Influência da temperatura final do ciclo de aquecimento do revestimento na fluidez e na resistência à tração do Ti c.p. e da liga Ti-6AI-4V
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/105518 |
Resumo: | A suposição de que temperaturas mais elevadas do revestimento possam melhorar a fluidez sem alterar as propriedades mecânicas do titânio e suas ligas, determinou a realização deste trabalho. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da elevação da temperatura do revestimento na fluidez e na resistência à tração do Ti c.p. e da liga Ti-6Al-4V fundidos. Para o teste de fluidez, os corpos-de-prova foram confeccionados a partir de uma tela de nylon de 20 x 20 mm de comprimento com filamentos de 0,7mm de espessura. Para o teste de tração, corpos-de-prova foram confeccionados na forma de halteres com 3,0 mm no segmento central e 42 mm de comprimento. Para ambos os ensaios os corpos-de-prova foram incluidos em revestimento Rematitan Plus e fundidos em uma máquina de fundição Discovery. Foram confecionados 30 corpos-de-prova para cada teste, sendo 5 corpos-de-prova para cada uma das três temperaturas do revestimento: 430ºC (grupo controle); 480 e 530ºC. O teste de fluidez foi realizado medindo-se a extensão total dos filamentos do padrão original utilizando-se o programa de análise de imagem (Leica Qwin, Leica ) totalizando 284mm e comparado com os padrões fundidos. O ensaio de tração foi realizado na máquina de ensaios mecânicos MTS modelo 810 à velocidade de 1,0 mm/min. Os valores de fluidez e resistência à tração foram submetidas ao teste estatístico ANOVA e teste de Tukey. Para o ensaio de fluidez houve uma diferença estatisticamente significante, tanto para os metais como para as temperaturas sendo os melhores resultados obtidos na temperatura de 530ºC, em seguida a 480ºC e 430ºC, sendo para o Ti cp apenas a temperatura de 530ºC estatisticamente significante, enquanto que para a liga a diferença estatística ocorreu para as três temperaturas. Para o teste de tração houve uma diferença estatisticamente significante apenas... |
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Influência da temperatura final do ciclo de aquecimento do revestimento na fluidez e na resistência à tração do Ti c.p. e da liga Ti-6AI-4VTitanioResistência à tração - odontologiaTitaniumCastingTensile strengtA suposição de que temperaturas mais elevadas do revestimento possam melhorar a fluidez sem alterar as propriedades mecânicas do titânio e suas ligas, determinou a realização deste trabalho. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da elevação da temperatura do revestimento na fluidez e na resistência à tração do Ti c.p. e da liga Ti-6Al-4V fundidos. Para o teste de fluidez, os corpos-de-prova foram confeccionados a partir de uma tela de nylon de 20 x 20 mm de comprimento com filamentos de 0,7mm de espessura. Para o teste de tração, corpos-de-prova foram confeccionados na forma de halteres com 3,0 mm no segmento central e 42 mm de comprimento. Para ambos os ensaios os corpos-de-prova foram incluidos em revestimento Rematitan Plus e fundidos em uma máquina de fundição Discovery. Foram confecionados 30 corpos-de-prova para cada teste, sendo 5 corpos-de-prova para cada uma das três temperaturas do revestimento: 430ºC (grupo controle); 480 e 530ºC. O teste de fluidez foi realizado medindo-se a extensão total dos filamentos do padrão original utilizando-se o programa de análise de imagem (Leica Qwin, Leica ) totalizando 284mm e comparado com os padrões fundidos. O ensaio de tração foi realizado na máquina de ensaios mecânicos MTS modelo 810 à velocidade de 1,0 mm/min. Os valores de fluidez e resistência à tração foram submetidas ao teste estatístico ANOVA e teste de Tukey. Para o ensaio de fluidez houve uma diferença estatisticamente significante, tanto para os metais como para as temperaturas sendo os melhores resultados obtidos na temperatura de 530ºC, em seguida a 480ºC e 430ºC, sendo para o Ti cp apenas a temperatura de 530ºC estatisticamente significante, enquanto que para a liga a diferença estatística ocorreu para as três temperaturas. Para o teste de tração houve uma diferença estatisticamente significante apenas...The supposition of the heating temperature of investment can to improve the casting without change the mechanical properties of titanium and their alloys, determined the realization this is study. The aim of study was to evaluate the effect of the increase mold temperature of investment on the casting and tensile strengt of CP Ti and TI-6Al-4V alloy casting. For the casting test a nylon mesh pattern measuring 20x20 mm with 0,7 mm diameter filaments. For the tensile strengt test dumbbell rods, 3.0 mm in diameter at the central segment and 42 mm in length, obtained of an aluminum matrix. The specimens of CP Ti and Ti-6Al-4V alloy were invested in the Rematitan Plus investment and casting in the Discovery machine cast. Thirty specimens were obtained to each test, five samples to each an of the three temperatures of investment: 430ºC (control group); 480 and 530ºC. The castig was realized to measuring total extension of filaments the original pattern to using a image analysis program (Leica Qwin, Leica) totality 284 mm and compared with the casting patterns. The tensile strengt was measured by means of a universal testing machine, MTS model 810, at a strain of 1,0 mm/min. The values of the casting were submitted to variance analysis and Tukey test. The casting test indicated differences significant between metals and temperatures and the better results obtained on the temperature 530ºC, following 480ºC and 430ºC. For the CP Ti the temperature 530ºC presented a statistically higher, while the Ti-6aAl-4V alloy yielded statistically different all three temperatures. The tensile strengt yielded statistically different only the metals, but revealed statistically similar between the temperatures. It was concluded that increase of the temperature of investment employed the casting without change the tensile strengt, for both materials.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Adabo, Gelson Luis [UNESP]Ribeiro, Ricardo Faria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Pedro Cesar Garcia de [UNESP]2014-06-11T19:35:02Z2014-06-11T19:35:02Z2003-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis115 f. : il.application/pdfOLIVEIRA, Pedro Cesar Garcia de. Influência da temperatura final do ciclo de aquecimento do revestimento na fluidez e na resistência à tração do Ti c.p. e da liga Ti-6AI-4V. 2003. 115 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araraquara, 2003.http://hdl.handle.net/11449/105518000217677oliveira_pcg_dr_arafo.pdf33004030082P32851339311179809Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-30T15:21:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/105518Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-30T15:21:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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