ao tratamento odontológico após a instalação das atividades lúdicas. Material e Métodos: O trabalho foi realizado no Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia situada no Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - UNESP, e estendeu-se a outras instituições de ensino da cidade e adjacências. As atividades foram realizadas de 2 a 3 vezes por semana durante o ano, por alunos de Graduação e Pós-Graduação que desenvolveram atividades lúdicas por meio de músicas, danças, teatros e outras formas de interação palhaço-paciente. A metodologia utilizada: as atividades lúdicas foram realizadas em todos pacientes (crianças, adolescentes e adultos), acompanhantes e familiares nas salas de espera das clínicas de atendimento Odontológico com a finalidade de uma assistência humanizada, informativa e descontraída para o tratamento. Escolas da região também foram assistidas pelas atividades. Outras atividades também foram desenvolvidas por meio de alongamentos, coreografias ensaiadas, brindes (escova, fio dental, dentifrício), sátiras aos procedimentos corriqueiros do atendimento odontológico, teatrinhos com fantoches, orientação sobre higiene bucal e desenhos e bexigas para crianças. As atividades foram selecionadas dependendo da faixa etária do público alvo com a finalidade de transmitir a informação de forma adequada para melhorar o entendimento acerca da higiene oral, a falta de receptividade ao tratamento e da imagem do profissional. Resultados e Discussão: O desenvolvimento do Projeto transforma o público alvo evidenciando maior aceitação e receptividade ao tratamento odontológico influenciando na modificação do paradigma de que o tratamento no Dentista sempre é doloroso, tenso e enfadonho. Dessa forma além de melhorar a imagem do tratamento odontológico e do próprio Cirurgião dentista observou-se também uma melhoria na higiene bucal dos pacientes e alunos das escolas onde o Projeto será desenvolvido. Além desses resultados outros fatores também foram observados: criou uma consciência nos indivíduos envolvidos no projeto, gestores de sua condição própria de saúde, como também propagadores deste conhecimento no meio social no qual estão inseridos, ampliando desta forma os limites de abrangência do projeto; promoveu o contato de alunos, estagiários e professores com a realidade das comunidades da cidade; incentivou a pesquisa com relação aos métodos de prevenção. O projeto apresenta como resultado significativo melhoras na relação paciente-dentista, pacientes mais tranquilos e satisfeitos com o tratamento, além de um melhor conhecimento sobre saúde bucal, que foram constatadas por meio de entrevistas com os Profissionais da saúde responsáveis pelo tratamento. Adicionalmente pode-se observar a efetivação de uma melhor higienização que inclui a escovação e utilização de fio dental contribui para a maior longevidade dos tratamentos odontológicos realizados. Conclusões: Por meio do decorrer do projeto The's Dentados conclui-se uma significativa mudança na higiene bucal do publico alvo e uma melhor receptibilidade ao tratamento odontológico por parte dos pacientes e adicionalmente uma melhoria da imagem do Cirurgião Dentista. |
id |
UNSP_241d5a1c52592364adbda6848897afe5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146871 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da regiãoSaúde bucalPrevençãoAtividades lúdicasTratamento odontológicoTodos os dias circulam muitos pacientes pela Faculdade de Odontologia do Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - UNESP. A responsabilidade institucional com os pacientes que aguardam o atendimento nas clínicas de ensino deve iniciar-se com o acolhimento destes. A educação preventiva e a descontração no pré-atendimento com o intuito de acalmá-los e transformar a sala de espera em um ambiente mais agradável e menos tenso, propício a transmissão de informações acerca da higiene bucal, faz-se necessária. O projeto combina atividades de extensão, ensino e pesquisa, com responsabilidade social com os pacientes, acompanhantes e familiares que aguardam atendimento odontológico e favorece o aprendizado por meio de atividades lúdicas realizadas pelos alunos nas salas de espera das clínicas odontológicas. Objetivos: O projeto visa desmitificar o atendimento odontológico tido como algo sempre doloroso e desagradável ao paciente. Tendo como objetivo principal rir, relaxar, descontrair o paciente no pré-atendimento, com intuito de acalmá-lo e transformar a sala de espera em um lugar mais afável e menos tenso. Informar; instruindo o paciente quanto aos métodos de higiene bucal e qualquer outro assunto pertinente a odontologia; e respeitar; buscando nunca agir de forma preconceituosa; também fazem parte dos objetivos desse projeto. O público alvo terá orientações sobre higiene bucal. Adicionalmente serão coletados dados sobre a higiene do paciente e sobre a melhor receptividade ao tratamento odontológico após a instalação das atividades lúdicas. Material e Métodos: O trabalho foi realizado no Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia situada no Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - UNESP, e estendeu-se a outras instituições de ensino da cidade e adjacências. As atividades foram realizadas de 2 a 3 vezes por semana durante o ano, por alunos de Graduação e Pós-Graduação que desenvolveram atividades lúdicas por meio de músicas, danças, teatros e outras formas de interação palhaço-paciente. A metodologia utilizada: as atividades lúdicas foram realizadas em todos pacientes (crianças, adolescentes e adultos), acompanhantes e familiares nas salas de espera das clínicas de atendimento Odontológico com a finalidade de uma assistência humanizada, informativa e descontraída para o tratamento. Escolas da região também foram assistidas pelas atividades. Outras atividades também foram desenvolvidas por meio de alongamentos, coreografias ensaiadas, brindes (escova, fio dental, dentifrício), sátiras aos procedimentos corriqueiros do atendimento odontológico, teatrinhos com fantoches, orientação sobre higiene bucal e desenhos e bexigas para crianças. As atividades foram selecionadas dependendo da faixa etária do público alvo com a finalidade de transmitir a informação de forma adequada para melhorar o entendimento acerca da higiene oral, a falta de receptividade ao tratamento e da imagem do profissional. Resultados e Discussão: O desenvolvimento do Projeto transforma o público alvo evidenciando maior aceitação e receptividade ao tratamento odontológico influenciando na modificação do paradigma de que o tratamento no Dentista sempre é doloroso, tenso e enfadonho. Dessa forma além de melhorar a imagem do tratamento odontológico e do próprio Cirurgião dentista observou-se também uma melhoria na higiene bucal dos pacientes e alunos das escolas onde o Projeto será desenvolvido. Além desses resultados outros fatores também foram observados: criou uma consciência nos indivíduos envolvidos no projeto, gestores de sua condição própria de saúde, como também propagadores deste conhecimento no meio social no qual estão inseridos, ampliando desta forma os limites de abrangência do projeto; promoveu o contato de alunos, estagiários e professores com a realidade das comunidades da cidade; incentivou a pesquisa com relação aos métodos de prevenção. O projeto apresenta como resultado significativo melhoras na relação paciente-dentista, pacientes mais tranquilos e satisfeitos com o tratamento, além de um melhor conhecimento sobre saúde bucal, que foram constatadas por meio de entrevistas com os Profissionais da saúde responsáveis pelo tratamento. Adicionalmente pode-se observar a efetivação de uma melhor higienização que inclui a escovação e utilização de fio dental contribui para a maior longevidade dos tratamentos odontológicos realizados. Conclusões: Por meio do decorrer do projeto The's Dentados conclui-se uma significativa mudança na higiene bucal do publico alvo e uma melhor receptibilidade ao tratamento odontológico por parte dos pacientes e adicionalmente uma melhoria da imagem do Cirurgião Dentista.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Departamento de Odontologia Restauradora, São José dos Campos, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Departamento de Odontologia Restauradora, São José dos Campos, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinto, Gabriela Souza de Oliveira [UNESP]Mathias, Ingrid Fernandes [UNESP]Luz, Mariana [UNESP]Alves, Thaís da Silva [UNESP]Pucci, César Rogério [UNESP]Gomes, Ana Paula Martins [UNESP]2017-01-02T15:39:51Z2017-01-02T15:39:51Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectSAU68application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkyMA==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09816http://hdl.handle.net/11449/1468712013-09920-alves.pdf720670299371904417540206528748500000-0003-4830-0400PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitária145727info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-20T06:35:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146871Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:31:03.921037Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da região |
title |
The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da região |
spellingShingle |
The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da região Pinto, Gabriela Souza de Oliveira [UNESP] Saúde bucal Prevenção Atividades lúdicas Tratamento odontológico |
title_short |
The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da região |
title_full |
The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da região |
title_fullStr |
The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da região |
title_full_unstemmed |
The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da região |
title_sort |
The's dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da odontologia de S. J. dos Campos e escolas da região |
author |
Pinto, Gabriela Souza de Oliveira [UNESP] |
author_facet |
Pinto, Gabriela Souza de Oliveira [UNESP] Mathias, Ingrid Fernandes [UNESP] Luz, Mariana [UNESP] Alves, Thaís da Silva [UNESP] Pucci, César Rogério [UNESP] Gomes, Ana Paula Martins [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Mathias, Ingrid Fernandes [UNESP] Luz, Mariana [UNESP] Alves, Thaís da Silva [UNESP] Pucci, César Rogério [UNESP] Gomes, Ana Paula Martins [UNESP] |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Gabriela Souza de Oliveira [UNESP] Mathias, Ingrid Fernandes [UNESP] Luz, Mariana [UNESP] Alves, Thaís da Silva [UNESP] Pucci, César Rogério [UNESP] Gomes, Ana Paula Martins [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde bucal Prevenção Atividades lúdicas Tratamento odontológico |
topic |
Saúde bucal Prevenção Atividades lúdicas Tratamento odontológico |
description |
Todos os dias circulam muitos pacientes pela Faculdade de Odontologia do Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - UNESP. A responsabilidade institucional com os pacientes que aguardam o atendimento nas clínicas de ensino deve iniciar-se com o acolhimento destes. A educação preventiva e a descontração no pré-atendimento com o intuito de acalmá-los e transformar a sala de espera em um ambiente mais agradável e menos tenso, propício a transmissão de informações acerca da higiene bucal, faz-se necessária. O projeto combina atividades de extensão, ensino e pesquisa, com responsabilidade social com os pacientes, acompanhantes e familiares que aguardam atendimento odontológico e favorece o aprendizado por meio de atividades lúdicas realizadas pelos alunos nas salas de espera das clínicas odontológicas. Objetivos: O projeto visa desmitificar o atendimento odontológico tido como algo sempre doloroso e desagradável ao paciente. Tendo como objetivo principal rir, relaxar, descontrair o paciente no pré-atendimento, com intuito de acalmá-lo e transformar a sala de espera em um lugar mais afável e menos tenso. Informar; instruindo o paciente quanto aos métodos de higiene bucal e qualquer outro assunto pertinente a odontologia; e respeitar; buscando nunca agir de forma preconceituosa; também fazem parte dos objetivos desse projeto. O público alvo terá orientações sobre higiene bucal. Adicionalmente serão coletados dados sobre a higiene do paciente e sobre a melhor receptividade ao tratamento odontológico após a instalação das atividades lúdicas. Material e Métodos: O trabalho foi realizado no Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia situada no Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - UNESP, e estendeu-se a outras instituições de ensino da cidade e adjacências. As atividades foram realizadas de 2 a 3 vezes por semana durante o ano, por alunos de Graduação e Pós-Graduação que desenvolveram atividades lúdicas por meio de músicas, danças, teatros e outras formas de interação palhaço-paciente. A metodologia utilizada: as atividades lúdicas foram realizadas em todos pacientes (crianças, adolescentes e adultos), acompanhantes e familiares nas salas de espera das clínicas de atendimento Odontológico com a finalidade de uma assistência humanizada, informativa e descontraída para o tratamento. Escolas da região também foram assistidas pelas atividades. Outras atividades também foram desenvolvidas por meio de alongamentos, coreografias ensaiadas, brindes (escova, fio dental, dentifrício), sátiras aos procedimentos corriqueiros do atendimento odontológico, teatrinhos com fantoches, orientação sobre higiene bucal e desenhos e bexigas para crianças. As atividades foram selecionadas dependendo da faixa etária do público alvo com a finalidade de transmitir a informação de forma adequada para melhorar o entendimento acerca da higiene oral, a falta de receptividade ao tratamento e da imagem do profissional. Resultados e Discussão: O desenvolvimento do Projeto transforma o público alvo evidenciando maior aceitação e receptividade ao tratamento odontológico influenciando na modificação do paradigma de que o tratamento no Dentista sempre é doloroso, tenso e enfadonho. Dessa forma além de melhorar a imagem do tratamento odontológico e do próprio Cirurgião dentista observou-se também uma melhoria na higiene bucal dos pacientes e alunos das escolas onde o Projeto será desenvolvido. Além desses resultados outros fatores também foram observados: criou uma consciência nos indivíduos envolvidos no projeto, gestores de sua condição própria de saúde, como também propagadores deste conhecimento no meio social no qual estão inseridos, ampliando desta forma os limites de abrangência do projeto; promoveu o contato de alunos, estagiários e professores com a realidade das comunidades da cidade; incentivou a pesquisa com relação aos métodos de prevenção. O projeto apresenta como resultado significativo melhoras na relação paciente-dentista, pacientes mais tranquilos e satisfeitos com o tratamento, além de um melhor conhecimento sobre saúde bucal, que foram constatadas por meio de entrevistas com os Profissionais da saúde responsáveis pelo tratamento. Adicionalmente pode-se observar a efetivação de uma melhor higienização que inclui a escovação e utilização de fio dental contribui para a maior longevidade dos tratamentos odontológicos realizados. Conclusões: Por meio do decorrer do projeto The's Dentados conclui-se uma significativa mudança na higiene bucal do publico alvo e uma melhor receptibilidade ao tratamento odontológico por parte dos pacientes e adicionalmente uma melhoria da imagem do Cirurgião Dentista. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:39:51Z 2017-01-02T15:39:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkyMA== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09816 http://hdl.handle.net/11449/146871 2013-09920-alves.pdf 7206702993719044 1754020652874850 0000-0003-4830-0400 |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkyMA== http://hdl.handle.net/11449/146871 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09816 2013-09920-alves.pdf 7206702993719044 1754020652874850 0000-0003-4830-0400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária 145727 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
SAU68 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129528294277120 |